Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Advento - Um convite para caminhar na luz

Meditação

29/11/2010

Com este domingo inicia o novo calendário da igreja cristã. E ele possui seu primeiro grande momento no tempo de advento. São os quatro domingos que antecedem o Natal, o nascimento de Jesus. Várias igrejas e muitas famílias costumam trazer para o centro das atenções um símbolo adotado desde o século XIX. Trata-se da coroa de advento, confeccionada com ramos verdes, envolta numa fita vermelha e sobre a mesma quatro velas vermelhas, sinalizando os quatro domingos que antecedem ao Natal. Uma após uma, na medida em que nos aproximamos do Natal, as velas são acesas e o ambiente vai ficando mais iluminado. Portanto, advento é um convite para caminhar na luz.

É este o convite do apóstolo Paulo na palavra bíblica indicada para este 1º. domingo de advento (Romanos, capítulo 13, versículos 8 até 14), onde destaco o que diz no versículo 12: “ A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz.” O apóstolo chama para por os pés no chão e decidir-se a viver sob a luz de Deus. Essa é uma decisão que precisa ser tomada por cada pessoa. Por isso o apelo incisivo do apóstolo é para caminhar no amor, “quem ama os outros não faz mal a eles.” (v. 10). Quem caminha no amor afasta-se do mal e está perto de Deus. Esta pessoa pára de fazer o que pertence à escuridão e passa a fazer o que pertence à luz.

O tempo de advento é um tempo especial para sermos lembrados dessa realidade. Por isso advento é um tempo de preparação. Jochen Klepper, ministro pastor, preso e morto no campo de concentração nazista (1942), transformou em poesia, o que viria a ser uma das mais belas canções de advento (HPD I, hino 3): “Ainda há de tocar-vos da noite a escuridão. Mas tendes a guiar-vos a estrela do perdão. Por ela iluminados, as trevas enfrentais, seguindo, confiados, o brilho que avistais.”

Aqui se encontra o resumo desse domingo: apesar de muitas dificuldades que se colocam diante de nós, um sinal de confiança e esperança está sendo colocado com a luz que Deus acende ao enviar ao mundo o seu amado Filho. Advento é tempo especial para perceber a realidade em que nos encontramos, visando buscar e adotar medidas simples que geram uma onda transformadora, semelhante a que Jesus mesmo provocou com sua palavra e ação. Advento é despertar para uma vida responsável.

Quero saudar um dos muitos sinais de esperança e compromisso de pessoas e instituições que caminham sob a luz de Deus, ao lembrar os 15 anos da Feira Ecológica na cidade de Pelotas. Evidentemente não podemos nos iludir que muita gente vê no alimento um meio para ganhar muito dinheiro, não lhe interessando se o produto é saudável ou não para o consumo humano. A Feira Ecológica é um dos inúmeros testemunhos onde pessoas e instituições se colocam a serviço da luz visando uma alimentação saudável para o ser humano.

Felizmente cada vez mais agricultores e consumidores estão se enxergando positivamente, onde um necessita do outro, fortalecendo uma rede que se constrói a partir da decisão de por os pés no chão e decidir-se a viver sob a luz de Deus. Certamente outras pequenas luzes precisam ser acesas em nosso meio, sinalizando que estamos lançando luz sobre as trevas que hoje se colocam sobre nós. Se assim for, podemos cantar com Jochen Klepper: “A noite está findando, fulgente o dia vem. Erguei a voz, louvando a estrela de Belém.”

Dietmar Teske - Pastor Sinodal

 


Autor(a): Dietmar Teske
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 14
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7439

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que Ele nos deu.
Romanos 5.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br