Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Cantai ao SENHOR um cântico novo...

09/09/2013

Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR, todas as terras. Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; proclamai a sua salvação, dia após dia.    Salmo 96.1-2

Quando leio os Salmos fico assombrosamente admirado. Pois ali encontro expressões tão ricas a respeito de Deus. Quem Ele é. O que Ele faz. Ao mesmo tempo encontro exemplos de como nós podemos expressar nossa alegria, gratidão, temor, clamor e frustação diante deste Deus todo poderoso.

Um detalhe importante dos Salmos é o seu constante convite ao Louvor. Louvar significa, segundo o dicionário Aurélio: . Quando alguém faz algo corajoso ou admirável ele é recompensado ou elogiado com uma medalha de Louvor. Quando um aluno se destaca ele se Forma com Louvor. Quando vivemos com Deus o Louvor é um convite a agradecermos a Deus por tudo o que Ele é e faz.

O povo do antigo Israel constantemente elogiava a Deus pela sua majestade, glória e poder e agradecia a Deus pela salvação e libertação da escravidão no Egito e por todas as promessas que Deus havia cumprido.

Hoje nós podemos louvar a Deus pela grande promessa cumprida em Cristo Jesus. Promessa de salvação e redenção da humanidade perdida e desviada da vontade de Deus. Quando louvamos podemos fazer isso através da música, mas ela é uma maneira de louvar, não a única.

A música é uma das maneiras de expressão cultural de um povo. Através dela recebemos e transmitimos valores. Através dela expressamos nossos sentimentos. Expressamos nossas vontades. Aqui existe um ponto de grande diferença entre o uso da música na Igreja e na Sociedade.

Você já parou para pensar no que é cantado por ai? Quais os valores estão sendo transmitidos? Como a vida da nossa sociedade se organiza de acordo com valores expressados através de músicas contemporâneas? Como uma música pode levar grandes multidões a “descerem na boquinha da garrafa” ou serem chamadas de “cachorras” sem qualquer problema? Em comunidade a música é um instrumento de expressão de conteúdos de Fé e como nos sentimos diante da Palavra de Deus ou do próprio Deus. A música é uma maneira de expressarmosnossa fé.

Assim pergunto: que tipo de música nós usaremos para expressar nossa Fé em Deus Pai, seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo? Esta pergunta nos remete ao hinário ou cancioneiro, usados em nossos cultos e encontros, não só em nossa comunidade, mas no Brasil e no mundo. Lembrando: “a música é uma forma de expressão cultural”. Não é o estilo “A” ou “B”, ou rock, clássico, baião, marchinhas, reg, axé, pop, mpb, forró, tradicionalista, eletrônica, samba, dance que vai ser mais espiritual ou abençoado. Deus criou no ser-humano a capacidade de organizar sons para formar uma melodia. Creio que quando “povos de todas as terras” louvam a Deus através da música isso não se dará somente com o hino 97 do HPD: Deus é Castelo Forte e Bom - mas através de uma multiplicidade que só Deus pode compreender. Lutero em decorrência das mudanças do seu tempo criou músicas usando ritmos das tabernas e bares, pois, a música na igreja é uma expressão cultural da comunidade local ao Deus eterno. Muitos dos compositores de sinfonias dedicavam sua melodias a Deus.

Que nossa comunidade possa deixar ecoar sobre a Terra o seu louvor para honra e glória de Deus. Aprendendo com sua rica história e expressando seu louvor de maneira rica também diante de Deus. Seja com hinos contemporâneos, ou com as ricas letras antigas de nossos hinários.

 


Autor(a): P.William Jose Werter
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 96 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 24510

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br