Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

“Tem bom ânimo... levanta-te e anda”

10/02/2014

Ao ler o texto da cura de um paralítico em Cafarnaum (Mateus 9.1-8), fiquei pensando na condição do homem deitado no leito. Para ele não era possível ficar em pé. Ele não tinha condições físicas para isso. Mas não é só um problema físico que pode nos abater, um conflito de ordem emocional, afetivo, espiritual ou psicológico pode nos deixar prostrados. É só pensar em pessoas que estão fisicamente bem, ainda assim falta-lhes a força e a alegria de viver.

Penso que não conseguimos ficar em pé a semana inteira, o mês inteiro, o ano inteiro, o tempo todo. Mas ficar o tempo todo estirado no chão não está certo. É importante saber o que deixa você prostrado: o que tira o seu ânimo? A sua coragem? Será que você se preocupa demais? Não sabe lidar com adversidades e então fica abatido? Você pensa que não terá forças para enfrentar situações novas em sua vida? Você espera demais dos outros e quando não correspondem você fica fechado em si mesmo? Nem sempre ficamos em pé e é bom saber a razão disso. Mas é melhor saber que Deus é misericordioso para levantar você.

A Bíblia está cheia de exemplos onde Deus levanta seus amados filhos. Quando o profeta Ezequiel estava à beira do rio Quebar, o céu se abriu e ele teve uma visão de Deus. Ele não resistiu e caiu. Sabe que Deus lhe deu então uma ordem? “Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo” (Ez 2.1). Uma profunda experiência com Deus teve o profeta Habacuque. Ouça que palavras vivas e fortes ele usa para descrever como se sentia: “Perdi todas as forças e não pude ficar em pé” (Hc 3.16). Depois ele fala o que Deus fez por ele: “O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro” (Hc 3.19). E quando o Senhor Jesus foi transfigurado diante de seus discípulos Pedro, Tiago e João eles ficaram com tanto medo que se ajoelharam e encostaram o rosto no chão. O que aconteceu em seguida? Mateus escreve que “Jesus veio, tocou neles e disse: Levantam-se e não tenham medo” (Mt 17.6-7).

Assim também Jesus cuidou deste paralítico. E duas coisas muito importantes este texto nos ensina. Primeiro: quem cai por terra, a pessoa que está abatida, nem sempre tem condições para se levantar sozinha. O paralítico não tinha condições para ir até Jesus. Mesmo que quisesse, não poderia. Mas outros o levaram. E quem eram estes? O texto não diz seus nomes, mas diz algo especial: Jesus vê neles pessoas de fé. Sim, pessoas de fé ajudam outras a se levantarem. Pessoas de fé não fazem as coisas ficarem mais difíceis, eles fazem as coisas ficarem mais fáceis. Pessoas de fé não são um peso, são uma bênção. Pessoas de fé não esperam o pior, mas agem para que o bem aconteça. Pessoas de fé não dizem para as outras que não dá mais, mas ajudam-nas a chegarem até Jesus. Pessoas de fé são aquelas que ajudam, que servem, que levantam os outros.

Segundo: a pessoa que está de bruços no chão precisa saber que o “Senhor levanta os que caem” (Sl 146.8). Necessita crer que Jesus é o que veio para “buscar e salvar quem está perdido” (Lc 19.10). Assim como estas pessoas chegaram até Jesus com fé e entregaram aos seus cuidados aquele homem, assim você deve entregar a ele o que te derruba. Crer como o rei Ezequias que confessou que o Senhor está conosco “para nos ajudar e guerrear as nossas guerras” (2Cr 32.8). Quem chega com fé a Jesus vai ouvir dele as mesmas palavras ditas ao paralítico: “tem bom ânimo” e “levanta-te”. Creia nisso firmemente!
 


Autor(a): P. Astor Albrecht
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 9 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 26814

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br