Sínodo Nordeste Gaúcho



Rua Barão do Rio Branco , 828
CEP 93610-750 - Estância Velha /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 9969-60903
sinodonordestegaucho@sinodonordestegaucho.org.br
ID: 11

Meditação da semana

A planta sempre se inclina...

16/12/2021

“De novo Jesus começou a falar com eles e disse: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.” (João 8.12)

A expressão: “Vamos olhar as luzes” é certamente uma das frases mais repetidas nas últimas semanas. Porque praticamente em todas as cidades, nesta época do ano, praças, ruas e casas estão iluminadas. A luz é um símbolo do Natal. A luz de fato impressiona. Deixa tudo mais lindo. Conta a história da criação, livro de Gênesis capítulo um, que quando Deus criou o céu e a terra, a primeira coisa que Deus criou foi a luz. A luz é fundamental para a vida. Praticamente tudo precisa de luz para viver. A música de José Acácio Santana, Canção da Unidade, tem um trecho que diz: “A planta sempre se inclina pro lado que vem a luz.” Sim, a própria natureza busca e precisa da luz para se desenvolver, para florir, para dar sementes e frutos.

Jesus Cristo disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue nunca andará na escuridão.” Mas Jesus também falou “vocês são a luz para o mundo.” (Mateus 5.14) Ser luz em meio à escuridão. Essa é a missão dos cristãos. Ser luz lá onde há dificuldades, problemas, crises. Quanto maior a escuridão, maior é a necessidade de luz. Mas nós só podemos ser luz por meio da fé em Jesus. Poderíamos dizer que assim como a lua tem luz por causa do sol, assim somos luz por meio de Jesus.

A vela, um dos símbolos cristãos, não tem luz própria. Precisa recebê-la. Enquanto a vela está acesa, ela se doa para que haja luz, para iluminar o caminho. Assim também é o cristão. Chama atenção que a luz da vela não é direcionada, como uma lanterna, por exemplo. Ela ilumina o que está ao seu redor. A luz da vela é frágil. Dependendo, apaga com facilidade. A nossa fé pode ser comparada com a luz da vela. Às vezes ela diminui, às vezes desaparece. Por isso, precisamos sempre de novo recorrer à Palavra de Deus, para fortalecer a nossa fé. Como diz o Salmo 119.105: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para os meus caminhos.”

A história do nascimento de Jesus nos convida a seguirmos essa luz que é Jesus e sermos uma luz em meio a escuridão. Amém.

Oração: Deus de amor, Pai misericordioso. Nós te agradecemos que podemos viver esse tempo de Advento e refletir a respeito deste tempo tão significativo: O nascimento, a vinda do nosso Salvador que já veio e que virá. Jesus Cristo anunciou a vinda do Reino de Deus. Viveu e ensinou que devemos amar a Deus, as pessoas e cuidar de toda a criação. Entendemos que por falta de amor, por não fazer a vontade de Deus, há muita angústia, dores de todo tipo. Há pessoas espalhando ódio e rancor. Por isso te pedimos: renove nossa esperança. Dá-nos força para sermos luz onde há escuridão. Ajuda-nos a testemunhar o amor ensinado por Jesus. Que nesse Natal, o presépio seja o nosso coração onde Jesus vai nascer e que esse presépio acolha a todos que buscam amparo. Em nome de Jesus. Amém!

Pastor Ervin Barg – São Sebastião do Caí
 


Autor(a): Ervin Barg
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 65586

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br