Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Quando a bíblia não exala perfume

02/06/2015

Há um grupo de pessoas que, vivendo na modernidade científica das tecnologias atuais, lê a bíblia na tela do celular, do tablet ou do computador. Por estes dias estou pensando a esse respeito: A leitura da bíblia sem o manuseio das páginas da bíblia. Algo semelhante acontece quando alguém assiste um culto através da tela da televisão. Numa época atual que cultua o individualismo e a competição perdemos bastante a dimensão comunitária da fé em Cristo.

Muitos se contentam em assistir a cultos ou programas eclesiásticos televisivos. Mas essa modalidade não substitui o encontro com outras pessoas para compartilhar a fé e as experiências de fé. Ainda que seja algo íntimo, o contato com a boa-nova da salvação em Cristo é atualizado no encontro de pessoas e é imprescindível para a edificação mútua da fé. Uma vida de fé isolada não se satisfaz.

Li este relato de alguém que registrou essa experiência: Um senhor idoso, membro de uma comunidade, tinha enormes dificuldades de locomoção e audição. No entanto ele não perdia nenhum culto ou encontro comunitário. Os netos compraram um televisor novo e grande para o avô ouvir e ver os cultos e não mais precisar pedir para alguém levá-lo aos encontros da comunidade. Mas ele não conseguiu ficar afastado. Ao ser perguntado por que ainda vinha a todas as programações, ele respondia: “Por causa da comunhão dos santos”.

Aqui na comunidade de Niterói iniciamos em março uma turma de confirmandos e confirmandas e por mais de um encontro nos ocupamos com o conhecimento e manuseio dediferentes traduções e formatos de bíblias, reconhecer o índice da bíblia e os nomes dos livros do Antigo e do Novo Testamento. Para estes jovens, encontrar uma passagem bíblica é um exercício de busca em três tempos: procurar o livro bíblico no índice, descobrir a página em que o livro está, e depois o capítulo e versículo indicados para finalmente encontrar o texto desejado e depois comemorar: eu achei!

Sem o advento das novas tecnologias esse era o processo normal de quem se deixava introduzir no conhecimento da bíblia. Meses atrás fui chamada a atenção por um membro de nossa comunidade pelo fato de anunciar a página bíblica onde se encontram os textos das leituras feitas nos cultos: - Pastora as pessoas tem de encontrar sozinhas os textos, anunciando o número da página as pessoas não aprendem a manusear a bíblia. Naquela vez eu respondi que a intenção era a de facilitar e ajudar as pessoas no processo de ler o texto em culto. Agora não estou mais convencida desta forma de ajuda.

“A Bíblia é uma erva, quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.” Essa frase de Martim Lutero está anotada na contra capa de uma das bíblias que acompanham minha história de vida. Lutero se refere ao manuseio da planta. Tocar, sentir a textura da folha da erva leva a que se receba dela o perfume e a compreensão da diferença entre a hortelã, erva doce, manjericão ou orégano. Sentir o cheiro e sabor da erva é privilegio de quem vai ao jardim, ao mercado ou a feira. A bíblia também exala perfume ao ser manuseada.

Também eu atualmente, leio textos bíblicos na tela do computador, faço consultas de tradução ou verificação de algum versículo específico, mas quando preparo uma pregação, um estudo ou faça minha própria devoção, sinto necessidade da bíblia de capa e papel onde posso fazer minhas anotações, colocar e reconhecer meus bilhetinhos e cartões antigos e novos. Nas bíblias da minha vida está anotada boa parte da minha própria história. Sendo pastora, iniciei um hábito: anotar num cantinho da bíblia o dia em que aquele texto serviu como temada pregação ou o nome da pessoa para quem eu dirigi aquele texto especificamente. Esse mês de junho é aniversário da Clarice, presbíterada Comunidade “Caminhos da Fé” em Cacoal/Rondônia. E na minha bíblia está sublinhado o salmo 90 que serviu de tema para a celebração dos 50 anos da Clarice. Acho que essa lembrança não me traria tanta emoção, carinho se estivesse anotada na tela do computador.

Já participei de campanhas de divulgação da bíblia em escolas e presídios e me pergunto: qual o perfume que exala da leitura da bíblia feita através da tela do meu computador? 


Autor(a): Pa. Lisa Brehm
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 33540

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br