Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

As pedras que precisam ser removidas

14/08/2012

Todos nós conhecemos muito bem a história de Lázaro. Mas eu não quero falar sobre ressurreição hoje, mas sim sobre algo que a gente talvez não perceba neste milagre: a pedra da sepultura.
Na época de Jesus as sepulturas eram verdadeiras cavernas escavadas na rocha. Escavava-se uma galeria e era fecha com uma grande pedra. Para romper a pedra era necessária a força de mais de um homem, isso para evitar os roubos nos sepulcros. (Mt 27. 57-61) – O corpo de Jesus foi colocado numa sepultura escavada na rocha. Sobre a sua sepultura foi construída, no século IV d.C. a Igreja do Santo Sepulcro, pelo imperador romano Constantino o Grande.
Nada diferente de Lázaro. Quando Jesus soube da morte de Lazaro, ele já estava sepultado há quatro dias. Dentro do sepulcro eram colocados cheiros e ervas e muito bem lacrado devido o cheiro do corpo.
O que separa a morte e a vida é a pedra. Fora da sepultura esta uma multidão com Marta e Maria chorando a morte de Lazaro. Já faz quatro dias de lamento, de choro, de tristeza. Fora da sepultura somente há desesperança, cansaço pelos dias sofridos, a o vazio que Lazaro deixa, e a necessidade de continuar a vida.
No outro lado, está Lázaro, morto, na escuridão. Lazaro era amigo de Jesus, irmão de Marta, provável o mais novo da casa e por isso próximo de Jesus. Jesus chorou ao saber da morte de Lazaro. O Filho de Deus se é tão humano que sente e chora a perca de seu amigo. Ele chora junto com todos os outros que estão no lado de fora da sepultura, o choro mostra o amor de Jesus v.36. Separados por uma pedra.
Mas o que Jesus faz é maior que o peso da Pedra. Do que o tamanho da sepultura. Algo maior do que a separação entre a vida e a morte, a tristeza e a alegria. Jesus pede para ver aonde esta a sepultura v.34. Jesus caminha para próximo do túmulo – o texto deixa claro que era uma gruta com uma pedra a fechando v.38. Jesus ordenou: Tirem a Pedra!
A preocupação de Marta era que o corpo já estava cheirando mal, talvez para outros era uma pergunta: o que Jesus vai fazer? Nem o cheiro, as perguntas, o silêncio, a atenção de todos separaram Jesus de Lazaro. Quando a Pedra é removida com a força dos homens, nada mais separa a morte da vida. Nada mais separa Jesus de Lázaro. Somente quando a pedra é retirada é que o milagre pode acontecer. Sem a pedra é que a luz toma conta da escuridão. Sem a pedra, Jesus pode entrar com seu poder, com seu amor, misericórdia e trazer a vida novamente. Trazer a vida novamente é tarefa de Jesus, remover a pedra é tarefa dos homens. O que era impossível e inacreditável para os homens é possível é verdadeiro para Jesus.
Remover a pedra é uma tarefa difícil para o homem. É pesado, dá trabalho e mostra o que está oculto dentro do nosso interior, dentro do nosso ser, no coração. É difícil a gente ficar nus de coração diante de Deus porque achamos que ele vai encontrar os nossos medos, pecados, inseguranças, amargura, orgulho, teimosia, ansiedades, provações, mentiras, culpas. Tirar a pedra é se despir diante de Deus. Estar de coração aberto com livre acesso para o Espírito Santo agir e manifestar o amor de Deus.
Somente quando estamos sem pedras nos separando de Deus, podemos ser usados e ser bênção de Deus. Quando não existem pedras no coração é que estamos intimamente ligados a Deus. Somente quando não existe mais pedras é que Jesus pode entrar e trazer vida para um coração morto. Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne – Ezequiel 36:26.
A porta do coração não pode estar fechada e com obstáculos. Quantas vezes a gente também está a mais de quatro dias com uma grande tribulação que não cheira bem? Mas é removendo a pedra que Jesus chamou da morte para a vida. Quando removemos a Pedra no coração Jesus nos tira da morte, do mau cheiro do coração e nos recebe.
Para sermos um canal de benção entre as nações, cheios do espírito de Deus não pode existir pedras na nossa vida. Quais são as pedras que tem fechado você para Jesus Cristo? Te separado do teu amigo Jesus Cristo?
Que pedra esta no teu coração? Pecados? - “Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e vosso Deus: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. Is 59.2. A ordem de Jesus de remover as pedras é para trazer vida, tirar da separação, escuridão, tribulação, dos pecados e dar vida.
Jesus experimentou o que é estar dentro de um tumulo frio e escuro. Ele experimentou a morte. Deus morreu em Cristo, desceu ao mundo dos mortos e também seu tumulo foi deparado por uma grande pedra.
Assim, passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem embalsamá-lo. E, muito cedo, no primeiro dia da semana, ao despontar do sol, foram ao túmulo (Mc 16.1-2).
Como se não bastasse o desgaste do dia anterior, elas tinham mais um obstáculo a vencer. Como remover a pedra gigante na entrada da sepultura?
Mesmo sem resposta, caminharam bem cedo em direção ao local que abrigava o corpo ferido do crucificado mais famoso de Jerusalém. Na medida em que se aproximavam da tumba, a preocupação crescia e diziam umas às outras: Quem nos removerá a pedra da entrada do túmulo? (Mc 16.3). Nessa altura talvez alguma delas tenha dito: “Não adianta. Não vamos conseguir remover a pedra!”. Sem considerar a voz da razão, ouviu-se o coração sangrento e foram. Quando se aproximaram perceberam que não existia mais a preocupação da Pedra, porque ela já havia sido removida.
Nada pode segurar o poder de Deus. Sem a pedra no caminho o milagre acontece. As bênçãos, o amor de Deus, sua bondade, fidelidade, paixão, inundam o nosso ser e assim, experimentamos o é ser amigo de Jesus Cristo.
Não podemos deixar pedras nos separarem de Deus. Deus te tira de qualquer túmulo se remover as pedras do coração. E você vai experimentar algo maravilhoso. Deixa Jesus te chamar pelo nome para a vida! Lázaro venha para fora! Vem Lázaro!
Você pode estar perguntando? O mesmo Jesus que teve poder para ressuscitar Lázaro não tinha poder para retirar a Pedra? Porque ele disse aos homens para retirarem a pedra?
Jesus tem poder para transformar vidas, mas Ele nunca vai entrar em um coração se o homem não retirar a pedra. O poder de transformador é Dele, mas a pedra do coração é você quem tem que tirar. É você quem tem que tomar a decisão.
Jesus pode entrar em sua vida e corrigir qualquer coisa, sarar qualquer ferida, ressuscitar qualquer sonho. Ele pode entrar na sua vida e ressuscitar tudo, mas ele não vai retirar a pedra. É nós que abrimos o coração e também igreja!

