Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Muitas vozes! Entendo o que ouço?

11/04/2016

Prezados irmãos e irmãs em Jesus de Nazaré.

texto: Deuteronômio 4.1-2,6-9.

“Torna-vos praticantes da palavra de Deus e não somente ouvintes” Thiago 1.22.

Tem o ditado popular que diz: “Se eu falo com Deus, eu estou orando; mas, se Deus fala comigo, isto é esquizofrenia”. O ser humano ele escuta muitas coisas. São barulhos de carros, buzinas, sons de objetos caindo, toque de campainha, barulho de TV, rádio, etc... Mas, será que conseguimos ouvir a voz de Deus? Será que temos tempo para ouvir com todo o cuidado o que Deus tem para nos dizer e nos falar?

Deuteronômio não é um vocábulo tão comum. Este nome tem origem judaica. Significa estas são as palavras. Tendo a sua origem no hebraico bíblico antigo. Mas, estas palavras que são ditas, são ditas para alguém. É Deus que novamente está querendo falar com o povo, com as pessoas, com seus filhos e filhas. Hoje, Deus fala conosco através do seu testemunho bíblico e dos seus sacramentos. No entanto, muitas vezes, o povo deixa de ouvir a palavra de Deus, deixa de escutar a voz de Deus para escutar outras vozes que ecoam os nossos ouvidos e as nossas vidas. Eu pergunto pra ti, o que tu queres escutar? O que tu queres ouvir?

O texto destaca a fala de Deus para o povo de Israel. Deus está dizendo para o povo de Israel que devem ouvir a sua voz e que permaneçam fieis a estes mandamentos. É o povo que vinha do deserto e estava indo em direção para a terra prometida a quem Deus estava falando. Deus em sua fala relembra a este povo que seus mandamentos são diretrizes para viver em comunidade e em sociedade. É o Deus que acompanha o seu o povo independente onde estejam. Deus não deixa o seu povo a sua própria sorte, mas coloca as nossas vidas em seu plano de cuidado. O Deus que acompanhou o povo de Israel é o Deus que nos acompanha durante a nossa caminhada de vida, trabalho, estudo, saída de casa para a escola, saída de casa para uma viagem. O Deus revelado em Deuteronômio é o Deus relado para nós através da sua palavra. São planos de Deus para gestar a vida.

Quando usamos o vocábulo palavra automaticamente nos soa como discurso, palavras, palanques, tribunas, enfim, nos concede a imagem de palestra, imagem de alguém fazendo discursos. Porém, em nossa língua não conseguimos descrever toda a dimensão do vocábulo palavra no sentido bíblico. Para nós ocidentais esta imagem sobre o vocábulo palavra tem essa conotação de discurso sem propriamente está atrelado com uma ação. Diferentemente para o povo hebreu. Na língua hebraica, o vocábulo palavra significa alguma ação. É um ato. É um acontecimento. É uma atitude demonstrada. É um feito. No entanto, para nós ocidentais existe diferenciação entre falar e fazer. Faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço, afirma o provérbio popular. No entanto, a Fala de Deus é ação. É gesto. É atitude. É através da Fala de Deus que o mundo foi criando (Gênesis 1.1-2). A fala de Deus é Palavra viva que revela-se ao seu próprio respeito e a si mesmo.

Portanto, os mandamentos de Deus nos ajudam para uma convivência evangélica pautados na ação de Deus para o seu povo. Os mandamentos de Deus são palavras vivas para nós hoje. Escutar estes mandamentos significa tenta-los cumprir sob a dimensão da sabedoria de Deus para o benefício próprio do ser humano. É a vida que não prejudica os outros, nem espalha boatos a respeitos dos vizinhos e viver uma vida sob a ótica do correto e ético, como testemunho o Salmo 15, versos 2 e 3. Em ano eleitoral, estamos escutando muitas promessas e muitos discursos. É programa de TV, programa de rádio, muito som, muita música. Estamos escutando muitas palavras a serem cumpridas, mas a Fala de Deus é promessa já cumprida. Não prometo nada além do que eu já não tenho cumprido, afirma o Senhor. Aquele que age assim estará seguro sempre, afirma o salmista (15.5). A Fala de Deus manifestada através dos mandamentos tornam-se Fala de Deus para os nossos dias atuais e Palavras que geram vida e sabedoria.
 


Autor(a): P. Luis Carlos Mello
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 37491

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.
Provérbios 1.8-9
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br