Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

1° Domingo de Advento - Isaías 2.1-5

Caderno de Celebrações 2022 - Sínodo da Amazônia

27/11/2022

27/11/2022 - 1º Domingo de Advento
Pregação: Isaías 2.1-5;
Leituras: Salmo 122; Romanos 13.11-14; Mateus 24.36-44
Pastora Voluntária Helena Olinda Lein – Ariquemes – RO

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
    Bom dia a todos e a todas! Hoje inicia o tempo de Advento! Advento significa chegada. Queremos nos preparar para receber aquele que, com certeza, virá: nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Saúdo a todos e todas com as palavras do Salmo 85.7: “Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação”. O Senhor olhou com misericórdia para o seu povo quando enviou seu Filho ao mundo. A misericórdia de Deus nos acolhe neste lugar. Que cada um e cada uma possa se sentir acolhido e acolhida! Vocês que nos visitam, sejam bem-vindos e bem-vindas a esta comunidade de fé. Queremos agora acender a primeira vela da coroa de advento (convidar uma pessoa da comunidade para acender a vela). Iniciamos louvando a Deus com o hino:

CANTO DE ENTRADA
Nº 06 LCI – Aqui você tem lugar
Ou: Nº_________________________

SAUDAÇÃO
    Estamos reunidos em culto no nome e na presença do Trino Deus: o Deus que é Pai, que é Filho e que é Espírito Santo (+) amém.

CANTO DE INVOCAÇÃO
Nº 164 LCI – Seu nome é maravilhoso
Ou: Nº__________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
    Misericordioso Deus e Pai, nós confessamos que nem sempre nós nos alegramos com a boa nova da salvação em Cristo. Somos ora impacientes e precipitados, ora desanimados e indiferentes na fé e na esperança. Por isso suplicamos: socorre-nos quando nos afundamos no abismo do medo, do ódio e da descrença. Liberta-nos do egoísmo para uma nova vida em comunhão. Que nos alegremos novamente por termos a companhia do Senhor Jesus Cristo em nossos caminhos. E que assim possamos perceber a tua presença amorosa em todos os momentos e situações de nossa vida. Reacende em nós a chama da esperança. Tem compaixão de nós, perdoa nossos pecados e conduze-nos para a vida eterna. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
    Deus não rejeita o nosso pedido de perdão. Deus, por sua infinita bondade e misericórdia, aceita e acolhe todos os que verdadeiramente confessam os seus pecados. A palavra de Deus no Evangelho de João 15.16 diz: “Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi”. Misericordioso Deus, que vieste ao mundo para nos salvar, foi com teu amor mais profundo que libertaste o ser humano. Por isso, como ministro/ministra de Cristo, anuncio-vos o perdão de todos os pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
    Clamamos a Deus pelas dores do mundo humano e pelas dores da natureza: Clamamos pelos países onde falta a dignidade de vida, onde as pessoas são oprimidas por guerras, conflitos e destruições. Clamamos por toda a criação de Deus, por lugares dominados pela seca, outros dominados pelas enchentes, pelo desmatamento, poluição e queimadas. Suplicamos pelas pessoas que vivem na escuridão, são escravizadas pelo medo, pela escuridão da ignorância, pelo poder que escraviza, por ameaças, pela fome, pelo desemprego, pelos diversos tipos de drogas, por seus problemas não resolvidos e pelas doenças, pelos seus remorsos e rancores. Pensamos, especialmente, nas mães e crianças que estão em situações de vulnerabilidade. Pelos casais e pelas famílias que vivem em confrontos, pelas famílias que tem pessoas doentes em casa ou no hospital, pelas famílias enlutadas.
Nº 56 LCI – Pelas dores deste mundo, ó Senhor.
Ou: Nº__________________________

GLÓRIA
    Reconhecer, agradecer, dar glória e louvor ao Senhor pelas maravilhas do cumprimento de sua promessa de vida e salvação, com as palavras de gratidão e alegria, cantando todos juntos:
N° 72 LCI - Glória...
Ou: Nº___________________________

ORAÇÃO DO DIA
    Oremos a Deus, que pode transformar nosso sofrimento em alegria.
Amado Deus e Pai, tu não esperas passivamente que nós vamos te procurar. Mas tu vens a nós por meio do Salvador Jesus Cristo. Por isso nós suplicamos: faze com que aproveitemos este tempo de Advento para aceitar teu convite e nos deixar envolver completamente pelo teu amor. Interrompe nossa correria e leva-nos para o silêncio do tempo de Advento. Da indiferença, transporta-nos para a obediente devoção; do medo e da dúvida, liberta-nos por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Que neste momento nós possamos abrir a nossa mente e o nosso coração para a pregação da tua palavra que o Espírito Santo nos dê entendimento da tua vontade. Oramos em nome de Jesus Cristo. Amém.
 

