Capela de Cristo - Vila Campo Grande - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Orlando Pinto Ribeiro , 774 - Vila Campo Grande
CEP 04455-000 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 5611-0486 | (11) 5611-0486
capeladecristo@luteranos.com.br
ID: 360

Capela de Cristo Luterana - Boletim Expresso - Nº 331 – 161216 - Romanos 1,1-7

O profeta Isaías diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa Deus conosco. Mateus 1,23

16/12/2016

 

Caros Membros e Amigos da Paróquia Vila Campo Grande – Diadema!

Qual é o ojetivo do tema do período do Advento que é a espera pela chegada de Deus? É somente esperar e aperfeiçoar a espera e ficar nisto a vida inteira? Afinal sempre se espera por alguma coisa.

Seria muito triste se fosse assim! Celebramos o Advento porque o Natal vai chegar! Não ficamos só na espera porque Deus chega de fato na criança na manjedoura!

Mesmo assim há críticos alegando que Jesus veio e o mundo continua cruel e injusto. Da mesma forma havia muitas pessoas que mesmo tendo encontrado Jesus pessoalmente não viram nada de novo e decisivo nele.

É assim até hoje. Não faltam pessoas que veem ele um homem bom, mas somente um entre outros. Mas mesmo assim estamos aqui e confessamos Jesus Cristo como Messias e Salvador.

Tudo depende de ter sido tocado pelo Cristo resurreto e vivo. Assim aconteceu ao Apóstolo Paulo como ele explica no texto da prédica deste domingo de Romanos 1,1-17. Ele nem conheceu pessoalmente Jesus mas foi tocado por ele pela fé, suficiente para percorrer todo Império Romano anuncando a boa notícia.

Pode ser que ainda falta muito para ser feito neste mundo. Ninguém vai negar. Mas quem encontrou o Cristo vivo na sua vida para este o mundo nunca mais será o mesmo. Que ele nos toque neste tempo de Advento e Natal para que possamos achá-lo, achar a vida, no meio dos nosso caminhos tortuosos neste mundo que carece tanto de salvação!

Saudações até domingo!

P. Guilherme Nordmann
AGENDA: veja também www.facebook.com/capeladecristo
 
Bazar da Capela após os cultos - a partir de 17/01/2017 também terças e quintas 14:30-17:30h
Domingo
18/12/2016
4° Domingo
de Advento

10:30 h: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)

Texto da Prédica: Romanos 1,1-7

Sábado
24/12/2016
Véspera
de Natal
 17:00 h: Culto de Natal (P. Guilherme)

Texto da prédica: Gálatas 4,4,-7
 Domingo
25/12/2016
Natal
Não haverá Culto
 Domingo
01/01/2017
Ano Novo
 10:30 h: Culto com Santa Ceia (P. Guilherme)
 
Texto da prédica: Lucas 2,15-21
 
 
Palavra da Semana - Para nossa reflexão
 
 
Um menino nasceu. O mundo tornou a começar
 
Foi numa noite de lua, nas veredas do grande sertão… Riobaldo atravessava os ermos da caatinga quando ouviu os gemidos de parturiente que vinham de um misérrimo casebre, enterrado na solidão. A mulher estava só, com suas dores e seu ventre inchado.
 
Não obstante suas andanças o tivessem preparado mais para agente funerário que para obstetra, naquela noite o jagunço não teve escolha, a força irresistível da vida o convertera em parteira. Foi assim que, pelas mãos de um jagunço, no fundo do sertão, mais uma criança “saltou pra dentro da vida”**.
 
A essa altura da narrativa, ao som do choro do recém-nascido, Guimarães Rosa colocou as seguintes palavras na boca do extasiado Riobaldo: “Um menino nasceu. O mundo tornou a começar. E saí para as luas…” O milagre do recomeço do mundo acontece a cada parto. Sim, o mundo recomeça todas as vezes que, vencendo tantas forças contrárias, a vida sobrevive.
 
Nas veredas dos nossos urbanos, mas não menos perigosos, sertões, tornamo-nos jagunços  cada vez mais cruéis, rudes e selvagens. Extorquimo-nos mutuamente, violentamo-nos, mutilamo-nos, agredimo-nos, ignoramo-nos, executamo-nos com fúria tal que deixaria perplexo o mais impiedoso cangaceiro.
 
Em noites enluaradas, como a que banhou aquele casebre, tudo pode acontecer. Nossas crendices nos dizem que, em tais ocasiões, há homens que viram feras terríveis, e que vagam pela noite destilando horror e morte. Entretanto, nesta história, o luar do sertão transformou Riobaldo de uma maneira totalmente inusitada: fez daquele ser, embrutecido pela crueza do cangaço, um anfitrião terno, pronto para acolher nos braços a reinvenção do mundo.
 
O Natal é isso: Deixarmos que as estrelas e a lua nos transubstanciem em anfitriões da vida. Anoitecemos brutas feras, para amanhecermos parteiras da humanidade. Façamos desta uma noite feliz, pois nasceu mais uma criança e o mundo tornou a começar.
 
Feliz Natal!

Rev. Luiz Carlos Ramos


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 7
ID: 40667

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Muitos bens não nos consolam tanto quanto um coração alegre.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br