Capela de Cristo - Vila Campo Grande - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Orlando Pinto Ribeiro , 774 - Vila Campo Grande
CEP 04455-000 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 5611-0486 | (11) 5611-0486
capeladecristo@luteranos.com.br
ID: 360

Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 340 – 170303

“Porque nenhum de nós vive para si.” Paulo, Romanos, 14,7

03/03/2017

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande!

Esse versículo de Paulo tenta chamar à luz os Romanos, novos cristãos, acerca de suas responsabilidades e compromissos com a comunidade. Achei muito semelhante aos desafios que a nossa comunidade vive atualmente.
Em uma situação de crise, em que precisamos “apertar o cinto”, costumamos priorizar o que nos é mais importante: nosso lar, a educação das crianças, a manutenção da saúde, depende da situação. Mas sempre cuidamos do que está presente com força em nossa vida e nosso amor.

Aí entra a nossa Capela de Cristo, que está passando por sérias dificuldades econômicas. Como já comentamos em muitos momentos recebíamos um recurso da Alemanha que terminou em dezembro 2015. O custo do Pastorado já está sendo dividido com a Comunidade de Santos, assim como o tempo do Pastor.

Mas apesar do número de contribuintes não ter diminuído, as contribuições mensais são muito menores do que precisam ser, até porque não foram reajustadas tanto quanto aumentaram os custos. É hora de pensarmos: o quanto a Capela de Cristo mora na minha vida e no meu amor? Quanto eu acredito que ela merece da minha contribuição, não só financeira quanto de participação e ajuda? Quanto eu desejo que ela continue viva e atuante?

Aí entra o versículo de Paulo. Ele nos chama a refletir sobre viver em comunidade e dedicar-se ao outro. Porque nenhum de nós, por mais que goste de estar só, pode viver sem comunhão com o outro. Além dos momentos alegres, em que rimos juntos, nos momentos de grande dor e tristeza precisamos ter onde buscar consolo. Comigo foi assim, voltei a frequentar a Capela de Cristo e me encontrei como parte de uma comunidade vibrante e alegre.

Quero que esse espaço continue vivo e aberto para muitos momentos alegres e de consolo. E peço que Deus ilumine nosso caminho para que possamos colocar em prática o ensinamento de Paulo:  nos dedicarmos cada vez mais a cuidar e construir essa vida com o outro.

Um forte abraço!
Karin Seehagen Palange - Presidente

AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
Bazar da Capela  terças e quintas 14:30-17:30h
Domingo
05/03/2017
1º Domingo
da Paixão
10:30 hs: Celebração breve (P. Guilherme)
 
Em seguida: Assembleia Geral Ordinária da Comunidade
 
12:00 hs: Ensaio do Coral
Terça
07/03/2017
19:00 hs: Reunião da Diretoria do Centro Social
Quinta
09/03/2017
14:30 hs: Reunião do grupo de mulheres
 
19:30 hs: 4° Encontro Curso de Fé TRILHA8: Pecado - O que ele tem a ver comigo?
Sábado
11/03/2017
16:00 hs: Encontro de Confirmandos
Domingo
12/03/2017
2° Domingo
da Paixão

19:00 hs: Culto (P. Guilherme)

Texto da Prédica: João 3,1-17

 
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 
Sino: chamado a viver o amor de Deus
 
Permitam-me contar uma experiência muito marcante, tocante seria melhor dizer, que tivemos, minha família e eu, com o sineiro da Igreja de Confissão Luterana da cidade de Castro, PR.
 
Ali ainda se guarda um costume que vem de tempos remotos. Uma hora antes do culto matutino, o sineiro, o Sr. Rubens, que se gaba de nunca ter falhado um domingo sequer em mais de 40 anos, toca o sino pra avisar os aldeões que haverá culto. Meia hora antes, toca novamente pra informar que a igreja está com as portas abertas e o pastor já está a postos. Naturalmente, na hora de começar e ao término do culto o sino é tocado outra vez. Mas há um outro momento em que o sino é tocado, e é para essa ocasião que quero chamar a atenção: durante o culto, na liturgia eucarística, quando chega o momento da Oração do Pai Nosso, o Sr. Rubens sai de fininho, vai até a torre e toca o sino durante todo o tempo que dura a oração.
 
Pois bem, intrigada, minha curiosa irmã, Elenise, perguntou ao Sr. Rubens por que ele sempre toca o sino durante a Oração do Pai Nosso. Ele então respondeu: — É que pode ser que, por algum motivo, um irmão ou outro não tenha podido vir ao culto (talvez uma pessoa da família esteja doente ou algum animal está para dar cria, ou outro motivo), então, lá onde estiver, ao ouvir o sino, saberá que estamos em oração, e poderá parar o que estiver fazendo para orar conosco.
 
Essa experiência me marcou tanto, que propus algo semelhante na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, no tempo em que fui professor de liturgia e coordenador do Centro de Estudos de Liturgia e Homilética daquela instituição. O sino era tocado antes e no início dos cultos semanais, bem como durante a Oração do Pai Nosso e a Bênção Final (e acho que ainda hoje se faz assim).
 
Não sei se algum aluno ou aluna, funcionário ou funcionária, que tivesse impossibilitado de ir ao culto —estando em seu posto de trabalho, ou na biblioteca, ou nos seus aposentos— se comportou como os aldeões lá de Castro e aproveitou para orar conosco, mas a oportunidade estava dada.
 
Esse era o nosso jeito de dizer que, mesmo que você não possa vir à Igreja, a Igreja sempre encontrará uma maneira de ir até você, preservando o vínculo da unidade, da comunhão.
 
Assim, o sino pode ser entendido como símbolo de comunhão, anúncio, convocação e, principalmente, como chamado a viver o Amor de Deus..

Reverendo Luiz Carlos Ramos


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 7 / Versículo Final: 7
ID: 41359

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br