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 122
2ª Leitura Bíblica: Romanos 13.11-14

HINO DE ACLAMAÇÃO
Nº 190 LCI - Nova luz
Ou: Nº___________________________

3ª Leitura Bíblica: Mateus 24.36-44

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº363 LCI – Então se verá
Ou: Nº___________________________

PREGAÇÃO
    Texto da pregação: Isaias 2:1-5
    Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos nós.
    Meu querido irmão e minha querida irmã: No hino 358 do LCI lemos: “Advento é tempo de preparação, de abrir caminhos para o Deus criança (...)”. Assim somos lembrados desse tempo especial que temos diante de nós: o Advento. Advento vem do latim Adventus e significa chegada. Para a cristandade, é um tempo especial de preparação e alegria pela vinda de Jesus a este mundo.
    Advento é um tempo especial. Luzes surgem nas casas e cidades, sobrepondo-se à noite e à escuridão. Essa luz também se deve colocar em nossa vida, à fim de sobrepor-se às dores e dificuldades, às pedras que encontramos em nosso caminho, à falta de esperança que, às vezes, se abate. Nesse espírito, o Advento traz consigo a expectativa pelo nascimento do menino Jesus, que transforma em um mundo novo, quando, usando as palavras do verso 2 do hino 358 do LCI, “Advento é tempo de transformação, mudar caminhos para um mundo novo. É ver que o amor de Deus é doação, e a novidade é para todo o povo”(...).
    Nesse contexto, o tempo de Advento vem lembrar que devemos estar preparados sempre em busca da paz e da fraternidade. Logo a mensagem desse dia não se pode furtar a refletir sobre a importância de estarmos vigilantes e preparados, assim como fazemos quando esperamos por uma visita à nossa casa. Nessa oportunidade, colocamos as coisas em ordem. Limpamos. Caprichamos. Da mesma forma, precisamos agir neste tempo de Advento, ou seja, revisando a nossa vida, as prioridades, o espaço dado a Deus e à vida em comunidade.
    Nesse tempo recebe destaque a tão significativa Coroa de Advento. Ela é formada por um círculo com quatro velas e enfeitada com ramos verdes e laços vermelhos. No primeiro Domingo de Advento acende-se uma vela, no segundo duas, e assim por diante. A luz crescente indica a proximidade do Natal, quando à luz de Cristo, à luz da salvação, brilha para toda a humanidade. O círculo (coroa), sem começo nem fim, simboliza a eternidade e a salvação alcançada. Os ramos verdes, por sua vez, simbolizam a renovação da esperança e os sinais de vida que se renovam.
    Queremos meditar nas leituras bíblicas previstas para este domingo, iniciando com o Salmo 122. O amor de Davi por Jerusalém transparece neste salmo, um dos hinos cantados pelo povo nas suas subidas a Jerusalém para as festas religiosas. O Salmo se divide em duas partes principais. A primeira fala da alegria de chegar à cidade e da importância dela para o povo de Israel. ”Fiquei alegre quando me disseram: Vamos à casa de Deus, o Senhor (v.1).
Sem dúvida, Davi queria que sua alegria em poder adorar ao Senhor fosse compartilhada com todos. Ele escreveu esse hino pensando nas multidões chegando à cidade com júbilo, e parando na entrada da cidade para admirar sua importância como sede do governo, centro da justiça e local de acesso à comunhão com Deus.
    É nosso dever amar a Casa de Deus, o lugar da nossa comunidade que está ali. A Casa de Deus, embora seja constituída por seres humanos é lugar de paz e harmonia, não de intrigas, brigas por poder ou partidarismo. Deve ser um ambiente agradável, um pedaço do céu na Terra.
A segunda parte do Salmo expressa o desejo de Davi pela paz e a prosperidade da sua cidade: “Orem para que haja paz em Jerusalém. Ó Jerusalém, que prosperem aqueles que a amam!” (v.6).
    A cidade santa sempre foi alvo de muitas guerras e conflitos. Uma estreita faixa de terra onde há promessas de Deus feitas a Abraão, Isaque e Jacó.
É nosso dever orar por Jerusalém, pela cidade do nosso Deus. Ela será revestida de glória e seu nome permanecerá para sempre. A nossa oração deve ser: Converte o coração dos judeus Senhor e de todos aqueles que estiverem e forem à Jerusalém. Aqueles que buscam o bem da cidade santa são amados por Deus, e desfrutarão de segurança e paz.

