Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

Ano novo, vida nova!

04/01/2024

Chegou o ano de 2024. O ano novo chega trazendo muitas expectativas, esperanças e alegrias.

A alegria do ano novo faz a gente olhar para a vida com esperança. Ano novo, vida nova! É o que dizem muitas pessoas. A chegada de um ano novo estimula a mudança e a busca por uma vida nova.

Ano novo, vida nova! Quando falamos isto, será que estamos esquecendo do nosso batismo? Pois, no batismo nós recebemos vida nova. Somos batizados, somos batizadas, somos gente nova.

Ano novo, vida nova! Por que pedir por vida nova? Porque pedir por algo que nós já recebemos no batismo? Será que estamos esquecendo de viver o nosso batismo? Pois no batismo, já recebemos uma nova vida em Cristo. Temos que lembrar: sou batizado, sou batizada. Sou filho, sou filha de Deus. Sou parte do corpo de Cristo.

Como é esta vida nova que recebemos no batismo? O jeito como aconteceu o batismo de Jesus (Marcos 1.9-11) nos ajuda a compreender como é esta vida nova que nós recebemos no batismo. Nas águas do rio Jordão, Jesus foi batizado. No momento em que estava saindo da água, Jesus viu o céu se abrir e o Espírito de Deus descer como uma pomba sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse:

— Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria.

O céu se abriu. A gente diz que Deus mora no céu! Deus abriu a porta da sua casa, de modo que a terra e o céu se uniram. A terra faz parte da morada de Deus e o céu faz parte da nossa morada. O céu e a terra se unem.

Uma pomba desce sobre Jesus. A pomba simboliza a presença do Espírito Santo. Assim como o céu e a terra estão unidos, em Jesus o humano e o divino estão unidos. A voz de Deus é ouvida, afirmando que Jesus é o seu filho que lhe dá muita alegria.

No batismo se estabelece esta unidade entre Deus e a gente. O Espírito Santo pousa sobre nós. Ele desperta a fé e nos guia por caminhos de vida e esperança.

Por que nós somos tão teimosos e não ouvimos a voz de Deus que nos diz: “vocês são meus filhos e filhas queridas que me dão muita alegria”? Ouvimos tantos conselhos. Escutamos o barulho de tantos rojões e deixamos de ouvir esta voz de Deus que sussurra suavemente em nossos ouvidos palavras de vida, perdão e salvação.

Ao lembrarmos que somos pessoas batizadas, somos chamadas a nos arrepender e receber o perdão de Deus. Ao lembrarmos que somos pessoas batizadas, precisamos deixar o Espírito Santo nos guiar de modo que o céu já se torne presente em nossas vidas. Ao lembrarmos que somos pessoas batizadas, vivamos como filhos e filhas amadas por Deus. Vivamos a nova vida que recebemos por meio da morte de Cristo na cruz e a sua ressurreição. Uma nova vida que nos torna gente livre disposta e comprometida em viver o amor que coloca os seus dons a serviço da vida.

Oração:
Deus da graça e da paz! Em tuas mãos estão os nossos dias. Entregamos a Ti o nosso presente e o nosso futuro. Cuida do nosso bem-estar físico, emocional e espiritual. Renova a nossa vida e nos guia a cada novo dia com a tua palavra. Amém.

Bênção
Que Deus toque nossos olhos, para que possamos enxergar os sinais do seu Reino;
Toque nossos ouvidos, para que possamos ouvir a sua voz;
Toque nossa boca, para que possamos levar adiante a sua mensagem;
Toque nossas mãos, para que possamos ajudar com gratidão;
Toque nossa vida, para que o Espírito Santo nos envolva com a sua paz.
Amém.

P. Me. Eduardo Paulo Stauder
Pastor Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br