Paróquia Schroeder

Sínodo Norte Catarinense



Rua Marechal Castelo Branco , 3339
CEP 89275-000 - Schroeder /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3374-1143 | (47) 9880-10009
ieclb.psch@netuno.com.br
ID: 220

Conselho de pai

Devocional Dominical - 09-8-2020 - Dia dos Pais

08/08/2020

Conselho de pai

Quero inicialmente lançar uma pergunta a você que é pai: se você pudesse dar apenas um conselho a seu filho, qual seria? “Estude bastante para ser alguém na vida”, ou “sempre cuide bem de sua saúde”, ou ainda “Aproveite a vida enquanto é jovem”. Além das palavras, qual é o conselho que a seu exemplo de vida tem deixado a seus filhos e a seus familiares? Os seus filhos vão desejar seguir os seus passos ou não?
 O texto bíblico para esta pregação nos fala de Davi, um grande rei de Israel. Um dos grandes projetos do rei Davi, era construir o templo de Jerusalém. Porém, Deus lhe diz que não seria ele quem iria construir este templo, mas sim o seu sucessor, o seu filho Salomão. Chegando ao final de seu reinado, já de idade avançada, Davi anuncia diante de todas as autoridades do povo que Salomão seria o seu sucessor. Também anuncia que ele é que executaria a tarefa de construir o templo para o Senhor.
Neste episódio, de forma pública, diante de todos aqueles a quem havia convocado, Davi instruiu o seu filho com o mais importante dos conselhos. Ouçamos o que Davi falou a Salomão, seu filho: “Meu filho, reconheça o Deus de seu pai e sirva-o com todo o coração e de livre e espontânea vontade. Ele conhece todos os seus pensamentos e desejos. Se você o procurar, ele o aceitará; mas se o abandonar, ele o rejeitará para sempre.” (2 Cr 28.9)
De certa forma, Davi está dando a receita do sucesso para o seu filho. Ele diz que se Salomão servisse a Deus de coração sincero, de forma espontânea e seguisse os mandamentos divinos, certamente Deus estaria com ele e faria prosperar o seu reinado. Davi diz ainda que Deus é encontrado por quem o busca, mas que também rejeita aquele que o abandona.
Que sábio conselho este de Davi! Ele bem poderia ter falado muita coisa, afinal, administrar uma nação e um povo exige muitas habilidades. Mas a instrução de Davi foi para que atentasse ao que o iria ajudar em todas as outras coisas.
Estimados pais. Saibam que ainda hoje esse é o melhor conselho que se pode dar a um filho: que ele ande na presença de Deus, o sirva com disposição e obedeça aos seus mandamentos. É claro, que há bons conselhos para as muitas áreas da vida. Você pode, e diria eu, você deve instruir o seu filho em relação à vida profissional, a vida amorosa e conjugal, amizades, saúde, etc., mas nenhum desses conselhos supera o conselho que Davi deu a Salomão e que tomara, você também dê a seu filho.
No entanto, você acha que Salomão teria dado ouvidos ao conselho do pai se este não tivesse visto o seu exemplo? Perceba que Davi pede a seu filho Salomão que reconhecesse o Deus de seu pai. Davi cometeu muitos erros durante a sua vida, mas em seu relacionamento com Deus ele é um exemplo também para nós. Salomão viu na vida de seu pai o resultado de viver na fé. E isso fez toda a diferença. Isto dá credibilidade a quem dá o conselho. Estimado pai. Como está o seu relacionamento com Deus? Você tem sido exemplo a ser seguido para a sua família, para os seus filhos? Lembre que de nada vai adiantar que você instrua seu filho a participar na igreja, a viver com Deus se ele não ver o bom resultado disso em sua vida.
Nunca se esqueça que a melhor herança que você pode deixar pra os seus filhos, não são bem materiais, dinheiro e prestígio. Tudo isso é bom, é verdade, mas tudo isso acaba. A única herança que se leva para a eternidade é a fé em Deus. É a única herança que poderá dar a vida eterna ao seu filho, bem como também a você. Portanto pais, vivam de tal forma que os seus filhos queiram imitar a sua fé, servir a Deus e andar nos seus caminhos.
Amém.
 


Autor(a): Cleiton Friedemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Schroeder (SC)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Testamento: Antigo / Livro: Crônicas I / Capitulo: 28 / Versículo Inicial: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 58188
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br