Capela de Cristo - Vila Campo Grande - São Paulo

Sínodo Sudeste



Rua Orlando Pinto Ribeiro , 774 - Vila Campo Grande
CEP 04455-000 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 5611-0486 | (11) 5611-0486
capeladecristo@luteranos.com.br
ID: 360

Bons Tempos, novos Caminhos e até logo!

23/03/2018

Nossa vida é feita de etapas, sendo que algumas vezes o início de uma nova etapa coincide com uma mudança de local, embora nem sempre.

Na vida de Pastor existem os dois tipos de mudança, mas prevalece a primeira: O Pastor muda e a comunidade fica. Na minha história já mudei de comunidade e até de igreja e país, sempre motivado ou reforçado por razões familiares.

Assim viemos em 2012 da Alemanha para mergulhar novamente em São Paulo desdobrando a atividade pastoral na comunidade, no Centro Social Sal da Terra e depois também na Paróquia de Santos.

Agora chegou a hora de mudar outra vez. A partir de primeiro de maio próximo assumo um dos pastorados da Paróquia St. Paulus em Buchholz i.d. Nordheide/Alemanha, perto de Hamburgo.

A família estará junto em duas etapas porque nossa filha Luisa ainda terminará este ano seus estudos em São Paulo e ficará para isto mais alguns meses com a mãe aqui. Nossa outra filha Isabel irá logo com o pai e seguirá seus estudos na Alemanha.

Saio com lágrimas num olho e sorriso no outro. Lágrimas porque estou deixando um lugar que foi uma casa para mim e para minha família também. Com uma interrupção no meio trabalhei na Capela de Cristo desde 2002.
Foi um tempo de muito aprendizagem sobre a vida em comunidade e sobre a presença de Deus que se manifesta nesta vivência.

O mais marcante nesta experiência é o contraste entre momentos de desânimo onde a comunidade pequena mal parece existir e momentos de euforia e gratidão como por exemplo na festa dos 50 anos da Capela.

Ficam gravadas na memória todas as pessoas que participam aqui. É muita fraternidade, solidariedade, cumplicidade! Quantas vezes o culto não termina com o poslúdio mas continua no cafezinho para terminar só na despedida na calçada!

Lembrarei para sempre aquelas quintas-feiras a tarde com a vida borbulhando entre Centro Social e Capela com aulas de inglês, curso de aprendizes, Bazar aberto e reunião do Grupo de Mulheres, acontecendo tudo ao mesmo tempo, mas com tranquilidade e harmonia.

Foram muitos os eventos que realizamos em conjunto com muitos colaboradores trabalhando e se divertindo ao mesmo tempo: Festa Anual, Feijoada, Noite Musical, Festa das Nações!

O mais bonito nisto é talvez o sábado de preparação antes do evento onde nos juntamos numa mesa comprida até 25 pessoas para um almoço simples mais muito saboroso nesta comunhão de mesa!

A música nos cultos, no coral e nas Noites Musicais fez toda diferença para mim. Um simples piano fazendo uma grupo pequeno cantar como se fosse uma multidão! Os ensaios intensos onde todos acabam se afinando!

É verdade que temos diversas fragilidades nesta comunidade e este Pastor em grande parte não soube mudar isto. Mas ao mesmo tempo temos uma profusão de iniciativas e atividades diferentes, que não se acham em todo lugar: Oficina de Paramentos, o Bazar da Capela, Horta vertical, as Curiosas confeccionando enfeites e geleias, curso de línguas, curso de preparação de trabalho, grupo de OASE, grupo de 3ª Idade Harmonia, cursos de instrumentos musicais, o Coral da Capela e os cultos muitas vezes com participação reduzidas mas animada!

Não vale comparar-se com outras comunidades, mas é muita vida nestes 500m2 !

Sabemos que o aprendizagem não é linear e assim houve também quebras, contradições e ate retrocessos na caminhada, mas é justamente este o exercício de fé de saber crescer com isto.

Meu agradecimento especial expresso a todo o Presbitério e a toda equipe de apoio, em especial na Secretaria!

Em muito prevalece a minha gratidão a esta comunidade que marcou e moldou a minha vida, e a Deus que permitiu tudo isto!

No mais:  Desculpem qualquer coisa….
                E fiquem com Deus!

P. Guilherme Nordmann


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br