Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá

Sínodo Espírito Santo a Belém



Rua Hermann Roelke , 230 - Centro
CEP 29645-000 - Santa Maria de Jetibá /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 3263-1158 | (27) 9983-81261
paroquiaieclbsmj@gmail.com
ID: 125

Eterna Amizade

Meditação

23/10/2009

Todos nós sabemos como é importante, em nossa vida, ter bons amigos e boas amigas. Sim, a amizade realmente é algo de muito precioso. “Toda boa amizade você deve conservar”, diz a canção de Irene Gomes. É uma planta que a gente precisa cultivar e cuidar com muito carinho.

Quando fazemos um bem a alguma pessoa com a qual temos amizade, e dela recebemos uma palavra de reconhecimento, então costumamos dizer: “Ah, amigo é pra essas coisas”. Sim, amigo é pra estas coisas. Amigo é pra ouvir e compreender a gente. Amigo é pra ajudar, pra consolar, pra carregar as nossas dores e os nossos pesares. Por isso é muito verdadeira a frase: “A única coisa que é melhor do que fazer novos amigos é conservar os velhos amigos”

No hino ”Quão bondoso amigo é Cristo” (HPD 206) Jesus nos é apresentado como um verdadeiro amigo. Ele é um ótimo amigo, cheio de amor pra dar. O hino nos diz que a amizade de Jesus por nós consiste no seguinte: a ele podemos levar a nossa dor. Quando estamos com o coração dorido, quando estamos carentes de alegria, de paz e de consolo, então podemos chegar a ele e lhe contar tudo. Quando andamos tristes, carregados de pesares e de medo, e quando sofremos o desprezo, podemos encontrar refúgio em Jesus.

Isto é verdadeira amizade. É na hora do aperto e das adversidades que vamos saber quem é verdadeiro amigo. Pois é bom que se saiba: também existem os falsos amigos. Estes estão do nosso lado apenas enquanto tudo vai bem. Quando mais precisamos de alguém do nosso lado, eles se afastam um por um. Assim são os falsos amigos.

Jesus é verdadeiro amigo. Para chegar a esta conclusão, não precisamos de provas, além daquela que já foi dada. “Pois disso prova já mostrou”, diz o hino de Joseph M. Scriven. Para nos ver bem, para ver a nossa felicidade, ele se encarnou como culpado. Ele não tinha culpa de nada. Assumiu a nossa culpa. Derramou o seu precioso sangue para nos lavar das manchas do pecado. Por isso temos paz e felicidade não só agora, mas também no futuro, na eternidade. As pessoas costumam falar em “eterna amizade”. Sabemos que entre nós, seres humanos, uma “eterna amizade” pode até acontecer. Mas como se trata de amizade entre seres humanos, esta amizade pode ruir, pode desmoronar a qualquer momento. Tudo o que é humano corre o perigo de ser provisório e passageiro. Mas a amizade que Jesus tem por nós é eterna. Pois se trata de uma aliança de amizade que é feita conosco desde o dia do nosso batismo. E esta aliança de amizade se estende até a eternidade. É por isso que o hino diz: “Gozo e vida no futuro eterno já podemos alcançar agora”.

Que bom que temos um amigo que fica do nosso lado, mesmo que todos os falsos amigos se afastem de nós. No Jesus-Amigo nós podemos confiar. E a ligação com este bom amigo acontece através da oração. A amizade com Jesus também acontece na comunhão com os amigos e com as amigas na fé, na comunhão criada e mantida pela palavra e pelos sacramentos. Os amigos e as amigas na fé são ainda mais do que simples amigos de outros círculos de amizade. Pois somos irmãos e irmãs que conhecem, buscam e experimentam uma amizade sem limites: a amizade de Jesus, baseada na graça divina, no perdão, na reconciliação, no amor que se doa. Amém.

P. Valdemar Gaede
Santa Maria de Jetibá

 


Autor(a): Valdemar Gaede
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém / Paróquia: Santa Maria de Jetibá (ES)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8568

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.
2Coríntios 5.17
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br