Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá

Sínodo Espírito Santo a Belém



Rua Hermann Roelke , 230 - Centro
CEP 29645-000 - Santa Maria de Jetibá /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 3263-1158 | (27) 9983-81261
paroquiaieclbsmj@gmail.com
ID: 125

Culto com apresentação dos confirmandos de Santa Luzia

27/07/2011

1 | 1
Ampliar




No dia 2 de junho, dia de Ascensão, feriado municipal em Santa Maria de Jetibá, nós, Daniele, Rodrigo, Giuliane, Jéssica, Fernanda, Henrique, Lariane, Vanessa, Renan e Alison confirmandos e confirmandas com a orientadora Selene e a Pastora Marli realizamos um encontro diferente. Fomos celebrar a semana do meio ambiente e dia da Ascensão em cima da Pedra do Garrafão.

Antes de começar a caminhada fizemos uma breve meditação e leitura do Salmo 121, salmo que define bem a caminhada dos peregrinos. Esta meditação também foi importante nos dar coragem, pois a subida seria íngreme e perigosa. Chegamos ao pé da pedra e começamos a lenta subida que duraria 1 hora e 50 minutos. O primeiro trajeto foi realizado sem dificuldades.

Passamos por um trecho da pedra que foi cercada por um proprietário que está usando a terra que pertence ao governo para colocar gado. Isto está destruindo a vegetação que deveria ser preservada. Colocar gado na pedra foi um ponto negativo que encontramos.

Fomos acompanhados pelo casal de guias Ailso e Beth que nos orientavam como subir com segurança. Quando chegamos no ponto mais alto, fomos informados pelo guia que a pedra tem 1450 metros de altitude. Considerando que a altitude da região de São João do Garrafão tem em média mil metros, a caminhada para chegar ao topo da pedra se aproxima de quinhentos metros. Em um dos lados a pedra tem um paredão de uns quatrocentos metros.

Alison: Saímos bem cedo e fomos rumo à pedra do Garrafão para conhecê-la e para fazer um pique-nique. Chegando lá os guias nos levaram até o começo da caminhada e começamos a subir. Quando chegamos na metade da caminhada paramos para descansar. Depois começamos a subir a parte mais perigosa.

Jéssica: De cima da pedra do garrafão pudemos ver a mata nativa, as plantações de morango e paisagens lindas. O que mais me chamou a atenção foi a paisagem.

Daniele: Nós fomos lá para ver as belezas que Deus fez para nós. Lá vimos várias coisas interessantes. Várias árvores, matas nativas, reflorestamento de eucalipto e também áreas desmatadas, alguns animais e lá de cima várias montanhas e outros tipos de pedras.

Rodrigo: Nós fomos lá na Pedra para comprovar que Deus existe, pois se senão quem construiu aquela pedra e a paisagem que vimos lá de cima? Vimos muitas coisas bonitas, muitas matas nativas. Nunca pensei que eu poderia ver tão longe e tanta coisa bonita ao mesmo tempo.

Vanessa: Fomos ver a criação de Deus. Vimos que a pedra é bem cuidada, preservada na parte mais alta. Chamou a atenção que do lado do município de Santa Maria de Jetibá tem mais mata e do lado do município de Domingos Martins tem mais desmatamento pois lá eles tem mais gado.

Henrique: Fomos ver como Deus fez as coisas perfeitas para nós. A bela paisagem, os tipos de plantas.

Renan: Vimos as coisas lindas que Deus fez, as matas nativas e as paisagens lindas. Mas também vimos que as pessoas não estão cuidando muito bem da natureza. Vimos um lugar onde as pessoas estavam fazendo extração de areia.

Alison: Quando chegamos em cima da pedra fizemos o lanche, ouvimos o Ailso explicar um pouco sobre como está sendo feito o manejo da terra e da água na região em volta da pedra. Após fazermos o lanche falamos todos juntos as palavra de Lucas 2;.14 Glória a Deus nas alturas e paz na terra. Como compromisso de ajudar na preservação da natureza juntamos o lixo que outras pessoas deixaram sobre a pedra.

Fernanda: De um lado via-se muita mata atlântica. Nas baixadas, entre os vales, muita plantação de hortaliças e, principalmente, morangos. Do outro lado via-se muitas áreas desmatadas servindo de pasto para o gado.

Giuliane: Também percebemos que acontecem coisas negativas. Pois nem todas as pessoas preservam a natureza. Ao longo do caminho vimos queimadas e o que chamou a atenção de todos foi ver que no meio da paisagem verde havia uma grande espaço da cor de areia. O nosso guia explicou que é um lugar de onde tiram cascalho e areia para colocar nas estradas.

Lariane: Quando descemos da pedra fomos diretamente para a propriedade do Sr. Ademar Schaefler, na localidade de São Bento. Nesta propriedade situa-se uma das nascentes do Rio Santa Maria da Vitória. Este rio percorre 122 km e abastece as cidades de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Cariacica, Serra e Vitória. Praticamente um milhão de pessoas vive da água desse rio. O rio tem duas barragens que, juntas, produzem 40 MW de energia.

Alison: Entramos na mata fechada e quando chegamos na nascente nós tivemos uma surpresa: não havia quase água saindo e eles tinham plantado árvores inadequadas.

Daniele: Na nascente vimos pouca água, que nem parecia uma nascente. E isto quer dizer que não estamos cuidando o necessário da água que bebemos e que nos sustenta.

Jessica: Deste passeio eu aprendi que nós devemos ter mais cuidado com a natureza porque sem ela nós não viveríamos.

Daniele: Eu aprendi que não devemos desmatar, nem poluir ou fazer coisas ruins com a natureza mas devemos ajudar a preservar.

Renan: Eu aprendi que não devemos fazer o mal para a natureza, mas devemos cuidar da criação de Deus.

Vanessa: Eu aprendi que devemos cuidar bem da natureza, criação de Deus. Não devemos deixá-la morrer. Preservar a natureza é importante para a vida do ser humano.

Henrique: Eu aprendi que devemos cuidar da natureza pois sem ela nós não existiremos. O exemplo é a água que sem ela nenhum ser vivo sobrevive. Devemos plantar árvores, recolher lixo. Devemos cuidar daquilo que Deus deixou de mais precioso para nós, nossa vida, a natureza.










Autor(a): Paróquia Santa Maria de Jetibá
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém / Paróquia: Santa Maria de Jetibá (ES)
ID: 2274

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano.
Romanos 8.28
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br