Encontro de Comunidades Quilombolas

17/06/2016

quilombolas 1
quilombolas 2
quilombolas 3
quilombolas 4
quilombolas 5
1 | 1
Ampliar

No sábado, dia 5 de dezembro de 2015, aconteceu o Encontro de Comunidades Quilombolas, no Quilombo Monjolo, interior de São Lourenço do Sul.

Quilombos são comunidades de descendentes de escravos negros. Muitas viviam à margem da sociedade, sem acesso a políticas públicas e a direitos básicos, como documento de identidade. O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) / Núcleo Pelotas, trabalha com comunidades quilombolas desde 2000, fazendo um trabalho de resgaste de cultura e inclusão social.

Lideranças, moradoras e moradores participaram do evento, destacando o trabalho do CAPA: ‘’Antes ninguém olhava para nós, é muito importante o trabalho que o CAPA tem feito, ajudando a conseguir muita coisa para nossa comunidade. Também comemoro que hoje estamos unidos com outras comunidades’’, destacou seu Dedé Santana do Quilombo do Tio Dô, do município de Santana do Boa Vista.

Participaram do encontro um total de 12 comunidades que se encontram em sete municípios da região. Apresentações de dança e capoeira abrilhantaram o encontro mostrando todo o potencial de resgate afro das comunidades.

Na ocasião também foram entregues sementes de milho e de feijão para a próxima safra. A fiscal da Delegacia do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Tânia Hansel, esteve presente para a entrega dos kits de sementes, junto com integrantes da equipe do CAPA. 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br