Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Pentecostes

05/05/2008

No domingo dia 11, nós celebramos pentecostes, o aniversário da igreja cristã. Nessa data e relembramos a importância do testemunho dado pelos discípulos, o qual, é também cobrado de nós hoje. Pois, somos cristãos e cristãs batizados/as e assumimos um compromisso com Deus, que enviou o seu Espírito Santo a nós, e, esse Espírito Santo bate a nossa porta todos os dias e nos convida a dar o nosso testemunho, dar a nossa contribuição. Lembramos o que o próprio Jesus disse a respeito do Espírito Santo no evangelho de João 14:26: “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” E pergunto: - você tem consciência disso? Você conhece o tamanho do compromisso que você assumiu com Deus e com a sua comunidade ao receber o batismo de acordo com a promessa que seus pais e padrinhos fizeram ao te apresentar diante de Deus e da comunidade, pedindo a bênção dele sobre sua vida? Deus é um Deus de amor, mas, não se deixa enganar! E isso Paulo nos diz em Gálatas 6.7: não vos enganeis, de Deus não se zomba, o que o homem semear, aqui também ceifará.

Nesse fim de semana, onde celebramos o inicio da Igreja Cristã eu te convido a refletir sobre a história dessa igreja que, às vezes, você acha que perdeu o sentido, que você pensa que é enganação, que o Espírito Santo é uma grande besteira: Olhemos para o passado, e veremos a fidelidade de Deus. Homens e mulheres que deram testemunho da sua obra e que nele depositaram a confiança da sua vida. Que desafiaram impérios e seus governantes, que se opuseram a opressores, a injustiça da sociedade, e até perderam suas vidas pela causa do evangelho e em momento algum ganharam nada com isso. Com certeza, Deus esteve com eles através do seu Espírito Santo. E se não fosse dessa forma de maneira alguma teriam resistido a tais situações.

Podemos agora falar da igreja atual, quando aqui chegaram os colonizadores. Enfrentaram as mais variadas dificuldades, crises financeiras, doenças e falta de recursos, mas, nem por isso se acomodaram, desistiram. Buscaram forças na comunidade, nos vizinhos, mas, principalmente em Deus, que com certeza enviou o seu Espírito Santo para lhes dar forças e consolo, para que resistissem as dificuldades e dessem testemunho do seu evangelho. E se hoje temos uma comunidade onde podemos nos reunir em culto, se hoje temos pessoas que fazem parte dessa comunidade, é por que o Espírito Santo de Deus está presente aqui. Mas, para sermos comunidade de verdade, precisamos estar presentes, precisamos sair da toca, do buraco onde nos escondemos e participar, dar nosso apoio, nosso testemunho, falarmos para sermos ouvidos. Do contrário nada adianta criticar o pastor, reclamar da diretoria, falar mal dos presbíteros. Se somos apenas um nome na lista, seremos tratados assim.

Precisamos parar de ver nossa comunidade como um clube de auxilio pecúlio e passar a nos sentirmos parte dela. Por que nos piores momentos da nossa vida costumamos reclamar daquela comunidade que ignoramos durante toda a nossa vida. De forma alguma é para o Pastor ou para o Presidente da Paróquia que vocês terão de explicar alguma coisa, mas, para Deus. Ninguém quer o seu dinheiro, a oferta é a conseqüência da vida de quem conhece Deus de uma forma diferente. Queremos você aqui, Deus quer você, quer sua vida, quer sua família. Agora, já, não perca tempo. Lembre-se: Deus quer você na vida e para vida eterna. Deus não nos quer na morte por que quando ela vier, a sentença já estará dada. Sua comunidade precisa muito de você e com certeza você também precisa dela. Que o Espírito Santo te ilumine nesse dia e clareie sua mente.

Ademir Trentini . pastor
Paróquia Evangélica de Ibirubá


Autor(a): Ademir Trentini
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8485

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br