Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

Ética e Fé Cristã: Qual a relação?

19/05/2022

Qual é o significado de Ética? Esse substantivo vem da Palavra grega Ethos e significa lugar em que vivemos. São princípios e valores que regem e norteiam o comportamento humano naquele ambiente, definindo o certo e errado, o bom e o mau. Dessa forma, o que é ético num contexto não é necessariamente em outro. Em contrapartida, atualmente há uma relativização do que é ético, do que é certo ou errado dentro de uma mesma cultura, uma vez que coisas que antes eram antiéticas já não são mais.

Acolhemos como normais comportamentos que a pós-modernidade nos impõe, mesmo que tais atitudes não sejam compatíveis com a nossa fé. Há um relativismo no qual cada um faz a sua regra. A ética cristã é fundamentada em princípios e valores que se encontram na Bíblia. Diante dessa premissa, a pergunta principal é: como interpretar a Bíblia?

O Reformador Martim Lutero dizia que a Bíblia interpreta-se a si mesma - uma passagem bíblica explica a outra. A principal ferramenta de interpretação se dá na relação de lei e evangelho. A lei serve de espelho, cuja função é demonstrar ao ser humano a sua real condição de pecador, perdido e condenado, sem a mínima chance de salvar-se a si mesmo, conforme a carta aos Romanos, 3.23: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”.

Dessa forma, a lei também serve de aio, de acordo com o próprio apóstolo, nos direcionando ao evangelho, àquele que é a única saída, o único caminho diante de tal situação miserável – Jesus Cristo, segundo Efésios, capítulo 2.8-9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”.

A fé antecede a nossa conduta ética, que é fruto da salvação de Deus através de Cristo Jesus em nossas vidas. Como menciona o nosso reformador, “o cristão não faz boas obras para ser salvo. O cristão faz boas obras porque é salvo”. Por isso, vivemos uma vida diferenciada nas nossas atitudes, no nosso agir, no nosso viver, sendo libertados da condição de buscar apenas satisfazer nossas próprias vontades. Nessa perspectiva ético-cristã, vive-se contra a máxima contemporânea de que “o importante é ser feliz”, independente da questão ética, a fim de ser feliz a qualquer preço. Viver como cristãos, permeados pela ética cristã, é viver o amor de Deus no relacionamento com o nosso próximo.

Oração: Querido e amado Deus, agradecemos-te porque vieste até nós, pessoas perdidas e condenadas, oferecendo-nos a salvação em Cristo Jesus. Obrigado Senhor, porque a partir da obra de Cristo na cruz, nós podemos experimentar a libertação do egoísmo pecaminoso e olharmos para o nosso próximo, sendo éticos em nossos relacionamentos, como consequência da salvação que Tu operaste em nossas vidas. Em nome de Jesus nós te agradecemos. Amém.

P. Neomar W. Matte
Paróquia Evangélica de Nova Petrópolis

 


Autor(a): Neomar W. Matte
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 67061

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br