Paróquia Bom Pastor - Brusque/SC

Sínodo Vale do Itajaí



Avenida Monte Castelo , 25 Centro
CEP 88340-000 - Brusque /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3351-1968
secretaria@ieclbrus.com.br
ID: 427

Ensino Confirmatório

 

O ENSINO CONFIRMATÓRIO

Os adolescentes da Comunidade ingressam no Ensino Confirmatório no ano que completam :12 anos (meninas e meninos) por dois anos são preparados, em encontros semanais, para a confirmação da graça do batismo (profissão da fé). No 1º ano são orientados por catequistas da comunidade. No 2º ano recebem a orientação e instrução pelo pastor.
Nestes dois anos, os confirmandos estudam a palavra de Deus, tendo como material dos estudos a Bíblia, Catecismo Menor de Lutero e uma série de 8 apostilas Passos na Fé.

Durante décadas, o 2º domingo de novembro era o dia em que a Comunidade celebrava o Culto de Confirmação. Mas, recentemente, o grupo se divide e são realizados dois Cultos de Confirmação no 2º e 3º Domingo de novembro.

O QUE É CONFIRMAÇÃO?

Na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil batizamos as crianças nos seus primeiros meses de vida. Realizamos este sacramento conforme a ordem de nosso Senhor Jesus Cristo: Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinado-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. (Mateus 28.19-20a)

É em obediência ao que nos pede o Senhor Jesus que batizamos e ensinamos nossos filhos a serem bons discípulos de Cristo.

Para confirmar é preciso que algo tenha sido afirmado. No batismo Deus afirma que nos recebe como seus filhos. Na adolescência tomamos consciência desta dádiva e após a preparação de dois anos, nossos filhos fazem a sua profissão de fé pública perante a comunidade, onde então é confirmado a afirmação de Deus, de que fomos aceitos como seus filhos no sacramento do santo batismo.

Nas comunidades evangélico-luteranas é tradição que os filhos tenham um período de CATEQUESE, que é mais conhecido por ENSINO CONFIRMATÓRIO.
A idade em que acontece este ensino é aos 12 anos para os meninos e meninas. São dois anos de Ensino Confirmatório. Em média temos 60 adolescentes cada ano.

Cada confirmando recebe no inicio do ano o seu material, numa pasta personalizada para o Ensino confirmatório, constituído de: Bíblia na Linguagem de Hoje, Catecismo Menor de Lutero, Quatro apostilas PASSOS NA FÉ.

*No primeiro ano a turma é divida em três grupos e são orientados por voluntários da comunidade.
No momento são orientadoras do Ensino Confirmatório as seguintes pessoas:
Elisa Ott Holz e Valquíria Hasse Landeira.
*No segundo ano a turma novamente é divida em três grupos e recebem a orientação do(s) pastor(es) local(is).

O culto da Confirmação é realizado no 2º domingo de Novembro.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br