Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Advento - Tempo de Preparação

Meditação

07/12/2009

Amados leitores! Que alegria ter novamente a oportunidade de refletir sobre a palavra de Deus! Alimento diário para nossa vida. De acordo com o calendário da Igreja. Estamos caminhando para o Segundo Domingo de Advento. É tempo de preparo e espera pela vinda do Senhor, que se deu há mais de dois mil anos, em humildade e pobreza. Também é tempo de preparo e espera pela segunda vinda do Senhor, que irá acontecer no final dos tempos, em majestade e glória. No Advento, portanto, lembra-se Cristo que veio, que virá e que e que está presente em Palavra e sacramentos. A época tem caráter de preparo e arrependimento.(Extremamente diferente daquilo que os meios de comunicação divulgam.)

A cor litúrgica a ser usada nos paramentos na Igreja é o violeta, a mesma do tempo da Quaresma.Violeta é a cor da espera, da vigília, da tristeza, da saudade por luz e vida, da penitência, da meditação. Sinaliza que algo está para vir. Chama a atenção para a necessidade de vigiar e orar. Convida a comunidade a preparar-se para o extraordinário.

A nossa reflexão de hoje vem de uma das cartas do apóstolo Paulo, Fl 1.3-11. Fala da gratidão e da intercessão pela comunidade. O apóstolo Paulo dá graças a Deus, com alegria e com orações em favor da comunidade, da qual recorda com carinho, pela cooperação no Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Lembra que os irmãos em Cristo daquela comunidade o apoiaram desde o primeiro dia , guarda eles no coração, é grato pelo tempo de comunhão vivenciado com eles, fala que Deus é testemunha da saudade que sente da comunhão que desfrutou com eles. Por fim ora, .. que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.

Para Paulo é necessário transbordar em amor, ele ora por isto. Enquanto atualmente muitos cristãos querem uma vida sem mudanças, sem novos desafios. Existem cristãos que dizem “ sempre foi assim” continuam fazendo o que faziam há décadas, com medo de tudo que é novo ou “expansivo”, valorizando um meio termo. Paulo não se satisfaz com a existência de uma comunidade, ele quer avançar, quer renovar. Deseja ardentemente o crescimento espiritual com o crescimento do amor. Fala do amor ágape, que somente Deus pode colocar no coração do ser humano. O amor que ajuda, olha e age em favor do próximo, deseja ajuda-lo a alcançar o pleno conhecimento do amor de Deus pela humanidade através de seu Filho amado , Nosso Senhor Jesus Cristo. O pleno conhecimento do perdão restaurador, da salvação , para sua Igreja no ...Dia de Jesus Cristo .... para a glória e louvor de Deus.

Que neste tempo de Advento, Deus esteja preparando nosso coração, a manjedoura viva onde o menino Jesus deseja encontrar lugar. Que ele aumente a minha e a tua vontade pela leitura da Bíblia diariamente, que possamos orar como o apóstolo Paulo, dando graças a Deus pela comunidade onde estamos inseridos, pela família, pelo pão de cada dia,pelo trabalho, pela amizade.A oração é nosso comunicação com Deus . Levando para Deus todos os nossos problemas e fardos, porque ele está interessado em tudo que nós passamos, sejam as realizações ou não: “ Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.” 1 Pe 5.7 Que nesta caminhada até o Natal o Senhor Jesus, renove diariamente em nossos corações e mentes, a esperança, alegria, o perdão. Que possamos presentear a quem amamos com nosso testemunho e com presentes que o dinheiro não compram: o presente de escutar, do afeto, do sorriso amigo, de um email de agradecimento, de um elogio, de um favor, o presente do abraço...

Pa. Jaqueline Michel Piazza e família
Getúlio Vargas - RS


Autor(a): Jaqueline Piazza
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8540

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br