Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá

Sínodo Espírito Santo a Belém



Rua Hermann Roelke , 230 - Centro
CEP 29645-000 - Santa Maria de Jetibá /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 3263-1158 | (27) 9983-81261
paroquiaieclbsmj@gmail.com
ID: 125

Espera Feliz

Meditação

28/11/2011

Certamente este final de ano é, para muitos, um período de espera. Espera-se pela pessoa amada que vem para uma visita, ou por algo de especial que se queira vivenciar.

Como é esta experiência de ter que esperar? É boa ou ruim, agradável ou desagradável? Ou como a gente se sente na espera pela volta de uma pessoa querida que foi viajar? Como é o período de espera por uma visita? É bom ou chato? Ficamos felizes ou ansiosos e inquietos nos nossos períodos de espera?

Em 1. Coríntios 1. 3-9, o apóstolo Paulo nos fala da espera. Esperamos pela vinda ou pela volta de Cristo (vv. 7 e 8). Sim, a existência de uma Comunidade Cristã está marcada pelo esperar. A Igreja Cristã espera. Esperança é a marca de quem crê. Certamente as palavras “esperança” ou “esperar” serão as que mais serão pronunciadas e refletidas neste período de Advento, Natal e passagem de ano.

É bom esperar pela vinda de pessoas amadas? É bom esperar pela vinda de Cristo? Tudo depende de como a gente espera. Esperar é também uma arte. Aprende-se a esperar. Esperar por esperar não tem sentido. Esperar por alguém que nada significa para a gente não tem gosto. Esperar passivamente, de braços cruzados, não tem graça. É chato. Numa espera assim, o tempo não passa, a gente fica impaciente e ansioso, nervoso e chateado. Ou não é assim? Esperar tem que ser bom, senão não é espera. Esperar tem que ser gostoso, senão deixa de ser espera.

Se neste Advento, Natal ou passagem de ano estamos esperando alguma pessoa que é importante para nós, então vamos fazer isto direito! Não vamos esperar por esperar. Não vamos esperar de braços cruzados. Não vamos esperar passivamente. Senão vai ser uma espera monótona. Da espera feliz fazem parte coisas como arrumar a casa e preparar o ambiente para receber a visita; fabricar biscoitos e doces, colocar flores na sala, caprichar na limpeza do quintal, limpar as vidraças, tirar a poeira. Assim é bom esperar.

O mesmo pode-se dizer em relação à esperança cristã. Assim também é esperar pela vinda do Salvador, pela volta de nosso Senhor Jesus Cristo. Isto nos ensina o texto bíblico acima indicado:

1) Quando pretende começar a falar a respeito da esperança cristã, o apóstolo Paulo saúda a Comunidade com graça e paz: “Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês” (v. 3). Sim, a esperança cristã acontece no clima da graça e da paz que vêm de Deus e de Jesus Cristo. Quem espera pela vinda ou pela volta de Cristo o faz sentindo-se amparado pela graça de Deus. Não temos méritos para receber aquele que vem. Mas ele vem por bondade, por amor, por compaixão, por graça. Ele vem em paz. A paz não fomos nós que conquistamos, mas é dádiva de Deus em Cristo, o autor da reconciliação. Graça e paz na espera! Isto nos liberta do temor, da ansiedade, da insegurança em nossa vivência da esperança cristã. Aquele que vem, vem para salvar, para socorrer, para consolar. A visita que vem é boa. E, por isso, a espera cristã é feliz.

2) Paulo continua: Vocês são pessoas que foram enriquecidas em tudo (v. 5). É verdade! No batismo fomos unidos com Cristo. Somos parte do corpo de Cristo. Por isso, aquele que vem não é estranho para nós. Ele é a cabeça, nós somos o corpo. Como pessoas unidas com Cristo, somos enriquecidos com dons: o dom de anunciar o evangelho, o dom da sabedoria espiritual (v. 5). Portanto, a nossa espera pelo Cristo que vem ocorre enquanto exercitamos os dons que Deus nos dá, por estarmos unidos com Cristo. A Comunidade Cristã não espera passivamente pela vinda de Cristo, mas exercitando os dons que vêm de Deus. E é aí que a espera cristã se torna bonita, alegre, feliz e cheia de sentido. Retornemos ao exemplo da espera pela visita: a gente espera ativamente, preparando doces e biscoitos, arrumando a casa, tirando a poeira e preparando flores.

É assim a nossa espera pelo Cristo que vem. O tempo de Advento, do Natal e da passagem de ano é sempre de muito movimento na Comunidade Cristã. Não é período de férias! Muito pelo contrário: a gente vê a Comunidade em movimento. A Comunidade se prepara para as celebrações natalinas. O grupo de canto prepara suas canções, os jovens ensaiam o teatro, pessoas se dedicam à ornamentação dos ambientes comunitários, o grupo de senhoras prepara o café de advento, o grupo de visitação vai à casa de idosos e doentes ou aos hospitais, os grupos de solidariedade preparam cestas para as famílias carentes, e as crianças “entram na roda com a gente”. Espera-se em movimento. Espera-se, exercitando os dons. Espera-se na solidariedade. Espera-se, participando e amando. Espera-se anunciando e vivenciando a boa nova do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Isto é espera cristã.
 


Autor(a): Valdemar Gaede
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém / Paróquia: Santa Maria de Jetibá (ES)
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 3 / Versículo Final: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 11830

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br