    Em Romanos 13.11-14. Também ali a palavra de Deus chega a nós de um modo confiante e proclama: v.12 A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz. v.13 Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia.(...) v.14 Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem (...). Importante também observar que nesse contexto a palavra de Romanos determina enfaticamente: (...) Chegou à hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer (v.11).
     Romanos 13.11-14 falam de noite e escuridão. Espaço de medo. De pouca segurança. De incerteza. Ao acordarmos à noite, tateamos em busca da luz que nos concede segurança e certeza de como nos locomover sem riscos. Neste tempo de Advento, a luz nos é posta diante dos olhos e nos dá a certeza de que não vamos seguir sozinhos pelos caminhos. Dá-nos a certeza de que a palavra de Deus, seu Santo Espírito e sua proteção nos guardam e orientam. Dá-nos a certeza de que em meio às dificuldades podemos contar com a presença de Deus. O despertar do sono, do qual fala Romanos, e o tempo de preparação do Advento deseja orientar e preparar para tal. E isso equivale a deixar para trás a escuridão ousando caminhar pela luz, pelo novo caminho, proposto pela palavra de Deus. Assim sendo, despertar do sono requer ousadia e determinação. Requer disposição para enfrentar e ajustar-se ao novo.
    Em razão disso, neste tempo especial que é o Advento, as passagens deste primeiro domingo convidam e desejam despertar e fazer perceber que Deus está à porta, que ele vem nos visitar. Como nos preparamos para tal? Como vamos recebê-lo? Como nos organizamos para uma visita tão especial? Da mesma forma, essas passagens nos convocam e convidam a viver nossa fé com coragem e ousadia, com determinação e afinco. Para despertar do sono e vencer a escuridão, faz-se necessária a luz. Com ela as trevas serão vencidas. Usando a linguagem de Romanos, deixar as obras da escuridão (v.12) e peguemos as armas espirituais para lutar na luz (v.12). A luz é Jesus, e sua boa nova de salvação.
    Qual o desafio que fica para nós? Fica o desafio de assentar prioridades para a vida. Iniciamos um novo ano eclesiástico. O ano secular vai terminando. Que avaliemos o que foi bom e no que devemos mudar nossa conduta. Que analisemos nosso agir frente à palavra de Deus e à vida comunitária. Como posso ajudar mais? Como posso ajudar a despertar mais pessoas de seu sono? Como posso ajudar a vencer a escuridão?
No Evangelho de Mateus 24: 36-44 encontramos no v.42 o alerta de Jesus sobre sua volta “Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor”.
    Todos são convidados a se preparar para essa hora e fortalecer sua fé na vida que transcende a morte. Justamente por causa da incerteza sobre o dia da volta de Cristo, somos estimulados a viver de tal maneira que, a cada momento, possamos aguardar a vinda do Salvador.
Em suas palavras, Jesus nos ensina a vigiar, pois não sabemos quando será esse dia. Para tanto, precisamos estar preparados. E conforme as palavras de Cristo, a melhor preparação é viver em confiança no Senhor e praticar a sua vontade.
    Para ilustrar sua mensagem, Jesus usa exemplos. Remete ao dilúvio e fala da vigilância para evitar que o ladrão entre na casa. As pessoas levam uma vida normal, rotineira. Em todos os tempos. Foi assim nos tempos de Noé. Permanece assim nos dias de hoje. Cada qual com seus afazeres, com seus compromissos. E é justamente ali que todos serão surpreendidos. Por isso sempre foi e continua sendo fundamental viver em ininterrupta preparação e vigilância, prestando atenção e obediência à palavra que é anunciada. No tempo de Noé, as pessoas acompanharam a construção da arca. Porém elas consideraram isso uma loucura e não quiseram se arrepender dos seus pecados. Por isso foram surpreendidas pelo dilúvio sem que estivessem preparadas. Jesus também compara a vinda repentina do Salvador com a ação de um ladrão, a qual exige do dono da casa uma contínua vigilância, para não ser surpreendido desprevenido.
    E mesmo assim, por melhor que estejamos preparados e vigilantes, não sabemos quando e como acontecerá. Seremos surpreendidos em meio à rotina diária da vida. Por isso é extremamente necessário permanecer acordado na fé e firme na prática do amor de Deus. É assim que o Senhor quer nos surpreender. No Advento, não nos preparamos tão somente para festejar mais um feriado de Natal. O Advento nos convida a fazer da nossa vida uma contínua preparação para receber aquele que vem nos salvar. Ele virá com certeza. Que estejamos preparados, arrependidos e firmes na fé, ativos na prática do amor de Deus e no testemunho da vontade divina diante dos pecados do mundo.
    Convido para lermos o texto previsto para hoje que se encontra em Isaias 2:1-5.
    Isaías foi um profeta, que profetizou em Judá e Jerusalém durante o reinado de quatro Reis. Os Reis Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. O ministério profético de Isaias abrangeu o período de 739 a.C. até 686 a.C. Este texto foi escrito neste período.
