Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Carta Pastoral da Presidência da IECLB - Dezembro - 2022

15/12/2022

 

CARTA PASTORAL DA PRESIDÊNCIA DA IECLB Dezembro – 2022


O lobo habitará com o cordeiro, o leopardo se deitará junto do cabrito, o bezerro,
o leão novo e o novilho gordo andarão juntos, e um pequenino os guiará.

(Isaías 11.6)

O lema do mês de dezembro é uma utopia. O termo “utopia” é usado para descrever um lugar ou um sistema de vida com harmonia, justiça, paz e bem-estar geral. A utopia descrita pelo profeta Isaías aponta para a plena harmonia entre os animais e entre os animais e os seres humanos. Isto somente Deus pode efetuar. Trata-se, portanto, de uma promessa. O contexto da promessa divina traz outros elementos que precisam ser mencionados:

Do tronco de Jessé sairá um rebento,
e das suas raízes brotará um renovo.
Repousará sobre ele o Espírito do Senhor,
o Espírito de sabedoria e de entendimento,
o Espírito de conselho e de fortaleza,
o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
Ele terá o seu prazer no temor do Senhor.
Não julgará segundo a aparência, nem decidirá pelo que ouviu dizer,
mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra.
Castigará a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso.
O cinto dele será a justiça, e a verdade será a faixa na cintura.

(Isaías 11.1-5)

A promessa de Deus está associada a um reinado de justiça e de verdade. Por coexistirem a justiça e a verdade, também existe a paz. No tempo de Advento e Natal lembramos de forma especial que Jesus Cristo é o enviado de Deus. Ele não julgava segundo a aparência, mas com verdade e justiça. Sobre ele estava o Espírito de sabedoria e de entendimento, de conhecimento e temor do Senhor. Jesus é o Príncipe da Paz que iniciou o cumprimento da promessa!

Jesus Cristo anunciou a vinda do reino de Deus, a utopia que não podemos realizar. Quando o reinado de Deus se instalar por completo, haverá a tão sonhada vida plena. Mas enquanto esperamos Deus completar a sua obra, cabe a nós fazermos o que Deus espera de nós, conforme diz o profeta Miqueias: Ele já mostrou a você o que é bom; e o que o Senhor pede de você? Que pratique a justiça, ame a misericórdia e ande humildemente com o seu Deus (Miqueias 6.8).

Um mundo com mais paz, justiça, verdade e misericórdia é possível. Esta utopia nós podemos promover! Na verdade, esta é uma consequência e uma incumbência da fé. Pessoa cristã tem o dever de buscar a paz, o amor, a verdade, a justiça. O tempo de Advento e Natal nos fortalece para esta tarefa. Quando cantamos “Noite Feliz”, o ânimo parece aumentar e o coração parece bater mais forte. O hino e as decorações natalinas parecem nos transportar, ainda que por breve momento, para o lugar da utopia. Esta é uma experiência que vale a pena experimentar e cultivar. Entretanto, a beleza desse hino e das decorações natalinas não podem mascarar a realidade em que vivemos.

Ao cantar “Ó Senhor, Deus de amor, pobre e humilde nasceu em Belém”, é preciso reconhecer que o ódio muitas vezes prevalece sobre o amor, que a miséria cresce e as pessoas pobres são desprezadas. Ao cantar “No presépio, Jesus, nosso bem, dorme em paz celestial”, é necessário se comprometer com a paz, repudiar a violência e a idolatria das armas. Ao cantar: “Ó Jesus, Deus da luz”, não podemos deixar que as trevas da mentira encubram a verdade. Pessoa cristã rejeita fake news e não se deixa levar pelo “ouvi dizer” sem examinar os fatos. Por fim, ao cantar “Noite Feliz”, lembramos que o menino pobre da manjedoura foi torturado e morto por ter anunciado o reino de Deus, a utopia que esperamos.

A utopia é um sonho, um objetivo que parece irrealizável. Mesmo que pareçam impossíveis, utopias movimentam a ação na busca por um mundo melhor. Pequenas e grandes melhorias já surgiram a partir de utopias. Que o tempo de Advento e Natal nos impulsione a viver a utopia da fé em nossa Comunidade e em todos os lugares onde estamos. Que possamos testemunhar a boa notícia do Evangelho, promover a paz, buscar a verdade, compartilhar o amor, construir pontes para a reconciliação em nossa sociedade tão dividida. Que o tempo de Advento e Natal nos anime a esperar a utopia final, que será executada por Deus.

Pa. Sílvia Beatrice Genz
Pastora Presidente

P. Odair Airton Braun
Pastor 1º Vice-Presidente

P. Dr. Mauro Batista de Souza
Pastor 2º Vice-Presidente


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br