Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Comida Boa na Mesa: Teologia Boa para Comer

03/08/2016

Fotos cedidas por Elias Wojahn
Fotos cedidas por Elias Wojahn
Fotos cedidas por Elias Wojahn
Fotos cedidas por Elias Wojahn
Fotos cedidas por Elias Wojahn
Fotos cedidas por Elias Wojahn
Fotos cedidas por Elias Wojahn
Fotos cedidas por Elias Wojahn
Fotos cedidas por Elias Wojahn
Fotos cedidas por Elias Wojahn
Fotos cedidas por Elias Wojahn
Fotos cedidas por Elias Wojahn
Fotos cedidas por Elias Wojahn
1 | 1
Ampliar

O Seminário “Comida Boa na Mesa: Teologia Boa para Comer” foi mais um evento da campanha Comida Boa na Mesa, que tem trazido reflexão sobre o acesso à comida de qualidade, através da agricultura familiar, promovendo um comércio justo e solidário.

O evento aconteceu em Pelotas-RS no Centro de Capacitação da Agricultura Familiar(CECAF), dia 3 de agosto, onde contou com a apresentação de palestras, de debates e relatos de quem produz alimento saudável na região. O Seminário foi organizado pelo CAPA , tendo o Sínodo Sul-Rio-Grandense como um dos parceiros do evento. 

O doutorando em teologia das Faculdades EST Willian Kaizer de Oliveira apresentou sua tese de doutorado: “Teologia Boa para Comer: Comensalidade, Hábitos alimentares e sustentabilidade no horizonte da teologia da libertação contemporânea” .

Willian ressaltou que a agricultura e a teologia não estão desconectadas, uma vez que se alimentar bem é também cuidar da criação, por isso a importância de reforçar o trabalho de base que o CAPA faz com as comunidades tradicionais. ‘’Comunidades tradicionais resistem a padronização alimentar, resistem a massificação do gosto’’ afirmou o doutorando.

Ainda no terreno dos alimentos tradicionais e locais a Dra Jaqueline Sgarbi trouxe temas como socialização e comida, abastecimento do alimento hoje e antigamente e como alimentos tradicionais são uma forma de resistência de uma cultura.

Na parte da tarde a Nutricionista da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) Moema Zambiazi trouxe o caso do restaurante universitário da UFPel. Uma experiência exitosa de um cardápio saudável e de qualidade que fortalece a região. Cerca de 75% de todo alimento servido no restaurante é provindo da agricultura familiar, sendo que 25% alimentos orgânicos.

Marigaine de Medeiros da Cooperativa Sul ecológica, que fornece insumos para o Restaurante Universitário desde 2008, trouxe como a possibilidade de trabalhar com a alimentação escolar fortaleceu a cooperativa e a produção de alimentos orgânicos na região.

Com o tema: Da produção ao Consumo, as agricultoras feirantes Denise Pokojewski e Iasmim Rutz trouxeram como a produção e comercialização de alimentos transformaram suas vidas. A certificação participativa que o CAPA oferece para o produtores foi o tema do Técnico Agropecuário Zamir Cardoso.

Das comunidades quilombolas vieram receitas tradicionais quilombolas e diversas plantas medicinais e como elas são usadas pelas agricultoras Quilombolas Loeci de Quevedos e Marta Madeira.


 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br