Durante este tempo Judá que era o país para o qual Isaias profetizou, tinha prosperado bastante nos dias do Rei Uzias, era um reino forte politicamente e economicamente, mas era um reino também que passava por um forte declínio espiritual. Era um reino rico, com um forte exército, um reino poderoso, mas no aspecto espiritual e moral estava em declínio. Esta era a situação daquele país rico, forte, mas um país que não adorava o senhor, eles adoravam ídolos (v.8). Os seus habitantes eram feiticeiros, adivinhos (v.6) pessoas desviadas, associadas com os maus, essa era a realidade daquele país.
    Para piorar a situação, depois que Uzias morreu e Isaías começou o seu ministério profético, começou a surgir no cenário mundial a ameaça de um Rei chamado Tiglath Pileser, Rei da Assíria, que começou a se tornar uma grande ameaça para a nação de Judá. Isaías neste tempo de uma prosperidade ameaçada olhou para seu país e viu um país forte, rico, com um grande exército, por outro lado um país espiritualmente decadente, ele viu que em breve aquele reino iria desabar por causa das ameaças das grandes potências mundiais. Um século depois Judá caiu nas mãos dos babilônios. (O Cativeiro Babilônico ou exílio é o nome usado para designar o exílio dos judeus, do antigo Reino de Judá na Babilônia por Nabucodonosor II, com inicio em 597 a.C. e término em 538 a.C.) Isaias olha para este cenário e diz esse nosso reino parece ser um reino forte, mas não é. Haverá um dia em que Jerusalém será um reino forte, mas não estará sob o cetro de um rei qualquer, esse reino forte estará sob o governo de um descendente de Davi (Isaias 11:10) , sob o cetro do Messias, o próprio Senhor encarnado que sentará sobre o trono de Davi. Isaias estava profetizando sobre a volta de Jesus e o Reino de Jesus sobre a terra.
    Os versículos 1 e 2 se referem a um reino físico, político, histórico, palpável, que irá invadir a realidade que conhecemos e estamos inseridos. O versículo 3 apresenta um reino de conhecimento dos ensinamentos do Senhor. O versículo 4 apresenta um reino de paz, as espadas serão transformadas em arados, as lanças em foices e não haverá mais guerras nem batalhas. O versículo 5 apresenta um reino de luz.
    Os versículos de 1 a 5 falam de um Reino inabalável, que não será ameaçado por potências internacionais e não será perturbado pelo declínio espiritual que estamos vendo. O Reino que Isaías vislumbrava pela revelação de Deus é o Reino que nós aguardamos, é um Reino que nunca existiu em Jerusalém, este Reino nunca foi fundado em Judá. Aguardamos este dia em que esse Reino irá ser fundado, veremos isto e reinaremos com Jesus. É o Senhor Jesus que voltará e o seu Reino será em Sião (v.3 monte que fica em Jerusalém) e governará toda a terra.
    Este texto fala de um tempo que nós não estamos vivendo, é um tempo que se manifestará no futuro, temos que ter esperança na volta de Jesus, no reinado de Jesus, porque aqueles que foram salvos por Jesus Cristo e morrerem estes serão ressuscitados primeiro (1Tessalonicenses 4:16) e aqueles que estiverem vivos na vinda de Jesus serão transformados e quando Jesus vier reinar na terra, eles reinarão com ele durante mil anos (Apocalipse 20:4) neste período do milênio, Satanás será aprisionado (Apocalipse 20:2) o reino de Jesus aqui na terra será um reino de paz, de justiça, de igualdade, de luz, de verdade. O Reino de Jesus será o Reino do Príncipe da Paz (Isaias 9:6-7). Será um novo céu e uma nova terra (Apocalipse 21:1-8) e uma nova Jerusalém (Apocalipse 21.9-22.5). O próprio Jesus anuncia sua volta (Apocalipse 22:12) –“Escutem!- diz Jesus – Eu venho logo! Vou trazer comigo as minhas recompensas, para dá-las a cada um de acordo com o que tem feito”. Temos que ter esperança na volta de Jesus e o seu reino sobre a terra, vigiando e nos preparando.
    O Reino de paz de Cristo já deve habitar hoje em nossos corações, aqui na terra. Nós precisamos começar a treinar para o grande dia, para o tempo onde o lobo e o cordeiro viverão em paz (Isaias 11:6), não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor (Apocalipse 21:4). Seremos um só povo com Jesus reinando e todas as nações virão aprender com Jesus. Todos os povos virão (Isaias 2:2) e se renderão ao altar no reinado de Jesus Cristo.
Andemos na luz (v.5), sem mentiras, sem barganhas, sem enganações, pois está para chegar o Reino de Cristo na terra. Se andarmos com ele na luz, teremos comunhão com seu o seu corpo, através da igreja que anuncia a sua volta, através dos crentes que refletem a adoração genuína e celebram a santa ceia. Venha viver com Jesus, venha viver na luz, venha adorá-lo, coloque-o no trono mais alto da sua vida, que Ele traga paz para os nossos corações.
    Em nenhum lugar da Bíblia está escrito que a vinda de Cristo acontecerá em cerimônia solene, com dia e hora determinados. Ela pode acontecer quando as pessoas estiverem reunidas em culto. Ela pode acontecer no dia a dia, em meio à rotina. Podemos estar em oração e estudo da Palavra, com os olhos voltados para o alto. Podemos estar compenetrados na dura lida da vida diária. Não importa onde e quando. Vai ser surpresa. O que importa é como estaremos naquele dia: afastados de Deus e do próximo, dominados pelos pecados, ou vigilantes, em perseverante preparação? A preparação para a vinda de Cristo consiste em conduzir uma vida confiante de fé e obediência ao Senhor, atentos à sua Palavra, um forte e corajoso testemunho da vontade de Deus ao mundo e a prática do amor de Deus às pessoas. É assim que o Senhor quer nos encontrar na sua vinda. E o tempo do Advento aponta para esse preparo. Amém.