Muitas vezes nós perguntamos por que a nossa igreja não cresce? Porque muitas vezes estamos frios, parece que não sentimos e não vemos o agir de Deus em nossas vidas, já outras vezes não entendemos o agir de Deus.
Em muitos momentos nos sentimos como se estivéssemos mortos e sepultados na vida e na vida de fé. Parece que as coisas não dão certo. Passamos por situações difíceis, caminhos escuros, pecados e fraquezas. E justamente Deus nos quer encher com a sua misericórdia, com o seu amor e nos fazer transbordar com a sua bondade. Deus quer nos usar sim, ele quer nos fazer bênçãos entre as nações. Deus quer fazer a sua igreja crescer, Ele deseja intimidade conosco. Mas o que nos separa de Deus para que realmente possamos chegar ao coração de Deus, no centro da sua vontade, e deixar o agir de Deus se manifestar na nossa vida?
O que precisa ser removido? Também aqui dentro da comunidade enquanto você tiver pedras com teus irmãos, pedras de orgulho, pedras de falta de amor, pedras de frieza, pedras de tradição nunca saberemos e veremos o poder de Jesus Cristo. Com as tuas e as minhas pedras, se não removermos estamos trancados no túmulo e não vamos ser ressuscitados e de uma comunidade viva.
Palavra de ânimo: Rm 8.37-39


 


Autor(a): Missionário Diego Probst/MEUC Ijuí
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 16210

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda a vida dos crentes não é outra coisa senão louvor e gratidão a Deus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br