Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Tema do Ano 2015

Palavra Sinodal

01/12/2014

O Tema e Lema da IECLB 2015 com certeza vai pautar o trabalho em muitos grupos, comunidades e instituições ligados à nossa querida Igreja.

Tema: Igreja da Palavra – chamad@as para comunicar
Lema: Então, Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho?

Queridas lideranças, é tarefa da Igreja, anunciar a Palavra em todas as circunstâncias. Anunciar o amor que Deus tem por, mas também nos cabe denunciar onde acontece a injustiça e o amor é negligenciado junto à boa criação. O destino da palavra é para dentro deste mundo, no meio desta gente diferente, com jeitos e maneiras diferentes de pensar. Deus não nos fez iguais e também não nos quer igualar sob o mesmo critério. O diferente é que faz a criação ser bonita. A palavra nos oportuniza a criatividade de nos aproximarmos. A palavra é ação e interação.

A Palavra está presente no universo desde o princípio, quando age como criadora no meio do caos (Gênesis 1). A Palavra é a fonte da vida e se troa a mãe de tudo o que existe (Ev. João 1.1ss).

O que estão conversando? Precisamos aprender a conversar. Não repetir apenas o que nos querem incutir. Não vamos seguir qualquer conversa. Se perdermos o foco da conversa, vamos nos desviar do caminho. Ficamos com medo e já queremos nos dividir e até separar por regiões. Basta de xenofobia e medo alheio. Vamos aprender da metodologia de Jesus. O que estão conversando? Jesus se aproxima, caminha junto, ouve atentamente, e só então usa a palavra como comunicação verbal e pergunta...

Jesus é mesmo muito cuidadoso, com os dois caminhantes, que naquele momento, deviam estar sofrendo muito. Ele os acompanha caminhado e se torna um deles. Ele não impõe condições, é convidado a entrar na casa e na partilha que o reconhecem. É na partilha do pão que é revelada a identidade.

Neste tempo de Advento e Natal, o que estamos conversando e do que estamos partilhando?

A Palavra é confiada à Igreja como instrumento de ação e transformação. Igreja da Palavra que vive e age neste mundo tem compromisso com a denúncia e o anúncio. Não podemos nos calar diante de injustiças e atrocidades. Tudo que prejudica a vida deve ser denunciada de forma profética. Ao mesmo tempo não podemos deixar de anunciar a graça e o amor que Deus manifesta por toda sua criação a partir da manjedoura para junto aos mais pequeninos e insignificantes.
 


Autor(a): Inácio Lemke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 24 / Versículo Inicial: 17
Título da publicação: Jornal O Caminho / Ano: 2014 / Volume: dez/2014
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 31009

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br