Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Nosso Deus Caminha Conosco

02/05/2011




Estamos vivendo o Tempo pós Páscoa. Um dos textos lembrados nesta época é o relato dos Discípulos de Emaús (Lucas 24.13-35). Certa vez Jesus caminhou ao lado de duas pessoas, provavelmente um casal, Cleófas e Maria. Durante essa caminhada conversou com essas pessoas, seus discípulos, e com suas palavras conseguiu fazer com que seus corações ardessem. Jesus estava ao lado deles, mas não o reconheceram. A palavra foi bonita, cativante e conseguiu amenizar a dor do sofrimento e do luto, porém eles não conseguiam reconhecer que era Jesus quem estava caminhando com eles.

Somente em Emaús, num gesto de Jesus, no partir do pão que tudo se torna claro. Os dois percebem que a todo tempo estavam caminhando com Jesus e sem o reconhecer. Foi o gesto de Jesus, o partir do pão que abriu os olhos deles. Agora seus corações já não ardem mais, mas explodem de alegria porque viram, creram que Jesus estava vivo. Ele ressuscitou!

Ao nos deparar com nossa realidade diária, percebemos que o caminho de Emaús é o caminho de todos nós. Jesus ressurreto caminha conosco. E também hoje muitas vezes não o reconhecemos ao nosso lado. Andamos como que cegos, discutindo e não entendendo o que realmente estamos discutindo ou mesmo o que está acontecendo.

Nosso Deus é aquele que caminha conosco em todas as situações da vida. Sim, Jesus Cristo é aquele que anda conosco, que ouve nossos pedidos e queixas, que nos consola e com paciência nos orienta. Ele anda conosco para dentro da vida e dos relacionamentos de cada dia.

Os discípulos verdadeiramente reconhecem Jesus no partir do pão, antes já lhes ardia o coração, mas não sabiam por que. Gesto bonito de Jesus se revelar no partir do pão; e o partir do pão acontece no lar, na casa, junto da família. Gesto bonito, ainda mais para a realidade em que vivemos, onde muitos nada têm e a família está totalmente desestruturada.

De acordo com esse texto, a pregação de Jesus foi muito boa, fazia o coração dos discípulos arder. Porém, o reconhecimento, o abrir dos olhos, acontece num gesto, ou seja, num ato concreto.

Isso nos mostra que só conseguiremos ver claramente a presença de Jesus nos gestos e atos concretos. A partir deste texto conseguimos entender as tantas iniciativas de pessoas que estão engajadas na ajuda ao próximo, quando elas relatam que foi em meio às lágrimas e muito sofrimento e na ajuda aos outros que viveram as maiores alegrias de suas vidas.

Somos desafiados a caminhar com as pessoas. Em todos os momentos, levando o alento, o consolo, a orientação e, principalmente o perdão. Perdão que constrói, anima, edifica nova vida.

É principalmente em gestos e atos concretos que vamos revelar Cristo às outras pessoas. Cristo que parte o pão, caminha com as pessoas em sua jornada e se hospeda em suas casas. Verdadeiramente este é o Cristo o Filho de Deus. Verdadeiramente isto é demonstrar a fé pascal na vida de cada dia. Afinal, o Cristo vivo caminha conosco, hoje e sempre. Amém.

Pª Sonja Hendrich Jauregui


Autor(a): Sínodo Planalto Rio-grandense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7940

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Eu anunciarei a tua fidelidade e te louvarei o dia inteiro.
Salmo 35.28
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br