Sínodo Planalto Rio-Grandense



Avenida Pátria , 1136 - Centro
CEP 99500-000 - Carazinho /RS - Brasil
Telefone(s): (54) 9840-89948 | (54) 9840-89948
planalto@luteranos.com.br
ID: 15

A arte de semear

06/07/2009

“A semente que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retém a palavra; estes frutificam com perseverança.” (Lucas 8. 15)

Muitas vezes meditei nesse texto. Pensei com tristeza que somente poucas sementes caíram em terra boa. Afinal, umas caíram à beira da estrada, outras entre espinheiros e outras onde a terra era rasa e cheia de pedras. Imaginava que somente algumas tinham caído em terra fértil.

Sempre olhei esse texto sob uma ótica bem pessimista em relação às sementes que poderiam frutificar.

Quando conheci a arte de semear mudei radicalmente o modo de olhar para esse texto. Percebi que esse é um dos textos mais otimistas que existem. Uma parábola que demonstra profunda esperança na arte de semear o Reino de Deus.

Pense comigo: O agricultor escolhe a área que vai plantar. Prepara a terra e só então lança a semente. A área sobre a qual ele lança a semente é terra boa, fértil. Tem todo o potencial para produzir. Ele realiza seu trabalho com cuidado. Ele lança a semente esperando bons frutos; esperando uma boa colheita.

Somente algumas sementes caem na estrada onde os pássaros comem. Somente algumas caem em meio aos espinheiros pois talvez tenha sobrado alguma moita difícil de retirar. Somente algumas sementes caem em meio à pedregulhos. A grande maioria cai em terra boa. A grande maioria produzirá frutos.

Conclusão: Vejo um Jesus profundamente otimista em relação ao lançar as sementes da Palavra de Deus. Ele, à princípio, considera todas as pessoas um solo fértil para que essa Palavra cresça e produza bons frutos.

Jesus sabe que em algumas pessoas a Palavra não irá vingar. Mas como na lavoura a maior parte é terra boa, Jesus mostra que na maioria das pessoas onde essa Palavra for semeada ela produzirá frutos do Reino.

Se olharmos dessa maneira não faltará motivação para semearmos com alegria e esperança. Vamos fazer a nossa parte e deixar que Deus faça a Dele. Tenha uma boa semana. Amém.

Pastor Carlos Frühauf
Chapada - RS


Autor(a): Carlos Frühauf
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8529

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br