Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá

Sínodo Espírito Santo a Belém



Rua Hermann Roelke , 230 - Centro
CEP 29645-000 - Santa Maria de Jetibá /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 3263-1158 | (27) 9983-81261
paroquiaieclbsmj@gmail.com
ID: 125

Música

Coro de Trombones - Santa Maria de Jetibá - ES
Coro de Trombones - Santa Maria de Jetibá - ES
Coro de Trombones - Santa Maria de Jetibá - ES
Coro de Vozes - Santa Maria de Jetibá - ES
1 | 1
Ampliar

A Igreja Luterana tem sido reconhecida, no decorrer de sua história, como “A Igreja da música”. Isto se deve ao fato de que, dos grandes compositores que viveram na Alemanha entre os séculos XVI e XIX, a grande maioria era luterana. Estes importantes músicos compuseram hinos e obras musicais para a Igreja Luterana.

Na Paróquia de Santa Maria de Jetibá, desde a sua origem, a música também teve um lugar especial. Mas também é preciso dizer que antes da formação da Paróquia de Santa Maria, já existia um trabalho com trombonistas na Paróquia de Jequitibá. O primeiro Pastor da Paróquia de Santa Maria de Jetibá, P. Friedrich Heinrich Wrede, que aqui iniciou as suas atividades em no ano de 1904, foi um trombonista exemplar. Em suas longas viagens de atendimento pastoral a Comunidades distantes, levava consigo um companheiro inseparável: o trompete. Quando a viagem se tornava cansativa, apeava do seu animal de montaria e executava alguns hinos em plena mata virgem. Foi ele o primeiro a fundar um coro de trombones em Santa Maria de Jetibá. O trabalho dos trombonistas recebeu impulsos fortes também na época em que o Pastor Hermann Roelke atuou aqui, entre os anos de 1924 e 1962. O grupo organizado por Wrede estava parado. Foi preciso motivá-lo. Roelke, juntamente com o músico Hermann Miertschink, que é um nome inesquecível na história da música em Santa Maria de Jetibá, encomendaram novos instrumentos musicais da Alemanha e reorganizaram o grupo. Desta época podem ser lembrados os nomes dos seguintes trombonistas: P. Hermann Roelke, Franz Dettmann, Alfons Kretschmar, Augusto Scheunemann, Heinrich Jacob, Gustav Krause, Eduard Marquardt e Hermann Miertschink. Em 1965 o filho de Hermann Miertschink, Sr. Henrique Miertschink, tornou-se o coordenador dos trombonistas. Em 1936 foi solenemente inaugurado um coreto, onde os trombonistas pudessem realizar seus ensaios e fazer suas apresentações publicas. Este coreto existe até hoje e fica localizado em frente ao templo. Muitos novos tocadores e novas tocadoras estão sendo integrados nos grupos existentes na Paróquia. Os trombonistas participam dos cultos, acompanhando o cântico comunitário. Também se apresentam em ocasiões especiais nas Comunidades e na cidade. Além disso, participam de eventos em âmbito de União Paróquial, Sínodo e IECLB.

Além dos instrumentos de sopro, existe, na Comunidade de Santa Maria de Jetibá, um órgão eletrônico adquirido no ano de 1985 pelo Grupo da Juventude da época. Trata-se de um instrumento da marca J.C. RIGATTO. Ele está a serviço até os dias de hoje. No passado foi tocado por Micaela Berger e Werner Reinke. Atualmente é tocado por Renato Strelow e Gabriel Klems. Também existem dois harmônios BOHN. Um fica no templo da Comunidade de Santa Luzia e o outro no templo da Comunidade de Recreio. Além disso, existem os grupos de coral de vozes das Comunidades de Santa Maria, Santa Luzia e Recreio e os grupos de canto “Fala de Chão”, “Grupo Esperança”, “Grupo Ágape” e “Grupo “Shalom”, os grupos de flautistas e o grupo de canto da Juventude Evangélica. Assim existem grandes dons que Deus colocou na vida dessas pessoas que estão se dedicando à música, à cultura e ao louvor ao trino Deus.

Para esse trabalho continuar precisamos da parceria de todos: das lideranças e dos membros das Comunidades e da Paróquia, da população e das lideranças do município. Essa parceria é benéfica para todos e através dela faremos da cidade de Santa Maria de Jetibá mais bela. Todos serão felizes e desfrutarão de ótima música. A boa música desperta e mantém a esperança, traz consolo, promove a boa convivência, une as pessoas, traz alegria e fortalece as Comunidades.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br