Reunião virtual da Rede de Comunicações da América Latina e Caribe destaca crescimento da IECLB nas redes sociais

24/08/2021

 

GENEBRA (FLM) - Para abordar a situação atual da pandemia de Covid-19 e a tarefa das Igrejas, cerca de vinte comunicadoras e comunicadores das Igrejas Luteranas da América Latina e do Caribe ligadas à Federação Luterana Mundial (FLM) tiveram, no último dia 24 de agosto, uma primeira reunião virtual a fim de discutir e aprofundar o assunto.

A reunião foi convocada pelo Departamento Comunicação da FLM, com sede em Genebra/Suíça, e contou com a presença do Rev. Arni Svanur Danielsson, Chefe de Comunicações; da Rev. Sonia Skupch, Secretária Regional para a América Latina, Caribe e América do Norte; de Adrainne Gray, responsável pela comunicação para as relações com a comunhão e do Pastor e jornalista Eugenio Albrecht, coordenador da Rede de Comunicação para a América Latina e o Caribe. A atividade faz parte de uma sequência de encontros promovidos com outras regiões da FLM, com o objetivo de ouvir e aprender umas com as outras.

“Nos encontramos em uma situação em que estávamos no meio do rio e tivemos que começar a remar”, relatou Pastor Eugênio. “Algumas igrejas tinham remos e outras remavam com o que tinham em mãos”, referindo-se à necessidade de sair ao encontro no meio da pandemia, destacando que com o pouco que cada uma das igrejas tinha à sua disposição, deram excelentes respostas e com alto grau de comprometimento e profissionalismo. Ele destacou, como exemplo, o canal da IECLB no YouTube (https://www.youtube.com/ieclboficial) que passou de 1.200 pessoas inscritas em março de 2020 para quase 11 mil.

O mesmo aconteceu com a Igreja Evangélica de Río de la Plata (IERP), que passou de 120 para 2.300 inscrições. Ele também destacou a qualidade da produção dos vídeos da Igreja Evangélica Luterana da Colômbia (IELCO), o fornecimento de materiais e treinamento da Igreja Luterana Salvadorenha (ILS), entre outros exemplos. Ao abordar a situação atual da pandemia, o coordenador da Rede de Comunicação agradeceu o trabalho das igrejas, destacando que todas têm sido muito criativas e que neste sentido a região tem se fortalecido, fazendo incursões em uma variedade de ferramentas e recursos, oferecidos às pessoas membro e a quem busca subsídios de celebrações e formação.

Ao mesmo tempo, o Rev. Arni Svanur Danielsson mostrou sua alegria em poder participar do espaço, indicando que já tinha ouvido falar muito sobre o trabalho a ser feito na região em termos de comunicação. “Parabenizo e fico feliz pelo bom trabalho que se vem desenvolvendo e lhes motivo a continuar”. Sobre a importância do encontro, destacou que por parte do Escritório de Genebra se pretende continuar fortalecendo este tipo de atividade: “Queremos aprender com vocês e compartilhar o que temos aqui como recursos e como notícias, porque nos sentimos muito conectados na missão de compartilhar o Evangelho e divulgar as novidades das igrejas, o que significa ser uma igreja luterana, dando testemunho e proclamando hoje”. Além disso, o Rev. desenvolveu um breve relatório sobre o trabalho de comunicação na FLM, assim como as prioridades para este tempo e este ano.

Um aspecto importante do encontro foi a oportunidade de trabalhar em grupos, nos quais comunicadoras e comunicadores analisaram as mudanças na comunicação da igreja durante a pandemia, o que funcionou e o que não funcionou, além de práticas e dicas úteis, que foram compartilhadas. Na ocasião, foi destacada a importância da continuidade atividades online. No entanto, também se lembrou que na região ainda existe uma grande lacuna tecnológica, com muitas pessoas sem acesso à tecnologia e à internet. Tais pessoas acabaram se afastando e perdendo oportunidades de celebrar durante a pandemia, sendo esta uma realidade que deve ser levada em conta pelas igrejas na sua tarefa de incluir.

(Texto: Rede de Comunicações – LAC)
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br