Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Semana da Páscoa

06/04/2009

TEXTO: Lucas 23.26-49 e Isaías 53

INTRODUÇÃO: A GRAÇA -

Certo homem, preocupado com a situação religiosa de sua alma, adormeceu e sonhou. Estava no céu onde se realizava o juízo. O Juiz Supremo estava sobre o trono. As milhares de almas desfilavam em sua presença augusta. Afinal, uma balança foi trazida na presença do Juiz. A seguir trouxe um enorme livro. Nele estavam registradas todas as boas obras do homem, motivo pelo qual ele se encheu de ânimo e alegria. Fechado, foi posto no prato da balança, que com o peso abaixou.

Outro livro veio às mãos do Juiz. Suas páginas também foram examinadas. Nelas se registravam as más ações daquele pecador. Fechado, foi posto no outro prato da balança. O seu peso foi tal que levou o primeiro prato às alturas. Que mal teria eu praticado? Murmurou, ao tomar em suas próprias mãos o grande livro. Interessou-se pelo seu conteúdo e ao folheá-lo ficou desesperado, pois eram tantas as suas folhas, eram tantos os seus delitos. “E quem me salvará agora? Eu que confiei nas boas obras para a salvação!” Enquanto se desesperava, uma mão firme e poderosa arrancou-lhe das mãos o livro, abriu-o e, página por página, borrou-o com sangue, apagando todas as inscrições de dívida. E uma voz clamou: TUDO DE GRAÇA! TUDO DE GRAÇA, eu morri por teus pecados e derramei o meu sangue para livrar-te da pena eterna. Acordou. Era apenas um sonho, mas que serviu para tirá-lo do caminho errado das boas obras para a salvação e, lançá-lo no caminho certo da salvação pela GRAÇA, mediante a fé em Jesus Cristo.

1 – EIS QUE A PROFESSIA SE CUMPRE (Isaías 53.)

No mundo daquela época, a grande expectativa era a vinda do messias, mas o messias veio e não se aperceberam! Antes gritaram crucifica-o, crucifica-o! Mas tudo isto fora a vontade de Deus. Era necessário que o Filho do homem padecesse muitas coisas e sofresse, e fosse morto! Jesus por algumas vezes havia dito isto para os discípulos e eles não o entendiam! Jesus veio para fazer a vontade de Deus. Ele mesmo disse: João 5:30 Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me enviou.

João 6:38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou. Jesus sempre buscou a vontade do Pai. A vontade de quem nós buscamos? A vontade de Deus ou a nossa mesma! Ou dos homens? Precisamos estar crucificando diariamente o velho homem! Com os seus desejos. Em Ef 5.16 digo-vos andai no espírito jamais satisfareis os desejos da carne” . isto implica em renúncia dia a dia, deixando Deus agir e guiar nossas vidas. Quando nossa vida for guiada por Deus, também experimentamos as bênçãos da obediência. Estando certo de que a palavra de Deus sempre se cumpre. No V 27 diz: seguia-o numerosa multidão do povo. Também mulheres que choravam e lamentavam por o que estava acontecendo... Precisamos ser daqueles que seguem a Jesus, não por curiosidade, nem por religiosidade, mas por convicção, de que no filho de Deus Jesus Cristo temos o perdão, reconciliação e salvação. A verdadeira esperança da vida eterna. Para muitas das mulheres que seguiam a Jesus, era pesado ver Jesus sendo crucificado! Mas Jesus lhes reponde: chorai por vós mesmas: quer dizer olhai por vós mesmas se tendes certeza da vida eterna, estão preparadas para enfrentar a morte para vida eterna? Todo ser humano anseia por vida, quando somos acometidos por uma doença grave, muitas vezes temos medo de enfrentar. Se pudermos escolher, escolhemos a vida. A medicina está estudando formulas que prolonguem a vida, que lhes dê vida eterna. A verdadeira vida não está em fórmulas, ela está a disposição de todo ser humano a partir de uma voz que expirou na cruz! ESTÁ CONSUMADO! A salvação está pronta, nenhum ser humano precisa fazer algo para merecer a salvação, a salvação está pronta em Jesus Cristo nosso Senhor. Ele deu o grito de vitória, o grito da verdadeira vida.