Nº614– LCI – Em nada ponho a minha fé
Ou: Nº__________________________

CONFISSÃO DE FÉ

    Queremos, unindo nossas vozes, confessar nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai,...
 

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder a motivação e o recolhimento das ofertas)

Nº 84 LCI – Te agradeço
Ou: Nº__________________________
 

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

    Deus de amor e misericórdia te agradecemos por este encontro de culto e pela tua Palavra que nos fortaleceu. Agradecemos-te, pois tens sido generoso para conosco. Com humildade e com coração grato, nos achegamos para interceder por aqueles e aquelas que sofrem. Venha manifestar a tua vontade na vida das pessoas que lutam com enfermidades, que elas sintam-se seguras em tuas mãos e que possam encontrar fortalecimento em ti. Esteja com equipes médicas e de enfermagem para que se sintam amparadas por ti. Pai amado oramos por nossas lideranças, tanto na Igreja, quanto no governo, para que possam aprender de ti a misericórdia, a sabedoria e a compaixão. Dê a elas também o discernimento para que possam governar acima dos próprios interesses. Trazemos diante de ti os pedidos levantados neste culto:
Motivos de Oração:
1.Aniversariantes;
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
Louvor e gratidão por cada motivo de alegria compartilhado.

PAI NOSSO

Colocamos tudo em tua presença através da oração que teu Filho Jesus nos ensinou, dizendo:
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
    Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
    Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para...
________________________________________________________ 
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
    Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

ENVIO
    Ide e servi ao Senhor com alegria vigiando pela volta do nosso Salvador. Amém!

CANTOFINAL
Nº364 - LCI- Como hei de receber-te
Ou: Nº__________________________

 


Autor(a): Pastora Voluntária Helena Olinda Lein
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 1º Domingo de Advento
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 5
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2022 - Sínodo da Amazônia / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 66126

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br