Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

Culto de Gratidão pela Vida

Caderno de Celebrações 2023 - Sínodo da Amazônia

18/04/2023

CULTO DE GRATIDÃO PELA VIDA
Pregação: Lucas 5.17-26
Pastora Manuela Letícia Marezani Schwingel
Paróquia Crescendo no Amor - Ariquemes/RO

 

Orientações iniciais: esta proposta litúrgica foi pensada para uma ocasião de recuperação de pessoa enferma. A gratidão pela vida, portanto, não se refere à passagem de mais um ano de vida (aniversário), mas sim à cura e restauração da saúde. 

 

SINOS

PRELÚDIO: LCI 102 – Deus, o teu amor chega até o céu

PROCISSÃO DE ENTRADA (Equipe Litúrgica)

ACOLHIDA E SAUDAÇÃO
Bom dia | Boa tarde | Boa noite
Hoje nos reunimos aqui para um tempo especial de culto. Sempre temos muitos motivos para louvar e engrandecer o nome do Senhor, mas hoje a gratidão, de fato, invade nosso peito de maneira ímpar! Somos imensamente gratos e gratas a Deus pela vida de nossa irmã/nosso irmão _______ (nome da pessoa que estava enferma) e estamos aqui para render glórias a Deus pelos Seus maravilhosos feitos na vida dela/dele, de sua família e em nossa comunidade de fé!
Com Jeremias, declaramos: “Cura-me, Senhor, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois Tu és Aquele a quem louvo” (Jeremias 17.14). Estamos aqui não em nosso próprio nome, mas em Nome e na presença desse Deus Todo-Poderoso, nosso Criador, Salvador e Santificador - Pai, Filho e Espírito Santo (+). Amém.

(Convidar para cantar o hino e, enquanto a comunidade canta, a pessoa curada entra em procissão sozinha ou com sua família. Não é necessário que haja um local especial para esta pessoa se assentar. A procissão é somente para sinalizar o motivo específico de gratidão deste culto)

HINO: LCI 6 – Aqui você tem lugar

ENTRADA DA PESSOA CURADA (comunidade fica de pé)

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso Deus, Tu és soberano sobre a Terra, és nosso criador e também manténs nossa vida por Tua graça e Teu amor. Somos gratos e gratas a Ti por todo cuidado manifesto em nossas vidas, por todo livramento de que, muitas vezes, nem nos damos conta. Quantas vezes nos preocupamos com o pior que, graças a Ti, nem aconteceu? Te louvamos, soberano Senhor, por teres sustentado e restaurado cada um de nós nos mais diferentes momentos de enfermidade e lutas. De maneira especial, Te louvamos pela vida de ____________ (nome da pessoa). Hoje nos reunimos aqui especialmente para reconhecer o Teu poder de cura e restauração na vida dele/dela. Tu sabes muito bem quantas vezes chegamos aos Teus pés em oração pela saúde de ______ (nome da pessoa). Sabes o quanto clamamos, choramos e intercedemos desesperados por ele/ela. Hoje estamos aqui com lágrimas nos olhos e o coração profundamente grato pelo milagre. Digno és Tu, Senhor, de toda honra, glória e louvor hoje e pelos séculos do séculos. Amém!

TESTEMUNHO (a própria pessoa ou seus familiares são convidados a dar testemunho dos fatos ocorridos. Combinar o tempo antecipadamente)

HINO: LCI 79 – Louvo, eu te louvo, ó Deus

LEITURA BÍBLICA
Evangelho de Lucas 5.17-26: “Certo dia, quando Jesus ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da lei, procedentes de todos os povoados da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar os doentes. Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus. Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente a Jesus. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: ‘Homem, os seus pecados estão perdoados’. Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: ‘Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?’ Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: ‘Por que vocês estão pensando assim? Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados’ – disse ao paralítico – ‘eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa’. Imediatamente ele se levantou na frente deles, pegou a maca em que estivera deitado e foi para casa louvando a Deus. Todos ficaram atônitos e glorificavam a Deus, e, cheios de temor, diziam: ‘Hoje vimos coisas extraordinárias’”. (Bíblia Nova Versão Internacional – NVI)

