Sínodo Rio Paraná



Rua Independência , 2107 - Centro
CEP 85902-015 - Toledo /PR - Brasil
Telefone(s): (45) 3252-2799 | (45) 3055-2711 | (45) 3252-2799
sinodorpr@uol.com.br
ID: 17

História da Paróquia de Medianeira - PR

12/08/2021

Paróquia de Medianeira (1)
Paróquia de Medianeira (2)
Paróquia de Medianeira (3)
Paróquia de Medianeira (4)
Paróquia de Medianeira (5)
Paróquia de Medianeira (6)
Paróquia de Medianeira (7)
Paróquia de Medianeira (8)
Paróquia de Medianeira (9)
Paróquia de Medianeira (10)
Paróquia de Medianeira (11)
Paróquia de Medianeira (12)
Paróquia de Medianeira (13)
Paróquia de Medianeira (14)
Paróquia de Medianeira (15)
1 | 1
Ampliar

A colonização rural do eixo Foz-Cascavel foi predominantemente de agricultores sulinos, descendentes de italianos, alemães, poloneses e de outras etnias em menor número. Neste contexto, surgiram as primeiras Comunidades Evangélicas de Confissão Luterana.

A data de referência como marco fundante da Paróquia de Matelândia é 18 de Dezembro de 1966. Porém, no dia 10 de dezembro de 1967 foi realizada a primeira Assembleia Geral das Comunidades, fundando oficial e legalmente a Paróquia de Matelândia. A paróquia de então era constituída pelas comunidades de Céu Azul, Vila Esmeralda, Agro Cafeeira, Matelândia, Medianeira, Flor da Serra, Jardinópolis, Aurora do Iguaçu, São Jorge, Cacique, São José e Foz do Iguaçu. Contava com aproximadamente 550 famílias e o pastor residia em Matelândia.

A colonização da região foi predominante por agricultores que vinham em busca de terras e produzir sua subsistência familiar. Apenas as comunidades de Medianeira e Foz do Iguaçu são desde o princípio urbanas. Paralelo ao processo de formação das paróquias do oeste paranaense, ocorreu a colonização do Paraguai pelos brasileiros (brasiguaios), e por isso, até o ano de 1975, os pastores de Foz do Iguaçu e Matelândia faziam também o atendimento a estas novas colônias no país vizinho.

Após 21 anos de caminhada como Paróquia de Matelândia, no dia 15 de dezembro de 1996, devido a remanejamento de campos de trabalho entre paróquias vizinhas e outros fatores, oficialmente a sede da Paróquia passa a ser na cidade de Medianeira - PR. Com isso, não somente muda a cidade sede, como também o nome da Paróquia, que passa a ser segundo o estatuto: “Paróquia Evangélica Martin Luther - IECLB de Medianeira”.
Atualmente a paróquia é composta pelas seguintes comunidades: Matelândia, Medianeira, Flor da Serra, Jardinópolis, Agro Cafeeira, Vila Esmeralda, Palmital e Aurora do Iguaçu.

Comunidade de Medianeira - PR

O Pastor Klaus Ulrich Werner, da Paróquia de Capanema - PR, reuniu as primeiras famílias Evangélicas em Medianeira com cultos realizados em suas casas nos anos de 1964 e 1965. A partir de 1966, o Pastor Albrecht Frank, da Paróquia de Toledo-PR, continuou com os cultos nas casas das famílias. Com a instalação da Paróquia de Matelândia - PR (1966), houve continuidade dos cultos ministrados pelo Pastor Werner Wedel. A comunidade de Medianeira ainda em formação era composta, em dezembro de 1967, por 7 famílias. Estas reuniram esforços para construir sua igreja e pavilhão de festas, inaugurados em 16 de outubro de 1968. A Comunidade cresceu e, em 13 de setembro de 1987, foi lançada a pedra fundamental para a construção da atual igreja, inaugurada em 08 de outubro de 1989.

Comunidade de Matelândia - PR

A Comunidade Evangélica de Matelândia começou a reunir-se no ano 1953, tendo como ponto de pregação a residência de Guilherme Hass. Depois se reuniu na escola Dom Bosco, onde ocorreu a confirmação do primeiro grupo de jovens em 28 de Novembro de 1954.
A comunidade teve a sua instalação oficial em 20 de Janeiro de 1955, com o lançamento da Pedra fundamental para a construção da primeira igreja.

Aurora do Iguaçu-São Miguel do Iguaçu - PR

A Comunidade de Confissão Luterana de Aurora do Iguaçu foi fundada em 06 de janeiro de 1959, e, contava com 10 famílias membras. Estas famílias eram provenientes em sua grande maioria do estado do Rio Grande do Sul.
Com o passar do tempo a comunidade sentiu um crescimento e não tinha mais espaço para os cultos, que, até então, eram realizados na casa do Sr. Alicio Wüst. Então, os membros, incentivados pelo pastor, preocuparam-se com a construção de uma igreja. No dia 16 de setembro de 1962 foi inaugurada a primeira igreja com festa e baile de Kerb.

Agro Cafeeira - Matelândia - PR

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Agro Cafeeira foi fundada no ano de 1957.
Algo que se destaca nesta comunidade é a chegada gradual de novos membros, o que tem sido motivo de grande alegria e incentivo. No ano de 2000, foi elaborado o projeto de construção de uma nova Igreja, projeto que foi concluído no ano de 2004.

Comunidade de Palmital-Serranópolis do Iguaçu - PR

A Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Palmital está localizada na Linha Palmital, município de Serranópolis do Iguaçu- PR. A Comunidade foi fundada em 1970, quando as onze famílias membras residentes na linha decidiram se reunir e constituir uma comunidade. Nos seus primórdios a comunidade fazia parte da Paróquia de Matelândia.

No ano de 1971, iniciou-se a construção da igreja em madeira. Este primeiro templo foi construído pelos próprios membros através de doações. A primeira igreja serviu a comunidade até o ano 1992, quando então foi construída uma nova igreja de alvenaria.

Vila Esmeralda - Matelândia - PR

A Comunidade Evangélica de Vila Esmeralda foi fundada no ano de 1968. Os primeiros luteranos a chegar a Vila Esmeralda eram provenientes de Jaraguá do Sul-SC, Ipomeia- SC e de diversas localidades do Rio Grande do Sul. Os fundadores totalizavam 9 famílias.

Flor da Serra - Serranópolis do Iguaçu - PR

A Comunidade Evangélica de Flor da Serra foi fundada no dia 16 de janeiro de 1966.
A maioria das suas 6 famílias membras eram oriundas do estado do Rio Grande do Sul. Hoje a comunidade está conformada por 21 famílias.

Jardinópolis- Serranópolis do Iguaçu - PR

O primeiro culto realizado em Jardinópolis foi no ano de 1963 na residência do Sr. Reinoldo Sitman, pois a comunidade não possuía uma igreja. A primeira igreja foi construída no ano de 1966 e neste mesmo ano inaugurada. Em 1982, foi arrancada a igreja antiga e deu-se início a construção de um novo templo. No ano de 1993, foi construído o pavilhão comunitário que serve para as atividades de formação e festivas da comunidade. No ano de 2010, o atual templo passou por uma reforma geral.

Atualmente a Paróquia é pastoreada pelo Ministro, Pastor Luzaoir Lenz.

Que Deus continue abençoando esta Paróquia e todas as pessoas que fazem parte desta linda história!🙏❤


Fotos e texto: Arquivo da Paróquia 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br