Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Em Tudo dai Graças

14/07/2014

Amadas e Amados no Senhor Jesus! O que queria o Apóstolo Paulo dizer quando chamou a Comunidade para que em tudo desse graças a Deus?

Ele quis dizer simplesmente que em Deus temos sempre motivos para nos alegrar, ainda quando passamos por momentos difíceis e somos tentados a abandonar a fé por causa das tribulações, dos sofrimentos, tristezas e angústias que sofremos.

Todos sabem que há momentos alegres na vida e que há momentos de tristeza, mas, uma coisa certa é que em Deus podemos confiar sempre e, nele, podemos ter uma alegria muito maior e mais duradoura do que as alegrias do mundo que passam rápido. A alegria que Deus nos dá sara profundamente todas as tristezas, mesmo que voltem a aparecer.

Quando o Apóstolo Paulo escreveu para a Comunidade dos filipenses, ele também escreveu assim: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos.” (Fp 4.4) Há, por isto, uma diferença muito grande em conhecer essa alegria maior de Deus, que encobre como um manto todas as outras alegrias do mundo, e também as tristezas que temos. Esta é a alegria no Senhor.

Talvez alguns perguntem, como podemos chegar a ter alegria no Senhor Deus? Por isto também a pergunta por onde está Deus?
Entendo que a primeira coisa certa que uma pessoa precisa saber na vida, é que tudo o que existe foi criado por Deus. E ele gosta das coisas que criou. Nós somos suas criaturas, você e eu. Ninguém é feio, todos somos bonitos, pois Deus nos criou a sua imagem e semelhança. Para os mais conhecedores da Palavra de Deus, isto está escrito no primeiro livro da Bíblia Sagrada: em Genesis.

Bem, sabendo que somos criaturas amadas por Deus, sabemos que ele nos criou e ele é o Deus criador, e chamamos este Deus de Pai, e ele está acima de toda sua criação, pois ele é Deus. Para conhecer este Deus precisamos conhecer e saber que ele nos criou para administrar tudo o que ele criou. É bom saber também que este ser humano que Deus criou se afastou dele, e da tarefa de administrar tudo que ele criou. Mas Deus fez um Plano de Salvação para o ser humano eu e você. Neste plano ele chamou profetas e lideranças para mostrar o caminho certo a seguir. O ser humano falou que iria andar no caminho novamente, mas o abandonou. Por isso Deus veio ao mundo em seu próprio Filho Jesus Cristo. Sabem por quê? Por que amou o mundo de tal maneira que deu seu único filho para morrer por todos nossos pecados, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. João 3.16.

Neste plano Deus quer que cada um de nós entre, participe. Por isto nos deu a possibilidade de nos tornarmos seus filhos. João 1.11 e 12 nos fala que aquele que é a Palavra veio ao mundo e alguns creram nele e a estes Deus deu o direito de se tornarem seus filhos. E isto se dá no momento em que aceitamos Cristo como nosso Senhor e Salvador, nos arrependemos de nossos pecados e somos batizados em nome do trino Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Fazer parte da família de Deus é algo tão maravilhoso, nos enche de tanta alegria, que dá vontade de sair por aí abraçando todo mundo de alegria pela nova vida e fé em Jesus.
Vocês ficaram felizes quando nossa seleção brasileira ganhou o jogo? Eu fiquei. Mas ficamos também tristes, pois esta seleção se desorganizou, perdeu o jogo, mas está entre as 04 melhores seleções do mundo. Por isto digo que Deus ganhou o principal jogo por nós, nos deu a vitória em Cristo Jesus, o maior jogo do mundo para nos dar a vida eterna. Muitos aceitaram a Cristo e continuam o aceitando hoje e o servindo em alegria, pois Cristo não veio para ser servido, e sim para servir e dar sua vida por resgate de muitos.

Por isso é preciso conhecer a sua Palavra da Vida, conhecer as bênçãos que ele tem preparado para os seus. Ao aceitar Jesus, o Espírito Santo passa a habitar naqueles que o recebem, abençoando com todo tipo de bênçãos. Mas isto só acontece quando há entrega verdadeira a ele, fazendo-o Senhor de sua vida. Não há outro caminho, pois Jesus mesmo diz “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.” Por isto ele fala hoje a nós por meio deste texto de 1 Ts 5.16-18, que devemos sempre nos alegrar no Senhor.
Nos alegrar e em tudo dar graças por tudo que ele nos faz diariamente, seja na alegria ou situações de problema, Deus quer melhorar nossa vida, mesmo sem a gente perceber. Deus é muito bom e sempre nos dá a oportunidade de conhecê-lo melhor, estudando a sua Palavra.
Por isto não podemos esquecer de também orar sem cessar.

Em Mateus 6.7 Jesus nos recomendou que entrássemos em nosso quarto, fechássemos a porta e orássemos a Deus que, em segreto, nos ouvirá! (Mt 6.6) A seguir, passou a nos ensinar aquela oração breve e muito completa que é o pai-nosso (Mt 6.9-13), que não contém nenhuma palavra vazia e que traz união a família cristã.

O Apóstolo Paulo nos chama a orar “sem cessar”. Como pode ser? Orar, não quer dizer nada mais, nada menos, do que isto: todas as coisas que nos alegram ou preocupam, todos os nossos planos e sentimentos, nossos pensamentos e nossos desejos, sejam colocados diante de Deus, pois “ele tem cuidado de vós”, como nos afirma 1 Pedro (5.7). Orar, portanto, é bem mais do que proferir palavras, em suspiros ou aos gritos, ou ainda no silêncio dos pensamentos; é colocarmo-nos a nós próprios com tudo quando somos, confiantes, nas mãos de Deus. E, ainda que andemos “no vale da sombra da morte”, não precisaremos temer “mal nenhum”, porque “o Senhor é o meu pastor” e “nada me faltará” (Salmo 23). Orar sem cessar é, portanto, entregar sua vida, por inteiro, a Deus.

Temos por isto muito a agradecer. Pela vida, pelo alimento, pelas roupas, pela saúde, pelo trabalho, por um emprego melhor, pela prosperidade de nossa família.

Dar graças em tudo? Sim, dar graças em tudo. Pois Paulo não nos chamou a agradecermos pelos males do mundo, da própria igreja e de nossos corações, mas a que em tudo déssemos graças.

Damos graças pelo que somos, porque somos criatura de Deus, e por meio de Jesus nos tronamos seus filhos, que participam de sua obra neste mundo, que acontece por meio de sua Igreja Cristã Evangélica. É na Igreja que você é chamado a estar, para servir e render graças a Deus Criador e mantenedor da vida. Colocando sua vida diante de Deus, a seu serviço, ele cuidará de ti e te abençoará com tudo aquilo que precisas, pois Deus é Senhor poderoso em suas obras e nunca nos deixará sozinhos. Por isto alegre-se sempre, ore sem cessar e em tudo, dai graças. “Porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”.
 


Autor(a): Diac. Linton Carlos Fruhauf
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 29067

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br