Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

Advento é tempo de alegria!

Meditação

01/12/2008

Meditação 1º Domingo/semana de Advento: Lucas 2.8-20

INTRODUÇÃO: o que significa a coroa de advento? Porque 4 velas? Por quê uma coroa? Não poderia ser um quadrado? Ou um retângulo? Porque verde? Não poderia ser uma cor diferente, azul, amarelo ou Vermelho?

Tudo tem seu significado: as 4 velas são as 4 semanas que antecedem o Natal! Porque em círculo? Isto significa a eternidade, ela não tem começo nem fim sempre existiu sempre existirá! Como uma aliança ela não tem começo nem fim, também o amor de Deus por nós é desde sempre, e não terá fim. O verde significa a esperança da vida eterna! Vivemos neste mundo nesta viva esperança! Se nossa esperança não estiver em Cristo, então, não adianta a coroa ser verde!

A primeira vela significa: Deus quer nos chamar para a alegria. Assim como ele irrompeu na noite aos pastores em Belém. Deus nos chama para alegria, e nos alegrar com esta mensagem da boa nova que o será para todo sempre!

1) Deus irrompe em nosso mundo! Assim como Deus irrompeu para dentro do mundo do AT. Também no NT. Deus se revelou em Jesus Cristo e os seus não o receberam ( Jo 1.11), veio para o que era seu e os seus não o receberam! Ele veio para seu próprio povo! E seu povo o rejeita!
Deus enviou anjos para que trouxessem esta boa nova do nascimento de Jesus! O povo judeu estava esperando a vinda do messias, a esperança era grande! Isto vemos já no AT. em Isaías 7.14 diz: o Senhor mesmo dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho e lhe chamará Emanuel (Deus conosco). Is 9.2 – o povo que andava em trevas viu grande luz, e os que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz. V.9 – porque um menino vos nasceu um filho se nos deu, o governo está sobre os seus ombros e seu nome será: Maravilhoso, conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, príncipe da paz! Isaías 11.1-5 (sobre o reinado do messias). Estas e muitas outras que na época suscitaram esperanças que no futuro próximo seria diferente. Esta esperança messiânica passou pelo seu próprio povo o povo de Israel em todo tempo. Vindo a se cumprir em Jesus Cristo o filho anunciado!

E naquela noite, em Belém, os mensageiros de Deus irromperam neste mundo anunciando a vinda do filho de Deus Jesus Cristo que nasceu na cidade de Belém! Isto foi uma mensagem de alegria, de uma viva esperança! Não ficou somente na promessa, mas se realizou em Jesus! Ele veio para os seus, para seu povo, o povo de Israel ou os judeus! Mas eles o rejeitaram, e Deus estendeu a salvação também aos gentios, aqueles que não haviam recebido a promessa da salvação, agora estão incluídos na salvação! Isto é graça de e presente de Deus a todos nós!

2) Deus se dá a conhecer em Jesus! Foi a mensagem mais maravilhosa que alguém podia ouvir. Que Cristo nasceu! Que ele se encarnou, se tornou um ser humano igual a nós! E para que isso acontecesse, ele teve que se esvaziar! Deixar sua glória junto com o Pai conforme Fp 2.5-11 (Jesus se esvaziou).
Assim Jesus veio a nós e nos quer ajudar, salvar, mas nós precisamos deixar, nós precisamos recebe-lo, e deixar que ele transforme nosso ser e viver, que ele aja por dentro e lave, limpe, purifique nossa mente e coração!

Você tem deixado Jesus lavar a tua alma, teu coração e mente? Já O tens como Senhor e salvador de tua vida? Já o tem como o único Senhor da tua vida? Ele governa toda tua vida? Já vives na viva esperança do já e ainda não?

Ele conhece todo nosso ser e viver, e quer que todos nós cheguemos ao pleno conhecimento da verdade; esta verdade é que somente por meio dele temos acesso a Deus e a salvação, não vem de mérito nosso, de ninguém unicamente dele! A palavra de Deus nos faz cair na real! Nos faz reconhecer nossos erros e pecados! Nos faz perdoar e sermos perdoados! Ainda mais quando chega perto do final de ano, é festa pra cá e festa pra lá, o Natal é uma festa cristã, ou seja ele precisa ser a festa dos remidos a festa do perdão da reconciliação uns com os outros e com o Pai , Deus. Para isto Jesus veio, Jesus foi anunciado pelos anjos para que ninguém pudesse duvidar! Era a mensagem diretamente de Deus aos homens!

O que os pastores disseram? É bobeira, que nada é alucinação? É sonho? Vamos dormir até amanhã e veremos que nada disto é real? Não eles creram na mensagem dos anjos e foram ver os acontecimentos que Deus lhe dera a conhecer!

Quantas vezes Deus fala conosco e revela por meio da sua palavra a sua vontade e nós não cremos nela! Isto serve para os outros! O sapato serve para fulano de tal e não para mim!!! O que Deus nos deu a conhecer? Toda a sua bondade, justiça e verdade!

3) DEUS NOS CHAMA PARA ALEGRIA!Como está nossa vida neste final de ano? Como temos agido em relação ao nosso próximo? Está na hora de fazer uma retrospectiva da vida. Colocar tudo em dia o que não fora colocado! Deus não quer ver que estamos tristes, ele quer ver alegria, gratidão e não lamúrias!!! Deus nos chama para alegria! E esta alegria vem por meio do perdão, da reconciliação com nosso próximo e com Deus! a verdadeira alegria os pastores experimentaram quando eles foram e viram a Jesus o messias deitado em manjedoura, e saíram anunciando para todos que encontravam! E todos que ouviam se admiravam do que os pastores diziam (v.17-18) . Como está o nosso testemunho? Quem nós temos trazido para a igreja e a comunhão com o Senhor durante este ano? Precisamos nos questionar a este respeito, como a igreja vai crescer se não trazemos ninguém? Como é esta alegria em nossas vidas a respeito da salvação e de Jesus que nasceu em nossas vidas? Ele precisa nascer sempre de novo dia a dia em nossos corações, precisamos viver em novidade de vida! E assim se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas 2 Co 5.17 nós os que conhecemos a Cristo temos o ministério da reconciliação (2 Co 5.18-6.1). Somos servos de Deus e mensageiros do amor da graça salvadora e embaixadores de Cristo.

Que Deus nos ajude em tudo sermos servos fieis e verdadeiros. Que a graça do Senhor Jesus esteja com todos nós, amém!

Pastor Danilo Starosky - Panambi/RS


Autor(a): Danilo Starosky
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 1º Domingo de Advento
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 20
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7383

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Hebreus 13.8
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quando Deus não está no barco, não se navega bem.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br