Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

O mal do nosso século ainda é a indiferença!

JOREV - Mensagem da Presidência

01/08/2015

Vivemos um problema religioso no Brasil e, quiçá, no mundo. Não me refiro à busca por um sentido de vida na relação com o transcendente, mas justamente como essa busca se dá em nossos tempos. A conexão com Deus, que a própria palavra religião-religare tão bem expressa é interpretada em nossos dias por um link apenas pessoal. O sentido da vida na relação eu-Outro (Deus) expressa unicamente se os meus desejos estão sendo satisfeitos.

As pessoas estão preocupadas somente com a sua satisfação pessoal. Veja o exemplo da oração. Esse meio essencial de conectar-se com Deus e com os outros foi transformado em um recital de pedidos egoístas, principalmente para aqueles que não frequentam as Igrejas ou templos de qualquer culto.

Na ordem litúrgica, pelo menos da Igreja Luterana, temos um remédio eficaz para isso: a oração de intercessão. Não basta ficar em casa orando e lendo a Bíblia egoisticamente. No culto, somos desafiados a ouvir a Palavra de boca alheia e oramos a oração da Igreja, intercedendo por outros e pela Criação, que pulsa no coração da Comunidade, que não fica apática em relação aos problemas do mundo!

Hoje, parece que temos problemas em sofrer verdadeiramente, ou seja, de ter compaixão pelo sofrimento dos outros. Apreciamos o sofrer virtual, onde até nos chocamos com as coisas que observamos na TV e na Internet, mas apenas até o próximo intervalo ou vídeo. O mal do nosso século ainda é a indiferença, a insensibilidade.

Diante disso, agarrados à Palavra de Deus, somos chamados a dar uma resposta como Igreja Luterana. Pela Palavra, Deus criou o mundo e tudo o que nele existe. Essa Palavra opera milagres na nossa vida. Muitas vezes, não aqueles que o nosso egoísmo tanto deseja, mas outros, que os nossos ouvidos e olhos, a partir da fé, podem ver e escutar. A nossa razão para rejeitar o pessimismo dos sem esperança está fundamentada na Páscoa. A Comunidade cristã vive na fé e na atitude que brota dessa fé, na atitude que sempre está entre a cruz e a ressurreição, entre darse vencida frente aos poderes do mundo ou acreditar que Deus é maior que tudo e nos abrirá caminhos no deserto.

Diante da Palavra de Deus, a nossa palavra também conta, pois podemos tanto operar milagres como maldades. Tempo de crise é difícil, mas, em Deus, é tempo propício para se plantar Paz e Bem, com as nossas palavras e atitudes. Importa o que estamos conversando pelo caminho.


Autor(a): Inácio Lemke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Título da publicação: JOREV Luterano / Editora: IECLB / Ano: 2015 / Volume: Agosto
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 36514

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br