Por isto o que vamos escolher? Vida ou morte!

Desde que entrou o pecado no mundo, a morte perpassa a todo ser humano! Diz a palavra de Deus: Rm 5.19 – porque, pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim, também pela obediência de um só (Jesus), muitos se tornarão justos. O mundo oferece toda liberdade, vale tudo, posso fazer de tudo, e tudo o que quero! A palavra de Deus diz: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém, todas as coisas me são lícitas mas não me deixarei dominar por nenhuma delas 1 Co 6.12 e 10.23 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém, todas são lícitas, mas nem todas edificam.

O mundo procura por vida, anseia por vida, então se lançam em toda a sorte de experiências, que o mundo oferece dizendo ser a plena liberdade! Liberdade é fazer o que você quer e gosta de fazer! As conseqüências desta liberdade é a morte, natural e espiritual. Como tu encaras a morte de Jesus ? o que para ti significa morte e ressurreição de Jesus ? apenas, ou simplesmente, um feriado onde posso, pescar, comer carne de peixe! Ou realizar qualquer outro tipo de criatividade ou de lazer! O que vamos escolher? Vida ou morte? Verdadeira vida somente em Jesus , a morte não preciso fazer nada, simplesmente deixar o barco correr! A decisão é tua é de cada um. Se pudermos escolher, escolhemos a vida deixando de lado os desejos do mundo com o velho homem pecador e um ressuscitar com Jesus para um novo homem perdoado por Deus, justificado por Deus mediante a fé nele, com conceitos diferentes das do mundo; Lutero dizia: antes de conhecer a Jesus não posso não pecar, depois de conhecer a Jesus – posso não pecar. Esta escolha para vida, precisa estar acompanhada diariamente pela leitura da palavra de Deus e pela oração, pela comunhão com os irmãos na fé. E tudo que vemos e convivemos precisa passar pelo crivo e ótica da palavra e vontade de Deus, para que porventura não façamos o que seja do vosso querer.

Portanto, a escolha que fazemos neste mundo, traz conseqüências: se escolhermos viver a liberdade que o mundo nos oferece, as conseqüências são muitas vezes mais dores e doenças, conseqüências de atos pecaminosos e uma vida eterna longe da presença de Deus. E se aceitamos a liberdade em nos submeter a palavra e vontade de Deus já neste mundo: as conseqüências serão experimentar do perdão de Deus e do próximo, vivendo uma vida de paz e amor e na vida porvir Ter neste mundo a certeza da vida eterna. Experimentamos já aqui um pouco do céu.

Qual tem sido a nossa escolha até hoje? Vamos continuar andando neste caminho, ou vamos pedir que Deus nos ajude a mudar de vida? Podemos escolher, morrer como os dois malfeitores ou morrer como Jesus, tendo a certeza da vida eterna, nunca é tarde demais, antes da morte ainda podemos fazer esta decisão como um dos malfeitores o tem feito. Mas não podemos deixar para amanha, esta decisão, porque hoje é o dia da salvação, hoje é o dia de sermos salvos. 2 Coríntios 6:2 (porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação). Não vamos deixar para amanhâ!!!

A verdadeira vida está em Jesus Cristo, não está em nenhum ser humanos, ela está no morrer e ressuscitar com Jesus. Que Deus nos ajude nesta escolha, porque seremos responsáveis diante dele pelos nossos atos e ações no dia do juízo. A VERDADEIRA VIDA ESTÁ EM JESUS. O FILHO DE Deus que se entregou por nós, para que nós tenhamos verdadeira vida em e a partir de Jesus. Não vamos deixar que o dia do juízo caia sobre nossas cabeças, mas antes vamos nos entregar aquele que julga retamente: JESUS CRISTO: que a graça do senhor Jesus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos nós, AMÉM.

Danilo Starosky, Pastor, Panambi/RS.


Autor(a): Danilo Starosky
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8518

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br