Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Rede de Amizades

“Os amigos são o meio pela qual Deus gosta de cuidar de nós”

21/07/2014

Rute e Noemi são amigas que, no texto bíblico, exemplificam a mensagem do dia da amizade como atitude de amor que cuida e preocupa-se com o bem estar do amigo e da amiga. Além de amigas, Rute e Noemi sao sogra e nora: Rute casou-se com um dos filhos de Noemi. E contrariando a idéia de que nora e sogra não devem tolerar-se mutuamente, Rute dá testemunho da amizade que a une a Noemi. É também Rute quem faz um testemunho de compromisso com a amiga e anuncia a decisão de acompanhar a sogra na viagem de volta pra Belém. É sua escolha acompanhá-la, ajudá-la a reorganizar a vida e também prover o sustento do dia a dia. Está assim registrado no livro de Rute capítulo 1 os versículos 16 – 22. “Nao me peça para abandoná-la. Onde você for morar lá eu também morarei. O seu povo será o meu povo e seu Deus será o meu Deus e que somente a morte me separe de você.” Rute entendeu que Noemi necessita da força, da coragem e da companhia que ela, a amiga podia transmitir, e foi isso que fez: acompanhou a amiga. É belo este testemunho biblico registrado no livro de Rute colocado entre Juízes e Samuel no Antigo Testamento como demonstração de amizade e amor.

20 de julho recebe o nome de dia do amigo, da amiga e da amizade! Um amigo resulta do amor que decidimos presentear a nós mesmos, é amor que entra na nossa vida. Fazer um amigo é um gesto de amor que oferecemos a nós mesmos.
De forma poética diz-se que o amor perguntou à amizade: mas afinal para que tu serves? A que a amizade respondeu: para enxugar as lágrimas que tu deixas cair no caminho! Exatamente esta é a afirmação de Rute para a amiga Noemi.

A biblia descreve ainda outros gestos e relatos de amizade que vão enxugando lágrimas do amor. Jesus o faz com Marta e Maria, quando fica sabendo da morte do amigo Lázaro relatado no Evangelho de João capítulo 11. São as amigas que enxugam as lágrimas de Jesus e também é Jesus quem seca as lágrimas de Marta e Maria. Amigos são irmãos que nós mesmos escolhemos diferenciando-os dos irmãos biológicos que não resultam de nossa escolha mas que também podem vir a tornar-se amigos que testemunham o compromisso de amor e de amizade. É bonita e cheia de sentido a atitude de celebrar e lembrar o dia da amizade. Procurar pelo amigo e pela amiga e agradecer-lhe todo o bem que vai colocando em nossa vida. E em oração agradecer a Deus sua bondade em cuidar de nós através das amizades. Pois amigos e amigas são a via amorosa que Deus disponibiliza para que haja cuidado entre as pessoas.
 


Autor(a): Pa. Lisa Brehm
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 29142

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br