Sínodo Rio Paraná



Rua Independência , 2107 - Centro
CEP 85902-015 - Toledo /PR - Brasil
Telefone(s): (45) 3252-2799 | (45) 3055-2711 | (45) 3252-2799
sinodorpr@uol.com.br
ID: 17

História da Paróquia de Corbélia

29/07/2021

1
2
3
4
5
6
7
8
9
1 | 1
Ampliar

A história da Comunidade de Corbélia começou muito antes da sua fundação. No dia 07 de julho de 1953, chegava em Corbélia, Helmuth Meyer e sua esposa, de Carazinho (RS). Ele luterano e ela católica. Eles foram o primeiro casal evangélico a “levantar o seu rancho no meio do mato e a depositar nesta terra fértil a esperança de um futuro abençoado”. Ainda no mesmo ano, Jorge Sauter e seu irmão José Sauter também chegaram a Corbélia, ambos também de Carazinho. Em 1954, várias famílias evangélicas também chegaram, entre elas as famílias de: Ernesto Vogt; Otto Busse; Gustavo Scharlau Osvaldo Schwambach; Carlos Thomann e Beno Sauter. Nos anos seguintes, a vinda das famílias evangélicas era constante, pois a terra era fértil e tinha um bom preço. Mas as famílias sentiam uma necessidade em comum; a saudade da comunhão na fé, do culto evangélico e da presença da igreja.

Em 1954, foi tomada a iniciativa de fazer contato com o Pastor Karl Moeller, da Paróquia de Toledo, para contar sobre a existência de famílias luteranas na cidade e também da vinda constante de famílias do Rio Grande do Sul para Corbélia. Apenas em janeiro de 1955, a casa de Gustavo Scharlau abrigou o primeiro culto. Os cultos acometeram e o sentimento de gratidão e alegria tomavam conta do local. Todos os trabalhos comunitários permaneceram sendo realizados na casa até o ano de 1959, quando o tempo foi inaugurado.

Em 1956, foi fundada oficialmente a Comunidade de Corbélia e eleita a primeira diretoria: Presidente, José Sauter; vice-presidente, Osvaldo Schwambach; tesoureiro, Osvino Geiss; secretário, Egon Vogt, e vice, Beno Geiss. Era a concretização de um sonho e de uma longa caminhada de fé e trabalho. Em junho de 1966, 10 anos, depois foi fundada a OASE e eleita a primeira diretoria: Presidente, Loni Vogt; vice- presidente, Vera Schwambach; secretária, Nelvi Schultz, e vice, Doris Scharlau. Em agosto, Hildegard Elger foi eleita tesoureira e Eli e Appelt, vice.
No dia 12 de janeiro de 1975, aconteceu o lançamento da Pedra Fundamental e no dia 15 de fevereiro de 1976, a inauguração do novo templo. Dois anos depois, foi inaugurada a quadra de esportes.

Emancipação da Paróquia:

No segundo semestre de 1983, a diretoria começou a almejar a emancipação de Comunidade para torná-la uma Paróquia. Havia o receio quanto à sustentabilidade, mas quando o assunto foi apresentado no Assembleia, a proposta da emancipação foi aprovada por unanimidade. Os membros estavam dispostos a enfrentar o novo desafio. Em maio de 1984, o Concílio Distrital aprovou a emancipação e em agosto a decisão mais esperada tornava-se realidade: a partir de janeiro de 1985, Corbélia passaria ser uma Paróquia.

Desde aquela época muito foi conquistado e muitas pessoas passaram a fazer parte da Paróquia. Sempre foi possível perceber a fé, o amor, empenho e dedicação das pessoas que integravam e integram esta Paróquia. Atualmente ela é pastoreada pelo P. Adriano Adão da Rosa.
Que Deus continue abençoando a Paróquia de Corbélia e a vida de todas as pessoas que fazem parte dela!

Fonte e fotos: Arquivos da Paróquia de Corbélia.
📷Confira algumas fotos: 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias, te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145.1-2
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br