Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Você já orou hoje?

20/10/2008

Parece que nós estamos perdendo o bom hábito de orar; de ocupar um instante do nosso dia para estar em contato direto com Deus. Não que em outros momentos não estejamos, mas, na oração estamos conversando com Deus.

Para ilustrar um pouco o que quero dizer vou dar um exemplo: a alguns dias atrás, estávamos de visita em uma paróquia da vizinhança e conversando com uma senhora ela disse sem saber que eu era pastor: Sabe, aqui nós já fizemos até o pastor perder essa mania de orar; principalmente antes das refeições. Ao ouvir isso eu fiquei muito preocupado e me perguntei: Será que isso reflete a realidade do nosso povo? Será que realmente as pessoas estão parando de orar? Ou será que esqueceram o significado disso?

Martin Lutero disse que: “Onde não há oração, não existe fé!” E eu concordo plenamente com isso, pois, o que na maioria das vezes as pessoas fazem é confundir as coisas: aprendem algumas repetições e ficam repetindo-as, sem mesmo saber o que estão dizendo. Repetem refrões de outras crenças, misturam rezas e vão em frente, mas, não tem uma relação próxima de Deus, não compreendem o que é fé, por que não a tem. E no primeiro momento de dificuldade, culpam a Deus pelo seu infortúnio.

Sabemos que a oração é a base da fé e, é através dela que mantemos uma relação próxima de Deus. Quem habitualmente ora, sabe que na maior dificuldade Deus não o abandona, e, tampouco é culpado pelo que está acontecendo. Pelo contrário, Ele sempre vai estar ali ao nosso lado fortalecendo-nos em todos os momentos. Por outro lado, nós não podemos culpar de todo as pessoas, pois, algumas nem sabem o que é orar.

Então rezar, não é orar! O que as pessoas freqüentemente falam, é uma palavra que vem do latim, e significa simplesmente “repetir”. E é isso que as pessoas fazem, rezar: repetem, repetem sem mesmo saber o que estão dizendo. Ao final não lembram do que disseram e tampouco se aproximaram de Deus.

Orar também vem do latim, mas, significa, falar, ou num bom português: conversar. Isso: orar é conversar com Deus. E é isso que Jesus ensina aos discípulos em Mateus 6.5 ss.

Alguns com certeza podem perguntar: -mas, o Pai Nosso não é um repetição? Bom! A resposta é: você pode rezar o Pai Nosso ou orar o Pai Nosso, a escolha é sua!

Mas, é justamente com o Pai Nosso que eu quero ilustra para você o que é orar. Jesus disse, vós orareis assim: isso não significa que só podemos orar o Pai Nosso, ou, que não podemos orá-lo por que seria repetição. Significa que essa foi a oração que Cristo nos ensinou, é uma oração completa, pura e que devemos orar de todo o coração. O Pai Nosso é uma oração modelo que orienta as nossa demais orações. Mas, também é uma oração simples, para aquelas pessoas que pensam não serem capazes de formular uma oração própria.

Se você pesa não conseguir formular uma oração, comece agora mesmo a adquirir este bom hábito. Abra a sua bíblia em Mateus 6.9-13 e ORE o Pai Nosso!

Ademir Trentini . pastor
Paróquia Evangélica de Ibirubá


Autor(a): Ademir Trentini
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8503

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jamais a fé é mais forte e gloriosa do que ao tempo da maior tribulação e tentação.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br