Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Perdão: a perfeição do amor!

15/09/2014

“Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.(Mateus 18.21s)
 

Que a paz, o amor e luz do Trino Deus seja com todos nós. Amém.

Irmãos e irmãs!

Normalmente e costumeiramente afirmamos aos quatro ventos que não há sobre a face da terra alguém que seja perfeito. Aliás, o nosso mundo mostra-se a cada novo instante ser um lugar de muita falta de amor e compreensão.

Porém, quando paramos e analisamos a história da humanidade veremos que isso não vem de agora, mas que, infelizmente, desde sempre existiu essa imperfeição. Vale lembrar que essa imperfeição é causada pelopecado humano, pois Deus havia criado tudo perfeito.
Por tudo isso, vemos muitas pessoas e, às vezes, até nós mesmos afirmando que o mundo não tem mais jeito. Será que isso é a mais pura verdade?

Estudando a Palavra de Deus, que é a Palavra da vida e que é a luz para os nossos caminhos, eu diria que essa afirmação é na verdade a demonstração da nossa pequenez e fragilidade humana. Afinal, a Bíblia está cheia de relatos nos quais evidencia-se que toda vez que o povo de Deus seguiu a sua própria vontade e “sabedoria” ele se perdeu e se sentia como num beco sem saída.Por outro lado, a Bíblia também mostra em incontáveis ocasiões que toda vez que o povo voltou com fé para o seu Criador a luz novamente foi acesa e um novo caminho foi mostrado.

Nesse sentido, resgatando a afirmação acima na qual uma enormidade de pessoas afirmam que “o mundo não te mais jeito”, poderíamos dizer que se depender do nosso mero agir e conhecimento então o mundo estaria em maus lençóis. Ou seja, para nós, cristãos e cristãs, essa afirmação não condiz com a verdade bíblica. Pois, como pessoas batizadas e integrantes do corpo de Cristo, a Bíblia nos motiva a ser sal da terra e luz do mundo. Ela nos motiva a buscar a fé, a força, a luz e a sabedoria de Deus para sermos instrumentos de transformação desse e nesse mundo.

E essa transformação jamais acontecerá se as pessoas não entenderem o enorme valor que possui a palavra perdão. Todos nós sabemos que jamais haverá uma pessoa perfeita, mas é imprescindível que todos coloquem sobre a imperfeição o poder do perdão. Pois, ele é restaurador, é transformador, é a perfeição do amor.

Os versículos de saudação mostram um ensinamento de Jesus no qual ele demonstra claramente que a verdadeira comunhão só é possível se o antídoto chamado perdão estiver sempre presente. Aliás, o título dessa mensagem é uma motivação de Jesus no sermão do monte. Ele afirma que o amor ao próximo acontece por meio do perdão, da aceitação e que assim nos tornaremos perfeitos como foi o nosso Pai Celeste (Mt 5.43-48).

Que todos e todas nós possamos em primeiro lugar colocar a nossa vida nas mãos daquele que nos criou. E, consequentemente, entendamos a importância de também colocar o nosso mundo imperfeito sob os cuidados de Deus. E que sejamos instrumentos de transformação vivendo em amor e perdão uns para com os outros.

Que a luz de Deus nos acompanhe sempre. Amém.

 


Autor(a): P. Alexandre Klitzke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 21
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 29864

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br