Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Falso testemunho!

07/07/2008

O QUE É UM FALSO TESTEMUNHO? É falar aquilo que não é verdadeiro a respeito do próximo. Inventar conversas, estórias sobre alguém, fofoca!!!

Porque motivos às pessoas dão falso testemunho? Talvez porque querem se sobressair, ser mais do que outros! Talvez para ver alguém se ralar! As pessoas acreditam mais numa doce mentira do que numa amarga verdade! Ou uma doce verdade! Talvez, querem mostrar o que podem fazer! Ou do que são capazes! Nós temos que ter sempre um referencial. Nosso referencial precisa ser o seguinte: precisamos perguntar: será que isto é verdadeiro? Isto edifica ou destrói se contar adiante? Vale a pena contar adiante?

Todo falso testemunho termina ou em sofrimento ou mascarado pela verdade. Por que a verdade sempre vem à tona, cedo ou tarde, pode até tardar, mas Deus trará a plena luz às coisas escondidas das trevas. Em Jeremias 17.10 Deus diz: eu o senhor esquadrinho o coração, eu provo os seus pensamentos, e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

Deus é aquele diante do qual não podemos nos esconder, nem nossos pensamentos escapam dos seus olhos: diz a palavra em Lucas 11.17 e sabendo ele o que se lhes passava pelo espírito, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo, ficará deserto e casa sobre casa cairá. E em Lucas 16.15 Jesus diz: vós sois os que vos justificais a vos mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; pois aquilo que é elevado entre os homens é abominação diante de Deus.

O oitavo mandamento é facilmente esquecido, ou seja: ignorado por todos nós. Porque em tudo o homem quer levar vantagem, ou prejudicar alguém com um falso testemunho! Nas fofocas e mentira o mundo dá crédito, mas para as verdades da palavra de Deus não!

Não é por nada que a palavra de Deus diz que a língua é fogo, mundo de iniqüidade Tiago 3.1-12. A fofoca é mentirosa e não é verdadeira! A verdade sempre quer o bem do outro, e vai à busca da solução de problemas, e não dá credito a mentira conforme 2 Tm 2.14-17. As comunidades tendo este problema, jamais há de avivar, porque está sendo dirigida não por Deus, mas pelo pai da mentira, o pai da confusão, que é o próprio diabo. E têm gente que adora uma fofoca mentirosa para fazer outros de ruim. E porque há tanta fofoca? Porque o mundo está decaído em pecado, e o pecado age na vida do ser humano!!! É só dar ocasião a carne. E muitos não reconhecem que somos pecadores e necessitamos da graça salvadora de Deus em e por meio de Jesus Cristo. Somente ele pode nos libertar dos laços da fofoca e de toda malícia. O apóstolo Paulo disse em Romanos 7.15-21 que o pecado habita em nós e que precisamos por meio da cruz de Cristo sufocar o velho homem, pedindo que Deus venha habitar em nós por meio do Espírito Santo. Ele há de nos mostrar o que é da vontade de Deus e não é! Tudo quanto quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles Mateus 7.12.

Não precisamos nos preocupar com que os outros falam da gente, porque a mentira tem pernas curtas e a verdade sobressairá a toda e qualquer mentira ou fofoca, se não neste mundo, mas no dia do juízo final. Porque o senhor trará a plena luz às coisas escondidas das trevas. Por isso precisamos voltar nossas vidas a Deus em arrependimento para que o juízo de Deus não recaia sobre nós repentinamente! Mas que a graça de Deus esteja sobre nós. Que o Espírito de Deus esteja com nosso espírito, que Deus nos ajude. Amém.


P. Danilo Starosky – Paróquia Boa Nova, Panambi RS.


Autor(a): Danilo Starosky
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8481

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br