MENSAGEM
“Hoje vimos coisas extraordinárias” (v.26) – e não foi assim também conosco? Todo o testemunho que ouvimos é um testemunho de superação, vitória e muito temor ao Senhor. É um milagre – algo, de fato, extraordinário! Algo que somente o Senhor pode fazer! E hoje nós estamos aqui para reconhecer e declarar que o mérito é dEle! Que Jesus é o único que tem poder para curar e Ele o faz de forma milagrosa sim, como também através das mãos de bons médicos. A medicina é um dos instrumentos de Deus para restaurar a nossa saúde. E isso é também motivo de gratidão. Deus poderia fazer tudo sozinho, mas, por sua graça e amor, sempre nos convida a participar, de uma ou outra forma. E quantas pessoas participaram do mover de Deus na vida de ______ (nome da pessoa que estava enferma)? Será que conseguimos contar? Pelo que ouvimos, muita gente se envolveu em correntes de oração, quer em grupos ou em casa. Podemos dizer que pessoas “procedentes de vários povoados” (v.17) - como diz o texto bíblico, pessoas que talvez nem se conhecem e nem conhecem o/a _____ (nome da pessoa que estava enferma), se achegaram ao Salvador, reconhecerem Seu poder para curar doentes e intercederam por __________ (nome da pessoa).

O texto dá testemunho de cinco amigos, um deles acamado, enfermo. Talvez esse paralítico não tivesse mais nada, mas ele tinha quatro amigos que, por sua perseverança e fé, transformaram sua realidade. Amigos tão fieis que se importavam com ele de tal forma que o carregaram até Jesus e, mesmo diante da multidão, não desanimaram! Podemos dizer que eles tentaram de um jeito, mas não deu certo logo como gostariam. Imagino que devam ter suspirado fundo, talvez não à vista do amigo acamado para não lhe roubar as esperanças. O paralítico, por outro lado, não era cego: ele via a situação e talvez cultivasse certa ansiedade e receio de uma possível tentativa de cura vã - “será que viemos até aqui para nada?”. É bem provável que ele já tivesse ido a tantos outros médicos e testado outras alternativas para voltar a andar, sem êxito. Mas com Jesus seria diferente!

E é por isso que os amigos não desistem. Eles não se deixam vencer pela multidão, ao contrário, permanecem unidos, firmes no propósito, e descem o amigo paralítico com sua maca por uma abertura do telhado. Eles conversam e Jesus sem exame, sem burocracia, sem medicamento ou aparatos cirúrgicos, sem pagamento algum – Jesus dá ao paralítico a alegria de ir para casa curado. E quem não gosta de ouvir que pode ir para casa porque está bem? Que alivio, não é mesmo?

__________ (nome da pessoa) estava gravemente doente. Ele/ela precisava de ajuda. E é bonito ver que a família dá o suporte necessário. Mas além de ajudar com tudo o que é necessário em termos práticos, a família o/a sustenta com sua fé. Essa fé, que foi transmitida pelo exemplo, pelo testemunho, pelo convívio familiar – é essa fé que sustentou no momento da adversidade. Esta família pode declarar que “O Senhor tem sido o refúgio deles de geração em geração” (Salmo 90.1). Hoje é dia de testemunho não só sobre o que Deus fez na vida de ________ (nome da pessoa), mas na vida dessa família. Eles agiram como os cinco amigos do relato bíblico que perseveraram em fé e não se deixaram vencer pela multidão do desanimo, do medo, da angústia, das más notícias… Será que foram atingidos por esses sentimentos? Certamente, porque somos humanos, não somos de ferro. Mas não foram vencidos por essas emoções porque a fé sempre se sobressaiu. Eles pegaram _______ (nome da pessoa) com sua “maca” – com sua “enfermidade” - e carregaram, sem descanso, até o colo do Mestre através de suas orações.

