Sínodo Rio Paraná



Rua Independência , 2107 - Centro
CEP 85902-015 - Toledo /PR - Brasil
Telefone(s): (45) 3252-2799 | (45) 3055-2711 | (45) 3252-2799
sinodorpr@uol.com.br
ID: 17

25ª Assembleia Sinodal - Sínodo Rio Paraná

Realizada na modalidade on-line, a reunião contou com a participação de 132 pessoas conectadas, simultaneamente, para decidirem sobre assuntos referentes ao Sínodo

14/08/2021

Culto da XXV Assembleia Sinodal
Formação conduzida pelo Pastor 2º vice-presidente da IECLB e Doutor, Mauro Batista de Souza
Palavra do Pastor Sinodal, Afonso Weimer
Participantes da XXV Assembleia Sinodal - Sínodo Rio Paraná (1)
Participantes da XXV Assembleia Sinodal - Sínodo Rio Paraná (2)
Presidência da Assembleia Sinodal
Condução dos hinos do Culto da Assembleia
1 | 1
Ampliar

A Assembleia Sinodal é a instância máxima do Sínodo. Ela é realizada anualmente e seus/suas participantes são lideranças das Paróquias e Comunidades, Coordenadores de Departamentos e Conselhos e todos os Ministros e todas as Ministras que atuam na área Sinodal. Na tarde do último sábado, dia 14 de agosto, aconteceu a 25° Assembleia Sinodal, do Sínodo Rio Paraná, que pelo segundo ano foi realizada na modalidade on-line. Nesta edição, 132 pessoas estavam conectadas, simultaneamente, para de forma conjunta decidirem assuntos referentes ao Sínodo Rio Paraná.

A 25ª edição iniciou com o Culto de abertura conduzido pelo pastor Sinodal, Afonso Adolfo Weimer, e na sequência o Pastor 2° Vice-presidente da IECLB, P. Dr. Mauro Batista de Souza, trouxe a Palavra Pastoral, com um momento de reflexão e formação aos participantes.

Além das demandas administrativas, neste ano, também foram eleitos os Ministros e a Ministra que representarão o Sínodo Rio Paraná no Conselho da Igreja (a partir do segundo semestre de 2022 até o ano de 2026). Os nomes foram indicados pelas Paróquias e foram eleitos: Representante Titular: P. Vernei Hengen – Paróquia de Marechal Cândido Rondon (PR); 1ª Suplente: Pa. Ma. Sandra Kamien Tehzy – Paróquia de Cascavel (PR) e 2º Suplente: P. Marlon J. Radons – Paróquia de Toledo (PR).

A Palavra do Pastor Sinodal foi um momento marcante, quando, emocionado, destacou com pesar, às muitas palavras que, especialmente nas redes sociais, semeiam a discórdia e difamação contra pessoas e a própria IECLB como instituição. E ainda lamentou pela dor e o luto pelas muitas milhares de vidas perdidas pela COVID-19, destacando a tristeza pela morte do Presidente da Paróquia de Medianeira. Ele ainda apresentou o Planejamento Sinodal dos próximos três anos (2021-2024), produzido inteiramente on-line. Este recebeu uma moção de aplauso, pelo resultado construído de maneira democrática e conjunta.
 

Confira a mensagem da Assembleia Sinodal, na íntegra:

Às comunidades,

“Eis que faço novas todas as coisas”. (Apocalipse 21.5)

Aos 14 dias do mês de agosto do ano de 2021, representantes das paróquias que fazem parte do Sínodo Rio Paraná estiveram reunidos e reunidas em sala on-line da plataforma zoom para a XXV Assembleia Sinodal. Com a palavra do Salmo 34.14 “Afastem-se do mal e façam o bem; procurem a paz e façam tudo para alcança-la.”, o Pastor Sinodal Afonso Adolfo Weimer, em culto, acolheu e animou a todos para que em espírito de amor pela vida, praticando o bem, refreando a língua do mal e buscando a paz, nos coloquemos na presença e sob a orientação de Deus.

A pregação no culto, conduzida pelo Pastor 2º vice-presidente da IECLB P. Dr. Mauro Batista de Souza, nos fez refletir sobre pedras. Pedras foram e são importantes na história da humanidade. Sobre elas surgiram as primeiras obras de arte; afiadas e moldadas, serviam de instrumento de caça, trabalho, defesa. Usadas para construir estradas, casas e castelos. As pedras também aparecem na bíblia. No Antigo Testamento, Deus por meio do profeta Ezequiel promete ao seu povo substituir o coração de pedra e por um coração bondoso (Ezequiel 36.26). Jesus é comparado à pedra angular. Deus removeu a pedra que fechava o sepulcro onde Jesus estava. Pedras também estão presentes na vida da igreja, muitas vezes, dificultando o caminhar. É, entretanto, em momentos de crise que a igreja é chamada a ser relevante, reconhecendo que Deus abençoa a igreja com uma riqueza de dons e com criatividade e anunciando que Jesus é aquele que remove todas as pedras. A partir de Cristo, o caminho está livre para o encontro com Deus e para encontrar Jesus Cristo nas outras pessoas, deixando de lado as pedras de ódio, que levantam muros, provocam divisão e fazem tropeçar.

Visto que a pandemia da COVID-19 marcou profundamente o tempo em que vivemos, o Pastor Mauro de Souza continuou a conduzir-nos numa palavra de esperança, fazendo-nos refletir sobre quem somos como IECLB, o que temos de bom e o que precisamos melhorar. Nesta reflexão cabe o lamento, a gratidão e a transformação diante dos desafios que a pandemia nos coloca.

A palavra do Pastor Sinodal Afonso Adolfo Weimer, emocionou a assembleia quando lembrou de dois motivos de lamento. O primeiro deles diz respeito às muitas palavras que, especialmente nas redes sociais, semeiam a discórdia e difamação contra pessoas e a própria IECLB como instituição. Temos que cuidar para que as nossas palavras sejam fonte de água boa a jorrar (Tiago 3.10-11), pois o que sai de nossas bocas, teremos de prestar contas a Deus (Mateus 12.36-37). O segundo lamento refere-se à dor e ao luto pelas muitas milhares de vidas perdidas pela COVID-19. A morte pela Covid-19 não pode ser normalizada, nem podemos nos tornar insensíveis diante do sofrimento gerado. Em meio ao lamento, fomos lembrados também do que pode nos dar esperança. Deus cuida de nós, nos dando discernimento para avaliar o caminho a percorrer, dizendo: “Não tenhas medo” (Lamentações 3.57). Deus está no meio de nós e a nós, só nos resta dizer, como os discípulos de Emaús: “Fica conosco, Senhor” (Lucas 24. 29).

Que a esperança de Deus revelada em Jesus Cristo continue fortalecendo a fé, o ser, fazer e o dizer das comunidades do Sínodo Rio Paraná no testemunho e na missão de Deus.

Participantes da 25ª Assembleia Sinodal.
14 de agosto de 2021.

O vídeo da mensagem do P. Dr. Mauro, pode ser acessado na íntegra, no canal do YouTUBE do Sínodo Rio Paraná - IECLB: 

https://www.youtube.com/watch?v=Z0zqNsYfg-I&t=7s
   


Autor(a): Assessoria de Comunicação - Sínodo Rio Paraná
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio Paraná
ID: 64019

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deixem que o espírito de Deus dirija a vida de vocês.
Gálatas 5.16
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br