Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

A Palavra que anima

19/07/2010


Texto: Deus diz: “A palavra que sair da minha boca, não voltará vazia para mim, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei”. Isaías 55.11

Essa palavra de Deus, anunciada pelo profeta Isaías, é o Lema Bíblico para esta semana. Esse versículo faz parte de um texto um pouco mais amplo, ou seja: os versículos 8-11 ou até o versículo 12 inclusive. Para uma melhor compreensão do Lema Bíblico dessa semana, em nossa meditação faremos uso do texto maior.

Assim como para o povo de Deus, que se encontrava no cativeiro babilônico no tempo de Dêutero-Isaías, também para nós hoje, as perspectivas de um futuro bom e promissor, a partir de nossas possibilidades, são bastante sombrias. Muitas vezes nos encontramos em becos sem saída, em situações de vida onde há mais perguntas do que respostas, mais dúvidas do que certezas.

O povo de Deus já se encontrava aproximadamente 50 anos no cativeiro babilônico, quando ouviu esse anúncio e promessa de Deus de libertação e nova vida da boca do profeta. Muitos já haviam nascido na Babilônia, longe do solo pátrio, e já se aculturaram na nova realidade. Os mais velhos já haviam falecido. Era cada vez mais difícil manter viva a esperança e a fé. Muitos se perguntavam: Será que nosso Deus é mais fraco do que os deuses de outros povos? Será que Deus de fato abandonou o seu povo? Muitos até duvidavam do anúncio e da mensagem do profeta.

Hoje muitas pessoas que se dizem cristãs, numa realidade com uma pluralidade de ofertas e crenças religiosas, também têm dificuldades de permanecerem firmes em sua fé.Uma palavra como a dos versículos 8 e 9, os quais nos dizem que nossos pensamentos e nossos caminhos não são os pensamentos e caminhos de Deus, que os pensamentos e caminhos de Deus são bem mais altos como os céus são mais altos do que a terra, até parece que nos coloca mais para baixo, mais para o fundo do poço. Muitas pessoas hoje em dia procuram suas respostas para a vida fora da igreja cristã. Seus nomes até podem constar ainda do rol de membros das comunidades cristãs, mas há muito tempo já deixaram de participar das mesmas.

Diante de uma realidade assim, precisamos descobrir novamente o verdadeiro sentido e significado de “palavra”, especialmente da palavra de Deus. Quando olhamos para a mensagem bíblica, descobrimos que a palavra perpassa todas as relações entre Deus e sua criação. A palavra determina a comunicação entre Deus e os seres humanos. Por sua palavra Deus cria o mundo e tudo o que nele há. Assim lemos no livro de Gênesis 1.3: “Disse Deus: Haja luz e houve luz”. Por sua palavra Deus coloca ordem no caos. Por sua palavra Deus cria a vida, cria o ser humano e todos os seres vivos.

O significado de “palavra” na Bíblia é bem diferente da nossa compreensão e uso. Assim, no tempo do Antigo Testamento era difícil e, para Jesus era impossível, fazer uma distinção entre uma palavra dita e articulada e um fato ou um acontecimento concreto. Quando o hebreu deseja shalom a alguém, isso tem um significado totalmente diferente do que quando nós dissemos bom dia para alguém. A palavra shalom significa paz, não apenas como conceito, mas como uma realidade de paz bem concreta. Quando se diz shalom=paz para alguém a gente está anunciando a paz, mais, a gente se empenha ao máximo para que a paz tome forma e se instale na vida da pessoa à dirigimos nossa palavra. Assim nos ensina J. Ph. Ramseyer:” A Palavra de Deus é mais do que discurso de Deus, pois Deus age por sua palavra e fala por suas ações (...) A palavra não reconduz a uma realidade, da qual ela seria apenas expressão intelectual. Ela é esta própria realidade. Ela é evento. Ela não é razão, mas fato” ( Palavra in: ALLMEN, Jean-Jacques (Ed.). Vocabulário bíblico 2. 2. ed. São Paulo : ASTE pág. 310).

Precisamos descobrir novamente que Palavra de Deus jamais é apenas anúncio ou mensagem, do qual se pudesse duvidar, assim como se duvida da palavra ou mensagem que outros dirigem a nós.

A palavra de Deus é poderosa. A palavra de Deus que o profeta transmite ao povo de Deus na Babilônia, o Evangelho que hoje ouvimos, não é apenas uma simples afirmação. Essa palavra e Evangelho é instalação de um fato. Quando Deus anuncia que vai agir, então isso não é uma possibilidade, mas uma certeza bem concreta! Assim como a chuva e a neve não retornam ao céu antes de regar e fecundar a terra (vers. 10), também a palavra de Deus não voltará vazia para Ele, porque ela se torna fato, realidade bem concreta entre nós. A maior prova disso é que em Jesus Cristo a palavra e promessa da salvação se tornou fato, realidade, pessoa, irmão!

Que esta palavra de Deus nos guie, oriente e sustente nos dias dessa semana em todos os dias de nossa vida. Amém.

P. em. Rudi Kich
Carazinho - RS


Autor(a): Sínodo Planalto Rio-grandense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7605

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br