A ação ousada dos cinco amigos era prova viva da fé que tinham. E o mesmo vale para essa família. Além da fé no coração, é preciso agir! É preciso se deslocar de um médico a outro, ir à cidade vizinha, aguardar o tempo de UTI, acompanhar a lenta recuperação… (incluir aqui exemplos pertinentes à jornada da pessoa em questão). Não é mágica. Tudo isso testemunha da fé que habita em nós. Fazemos isso tudo porque acreditamos no melhor e amamos. A multidão pode até gritar, querer nos deixar desenganados, podem até dizer: “se vocês têm fé, então, orem” para assustar ainda mais ou roubar a esperança… mas nós continuamos crendo não porque somos ingênuos e negamos a realidade difícil; continuamos crendo porque conhecemos o nosso Deus e sabemos que Ele é o Todo-Poderoso Senhor!

A família não desistiu e ainda levantou mais gente para se envolver. De certa forma, todos que oraram por ______ (nome da pessoa), a/o carregaram até Jesus em oração. Há momentos, em nossas vidas, que estamos tão fracos – quer fisicamente, emocionalmente ou até espiritualmente – que precisamos ser carregados pela fé dos outros. E não há vergonha nisso, pois somos humanos e não máquinas. Por isso, precisamos garantir que teremos amigos bons o suficiente para nos levar no rumo certo. E o rumo certo é sempre aquele que nos aproxima de Jesus.

Ernest Hemingway escreveu: “Quem estará nas trincheiras ao teu lado? - E isso importa? -Mais do que a própria guerra”. É importante sabermos bem com quem dividimos a trincheira da vida. Isso pode mudar destinos. Precisamos cultivar ao nosso lado pessoas de profunda fé no Senhor Jesus. Porque está claro, pelo texto, que a fé é algo que se vê nas atitudes. Jesus viu a fé desses homens e vê também a nossa fé.

Não sabemos por quanto tempo o paralítico sofreu nessa situação, só que o tempo é muito relativo nesses casos. Pouco tempo pode parecer uma eternidade quando se está mal. ______ (nome da pessoa) e sua família enfrentaram ________ dias de internação/luta contra a enfermidade. Não foi fácil para ninguém, mas ninguém escreve uma história de superação abandonando o posto. Hoje, ouvimos o testemunho e achamos bonito. E é bonito, de fato! Só que viver e passar por isso tudo é um teste, também de fé. O músculo da fé chega a saltar de tanto esforço! O testemunho é bonito, mas enquanto se passa por ele, é uma prova. Por isso, testemunho só pode dar aquela pessoa que não desiste!

A família buscou ao Senhor no momento da aflição. E o buscou novamente para agradecer pelo favor recebido. É o que estamos fazendo agora neste culto. Louvar a Deus é uma atitude de gratidão. A vida é um presente. Um presente muito valioso. E é por isso que também recebemos de Deus a vida eterna, mediante a fé em Cristo Jesus. Precisamos reconhecer, celebrar e contar adiante os maravilhosos feitos de Deus em nossas vidas! Talvez nem todos celebrem conosco. Há pessoas que se ocupam em traçar discussões elaboradas ao invés de simplesmente crer no milagre. Importante é que elas não nos intimidem e nos façam calar diante do poder de Deus. O Senhor é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Não é somente nos tempos bíblicos que os milagres aconteciam. E nós hoje aqui somos prova viva disso! Sigamos louvando ao Senhor e dando testemunho de seus grandes feitos. Amém.

HINO: LCI 84 – Por tudo o que tens feito

ORAÇÃO DE GRATIDÃO (Chamar a família para se colocar de frente para o altar, de costas para a comunidade. Convidar a comunidade para ficar de pé. Ministro/a se posiciona ao lado da pessoa que estava enferma, de frente para o altar, com a mão nas costas da pessoa que estava enferma. Dalí, ora espontaneamente, agradecendo pela vida e pela cura da pessoa em questão…)

BÊNÇÃO À FAMÍLIA (após a oração, ministro/a se coloca de frente para a família, proferindo a ela palavras de bênção)
O Salmo 23 afirma: “O Senhor é o meu Pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Mesmo quando eu andar por uma vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu está comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver” (Bíblia Nova Versão Internacional – NVI).

