Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

O que este camponês sem terra Jesus sabe?

31/08/2009

Leia Mt 13.54-58

Jesus durante o seu ministério volta e meia voltava para a sua terra onde foi criado, Nazaré. Como em todos os lugares onde passava, também em Nazaré, pregou na sinagoga. O evangelista Mateus relata a reação das pessoas frente a pregação de Jesus. O povo ficou admirado diante de sua sabedoria e se perguntava: como o filho de um carpinteiro, de um trabalhador braçal, pode fazer tanta coisa? Como um pobre camponês sem terra e sem teto pode ter tanta sabedoria?

Atrás destas perguntas e dúvidas está a pergunta: como pode que Deus se tornou pessoa num camponês empobrecido, migrante, sem terra e sem teto? O que Deus quer nos dizer e mostrar pelo fato de ele se tornar pessoa numa família camponesa da periferia? O que Deus quer nos mostrar pelo fato de se tornar alguém da ide camponesa?

As pessoas perguntavam para si: como é que um pobre coitado que nem nós pode saber tanto? É que sempre foi dito que o povo é burro, que pobre não sabe nada, que lugar de pobre é ficar quieto no seu canto. De repente um pobre entre os pobres começa a falar de um Projeto que Deus tem para com todas as pessoas que ele chama de reino de Deus. E, este reino é totalmente diferente do reino deste mundo que é responsável pelo sofrimento, opressão e miséria na qual o povo vive. Jesus não apenas tinha sabedoria em seus discursos, mas ele também tinha um projeto que se diferenciava do projeto deste mundo.

Admirar a sabedoria de outro empobrecido até que dá, mas que existe um outro projeto além do projeto de exploração e opressão na qual vivemos isto não dá para acreditar. O mundo sempre foi assim e sempre vai ser assim. Aí é que está a novidade: o mundo não vai ser sempre assim. Isto Deus já nos mostrou no AT quando ele disse para Abraão e Sara saiam daqui que eu vou lhes mostrar uma terra para a vossa descendência. Vocês não precisam se acomodar aqui, vocês podem ir em busca da Terra Prometida. Abraão e Sara foram atrás do sonho de Deus. O mesmo Deus disse a Moisés, Arão e Miriam. Saiam da escravidão em busca da Terra Prometida. Eles foram e lutaram por ela e a conquistaram sob a orientação e direção de Deus.

Agora Deus através de Jesus também está dizendo que existe um outro jeito de organizar a vida e ele chama este jeito de Reino de Deus. Não precisamos nos acomodar e conformar com o jeito no qual o nosso mundo está organizado. Deus nos desafia a sonhar com um outro mundo que possível e necessário. Também para nós Jesus mostra através de sua pregação, através de seus sinais e milagres que aquilo que está aí pode ser mudado. Existe um outro projeto de vida e de sociedade e isto Jesus chama de reino de Deus. Não precisamos nos acomodar à exploração à que estamos sujeito, existe também uma outra forma de pensar e de ver a realidade do mundo além daquele que nós sempre aprendemos em casa, na escola, na cooperativa. Vamos abrir os olhos e entender que há saídas para o sofrimento e para a opressão que a atual sociedade nos impõe. O reino de Deus é esta saída que muda as pessoas e muda toda a sociedade na qual vivemos. Por isso Jesus no início de seu ministério pregou: arrependei-vos e crede no Evangelho. Deus tem outra proposta devida para este mundo no qual vivemos.

Pastor Günter Adolf Wolff
Condor - RS


Autor(a): Günter Adolf Wolff
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8535

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br