Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

Onde achar consolo em meio a tempos difíceis?

07/10/2021

Nós podemos nos firmar no Senhor.

Ele nos dá coragem, ele nos sustenta.

 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações” 2 Coríntios 1.3-4

Prezados irmãos em Cristo!

Desde o surgimento do corona-vírus, muita coisa mudou. A rotina das pessoas teve uma alteração drástica. Em meio a esta realidade, muitos estão com medo. É o medo de adoecer. O medo em perder a vida. O medo em perder o emprego.

Diante de tudo isto, nos perguntamos: no que nos firmar? Onde encontrar consolo? Quem nos carrega? O texto acima nos aponta o Norte. Também o apóstolo Paulo precisou de consolo em meio às suas tribulações. O seu consolo foi a certeza da presença de Deus. Ele soube sempre de novo dizer: Deus me carrega.

E conosco não é diferente: quando sabemos da presença e da compreensão de Deus e do nosso próximo, nos sabemos consolados. Estarmos no consolo significa não estar sozinhos com aquilo que nos oprime e que causa medo. Pelo contrário, sabemos que alguém nos ouve, nos ajuda e que está do nosso lado.

Sabemos que, de momento, conviver com o próximo ainda é complicado.  Vivemos ainda em distanciamento, de preferência com máscara. No entanto, mesmo com estes cuidados, podemos tentar estar próximos do outro. Por telefone, pela internet, ou quem sabe, voltar aos tempos antigos, enviando uma carta.

Como irmãos na fé, podemos estar em íntima comunhão com o nosso Deus por meio da oração. A própria Palavra de Deus é bálsamo para o nosso coração. Pegar uma bíblia em mãos e fazer uma leitura bíblica é sempre refrigério para a nossa alma. Sem esquecer de tantos hinos evangélicos, que possuem um tremendo tesouro. Aproveitemos o momento atual para acompanhar o culto de nossa comunidade. Caso não seja possível participar dele presencialmente, quem sabe pela internet.

Deus, no momento atual, nos possibilitou muitos meios para buscar a Sua presença. Palavras preciosas como o Salmo 23.4, que diz: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem”, se tornam para as pessoas em tempos de crise uma fonte de renovação. Por isso, todo aquele que busca a presença de Deus, todo aquele que ora, pode experimentar a presença do Senhor, independentemente do que possa acontecer.  Ser consolado não é somente nos desfazer do sofrimento ou das dificuldades, mas o verdadeiro consolo nos dá forças também para suportar o que nos oprime, mesmo quando a crise não passa após alguns dias. Mas esta certeza de que não estamos sós e de que há uma esperança em Cristo Jesus, é o que dá forças, consolo e motivação. Também nesta crise atual, Deus nos carrega na dor.

Prezados irmãos em Cristo! O maior perigo na crise é de cairmos no perigo de querer desistir. De dizer para nós mesmos: estamos sozinhos, não há saída, Deus nos esqueceu e abandonou. Caso tenham este sentimento, eu lhes afirmo: Deus, o Pai da misericórdia e consolação quer justamente nesta hora ser o Pai que ama e que carrega. Nós podemos nos firmar no Senhor. Ele nos dá coragem, ele nos sustenta.

E, se olharmos para o nosso texto acima mencionado, percebemos que, além de sermos consolados por Deus, somos convidados também a consolarmos uns aos outros na tribulação. Portanto, busquemos contato com o nosso próximo, dentro daquilo que nos é possível no momento atual. Um telefonema, uma vídeo-chamada, uma mensagem pelo WhatsApp, uma carta, seja esta por e-mail ou pelo correio, são meios que Deus nos concede hoje para consolar-nos mutuamente. Encorajem e orem por seus próximos, para que permaneçam firmes no Senhor e que saibam que vocês estão orando por estas pessoas. Que nesta certeza da misericórdia e consolo do nosso Deus, reine a paz de Deus em nossos corações.

Oração:  Senhor!  Somos frágeis e indefesos neste mundo em que vivemos.  Por isso, nada mais precioso do que saber que és Deus presente em meio às tribulações. Obrigado, Senhor, pelas misericórdias derramadas em nossas vidas e pelo teu consolo que não tem fim. Ajude-nos a consolar também o nosso próximo na certeza da Tua presença e o do Teu cuidado em nossa vida.  Amém!

P. Vol. Carlos Oscar Vichel - Paróquia Evangélica de Confissão Luterana


Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 64684

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br