Jesus é nosso bom pastor e guia. Não sabemos o que nos aguarda no futuro, mas sabemos que bondade e misericórdia nos seguirão todos os dias de nossa vida. Podemos ter certeza disso, pois a Palavra assim testemunha! O Senhor é o nosso pastor e é dEle que agora queremos receber a bênção (convidar a comunidade para estender as mãos sobre a família em sinal de bênção e convidar a família para estender as mãos em sinal de recebimento da bênção):

“Que assim, a bênção, a bondade e a misericórdia do Senhor acompanhe vocês hoje e sempre. Em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.”
(Outra alternativa é proferir uma bênção específica para cada membro da família, impondo as mãos sobre a cabeça e chamando cada qual pelo nome – sugere-se proceder assim se ministro/a conhecer bem a família em questão)

PALMAS: Queremos celebrar ao Senhor pelos seus feitos extraordinários na vida desta família e de nossa comunidade com uma forte salva de palmas.

HOMENAGENS (Caso a comunidade ou alguém queira prestar alguma homenagem à pessoa, pode ser incluído aqui antes do hino)

HINO: LCI 624 – Que segurança, sou de Jesus!

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO (após cada petição, cantar LCI 196 - Ouve nossa oração e atende a nossa súplica)
Pai de amor, chegamos diante de Ti com nossos pedidos e súplicas.

Oramos por todas as pessoas enfermas em nossas famílias, comunidades e no mundo. Pedimos que Tua destra fiel as sustente na aflição, renove as esperanças diante de diagnósticos difíceis, abra caminhos para que bons profissionais sejam encontrados. Pedimos para que reconheçam a Tua voz no meio da tormenta e descansem no colo do Deus da nossa salvação. Juntos clamamos: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica (2x)
Oramos por todas as famílias que lutam contra a enfermidade de seus entes queridos, por todas as pessoas que dedicam tempo para ficar no hospital ou UTI, para mudar de casa a fim de prestar cuidados mais adequados às pessoas enfermas. Oramos por todas as pessoas que precisam dividir seus cuidados entre sua família (seu cônjuge e filhos) e seus pais ou outros entes queridos adoentados. Conceda a cada uma delas sabedoria para administrar os tempos difíceis com amor, empatia e compaixão. Envia mais pessoas, verdadeiros anjos, para dar o suporte necessário ao longo de toda a jornada em busca da cura. Juntos clamamos: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica (2x)

Oramos por todos aqueles e aquelas que, infelizmente, após muito tempo de luta e sofrimento, não celebram um final feliz aqui neste mundo e precisam sepultar seus mortos. Dá que a esperança para a vida eterna conforte seus corações entristecidos, que em Teu colo de amor possam experimentar consolo e amparo nos tempos de pranto e luto. Juntos clamamos: Ouve nossa oração e atende a nossa súplica (2x)

Oramos para que a fé em tempos de aflição possa ser fortalecida, para que Cristo e o poder de Seu nome não sejam sufocados pelas multidões do medo, das dúvidas, dos diagnósticos, dos procedimentos médicos e da própria incredulidade que, tantas vezes, surge ao lado de quem luta. Permita que a luz de Cristo sempre irrompa as trevas que se levantam contra nós ou até mesmo em nós quando ficamos desesperados. Assim, tudo mais que temos em nossos corações e mentes, Te entregamos, Senhor, ao orarmos juntos: PAI NOSSO…

HINO: LCI 299 – Diante dos teus pés

BÊNÇÃO
O Senhor nos diz: “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós [diz o Senhor]; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança” (Jeremias 29.11). Que assim nos abençoe Deus Pai, Filho e Espírito Santo (+). Amém.

ENVIO
Vamos em paz, servindo e louvando a Deus com alegria!

HINO FINAL: LCI 479 – Graças dou por esta vida
(Obs.: Caso sejam recolhidas as ofertas, sugere-se fazê-lo no hino 624 ou 299)
 
 


Autor(a): Pastora Manuela Letícia Marezani Schwingel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 17 / Versículo Final: 26
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2023 - Sínodo da Amazônia
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 70140

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br