Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Independência 07 de Setembro de 1822

08/09/2010


Gênesis 3 a queda do homem – Gn 6 a Corrupção dos homens e o anuncio do dilúvio – Gn 11 a torre de Babel - independência do homem!

O Brasil tem conquistado a sua independência no dia sete de setembro de 1822, desde então é independente de Portugal. Começou a andar sozinho, a pensar sozinho a decidir as coisas que seriam melhor para o país. Para o bem estar da nação e do povo brasileiro.

Querendo ser independente tornaram-se dependentes de outros povos ricos a tal ponto que não conseguem livrar-se.

Este exemplo também nos é conhecido pela Bíblia, ela tem acontecido no início da criação do mundo, quando em Adão e Eva entrou a desobediência, ou seja; o homem pensou em ser independente de Deus. Não precisar depender mais de ninguém! Tornou-se escravo do pecado da desobediência, e dos próprios interesses. Uma vida longe de Deus e da comunhão com ele. Adão e Eva não pensaram nesta conseqüência. Mas a palavra do Senhor se cumpriu ambos foram expulsos do jardim, e tiveram que com o suor do rosto conseguir a sobrevivência. Isto foi a conseqüência do pecado. A humanidade aumentou sobremodo, também o pecado aumentou sobremodo. Em Gênesis 6.1ss temos a história da maldade do raça humana. As pessoas foram se multiplicando, e o pecado aumentando. Diz a palavra de Deus em Gênesis 6.1-3 e 5-8 como foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas,mais lhes agradaram. Então disse o Senhor: o meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão de cento e vinte anos. Versículos 5-8 viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; então se arrependeu o Senhor te ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. Disse o Senhor: farei desaparecer da face da terra o homem que criei, o homem, o animal,os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Porém Noé achou graça diante do Senhor...

Podemos ver claramente que os homens fugiram da presença de Deus, corrompendo-se com pecados e desejos. Não queriam submeter-se a vontade e palavra de Deus. Não olhavam mais para Deus, a não ser para si mesmos e seus prazeres e desejos. Deus teve que dar um basta na humanidade que havia criado, porque as intenções dos homens era mau! Versículo 6, então se arrependeu o Senhor de Ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração.

Deus se arrepende de Ter feito o homem, a humanidade. A história da humanidade tomou outro rumo. Deus salva a Noé e sua família porque era temente a Deus e achou graça diante do Senhor Gênesis 6.18 – Deus pede para que Noé fizesse uma arca para ele e os animais v.11ss – o dilúvio vem e mata tudo quanto ficou para trás. E durante 150 dias as águas predominaram sobre a terra. Depois do dilúvio quando Noé sai da arca, ele faz um altar e ofereceu ao Senhor sacrifícios. Deus se agradou do sacrifício de Noé e disse: Gn 8.21,22 ...não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir a todo vivente, como fiz. Enquanto durar a terra não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite. No Capítulo 9ss Deus novamente dá a tarefa que tem dado a Adão e Eva em repovoar a terra e deu a eles o domínio sobre todos os animais e aves que existem sobre a face da terra. Em Gn 9.13 Deus pôs como sinal da sua aliança com a humanidade o arco íris. Diz a palavra: porei nas nuvens o meu arco; será por sinal da aliança entre mim e a terra.

Muitos anos se passaram, e novamente o mundo estava povoado, e o pecado novamente tem afastado o homem da presença de Deus. (Gn 11.1-9) podemos perceber constantemente que as intenções dos homens foi mal desde o início como Deus mesmo tem dito. A independência de Deus sempre esteve no coração do ser humano, não é de hoje que muitos não querem saber de Deus, ou ser independentes! O Brasil conquistou a sua independência de Portugal, mas logo se tornou dependente de outros países. Nós deveríamos de ser dependentes de Deus em Cristo Jesus. Quando se tem a intenção de seguir sozinho o caminho, já estamos escravizados e dominados pelo pecado. O mundo está escravizado, todo aquele que pretende andar sozinho sem Deus neste mundo está escravizado pelo engano do pecado.

Jamais um ser humano irá alcançar coisa alguma sem a presença de Deus por meio de Jesus Cristo. A independência de Deus traz perdição, e dependência ao pecado e a dependência de Deus trás libertação, perdão e reconciliação com Deus e com o próximo. Ser livres segundo Deus é estar sujeitos aos seus ensinamentos e mandamentos. Para liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais de novo a jugo de escravidão Gálatas 5:1.

Qual tem sido a tua escolha prezados amigos leitores? Que possamos ser dependentes de Deus em todos os momentos e decisões da vida. Que Deus nos ajude. Amém.

Pastor Danilo Starosky – Paróquia Boa Nova em Panambi/RS


Autor(a): Sínodo Planalto Rio-grandense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7522

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br