Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Eunice: uma humilde mãe famosa

12/05/2008

Prezada mãe, imagine a seguinte situação. Em 2028 (daqui a 20 anos) tu recebes uma carta de uma importante autoridade mundial (Chefe da ONU, Prêmio Nobel da Paz ou o Papa!). Nesta carta teu filho é elogiado e tu és mencionada como uma mãe que soube educar o filho no caminho certo. E, ainda, está carta será lida no mundo inteiro, por muitas gerações! Que grande honra!

Foi isso que aconteceu com uma mãe dos tempos bíblicos, chamada Eunice, a mãe do Timóteo, um jovem missionário, colaborador do apóstolo Paulo. A carta de Paulo menciona o seguinte: “Dia e noite, nas minhas orações, agradeço sempre a Deus quando lembro de você. Lembro-me da sua fé sincera, a mesma fé que a sua avó Lóide e a sua mãe Eunice tinham. E tenho certeza de que você também a tem.” (2 Timóteo 1.3,5)

E o que Eunice fez de especial, para seu nome constar no Livro Sagrado?? A princípio, nada de especial. Em nossa imaginação da carta de 2028, você chega à conclusão que também não fez nada de especial para ser elogiada pelo líder mundial.

Simplesmente Eunice é lembrada por todas as gerações como uma mãe que educou seu filho certamente num ambiente de muito diálogo, em que se podia ser autêntico e transparente, falar de suas alegrias e suas dores. E havia em seu lar havia uma perfeita combinação entre a espiritualidade (fé) e as ações e as palavras pronunciadas em casa. Havia coerência, havia uma fé não fingida, escreveu Paulo. Havia espaço para o ensino da Escritura. O apóstolo ainda reconhece que Timóteo desde criança conhece as Sagradas Letras, que dão sabedoria que leve à salvação ( 2 Tm 3.15).

O exemplo fala mais que mil palavras, diz o ditado. Nossos filhos nos observam atentamente, para ver se as nossas ações e palavras estão de acordo com a espiritualidade que dizemos ter. Como pais, não precisamos esconder nossas falhas, fazendo de conta que somos perfeitos o tempo todo. Até porque nossos filhos já perceberam a verdade. Podemos então ser mais humanos, autênticos, para ensiná-los a serem pessoas igualmente verdadeiras e autênticas. Timóteo aprendeu a lição. Paulo está convencido de que seu companheiro de missão tem esta mesma fé coerente e transparente. A fé que perpassa gerações. E que faz diferença na vida de famílias, de avós, de mães e de filhos.

Que esta mãe da Bíblia possa inspirar a cada uma de vocês, mães, e que Deus as abençoe ricamente nesta tarefa de apontar e andar no Caminho, na Verdade e na Vida.

Paulo S. Einsfeld. pastor
Panambi/RS.


Autor(a): Paulo S. Einsfeld
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8484

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br