Paróquia São Mateus

Sínodo Norte Catarinense


Avenida Santos Dumont , 324 - Bom Retiro
CEP 89223-001 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3085-2108 | (47) 9963-36052
cejpsmt@gmail.com
ID: 213

Mensagem às Paróquias

29/05/2016

Delegação da São Mateus.1
Delegação da São Mateus.2
1 | 1
Ampliar

Mensagem da 19ª Assembleia Sinodal - Sínodo Norte Catarinense

Ao som do canto “Pela Graça de Deus, livres para cuidar”, fomos saudadas e saudados na 19ª Assembleia Sinodal do Sínodo Norte Catarinense. Assembleia é a Igreja em movimento, que pode sentir-se segura e depositar sua confiança em Deus, conforme nos relata o Salmista, no Salmo 91. Sob as asas de Deus, somos cuidados e cuidadas em seguir em nossa missão. Em oração, foi colocado o Sínodo Brasil Central que nesta data também se reúne em Assembleia. Que a luz de Cristo brilhe sobre todas e todos. Jesus disse: “vinde a mim todos os cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei”; nesta certeza, a CEJ - Comunidade Evangélica de Joinville carinhosamente preparou o local e se dispôs a nos receber na Sociedade Rio da Prata, durante os dias 28 e 29 de maio de 2016.

Flores e cores deram ao ambiente um toque aconchegante e o aroma de café aguçou a vontade para uma boa conversa ao redor da mesa! Graça, liberdade e cuidado são palavras chaves do tema do ano. Mas o que é graça? É o que recebemos sem merecer. Liberdade é o que recebemos como pessoas. Ser livre exige compromisso e responsabilidade. “Tudo nos é lícito, porém nem tudo nos convém”. Cuidar é uma das melhores formas de exercer a liberdade. Somos fruto do cuidado. Todos precisam de cuidado e Deus nos acompanha em todos os momentos, Ele cuida de nós diuturnamente. Mesmo antes de nascer, Ele já nos conhece e nos acompanhará até à vida eterna, por isso podemos tranquilamente afirmar: “A minha fé e o meu amor estão firmados no Senhor”.

A Assembleia se reúne para deliberar sobre assuntos que permeiam o Sínodo e toda a Igreja, e os relatórios demonstram o quanto tem sido feito, quantas pessoas têm se comprometido com a obra de Deus, quanto empenho e dedicação! É necessário sempre e, em todos os momentos, relembrar e fortalecer a essência de ser luterana e luterano: a palavra de Deus.

Ética e bom exemplo devem permear o jeito de ser na Igreja e também servir para os relacionamentos ecumênicos. Preparar-se para celebrar os 500 anos da Reforma em 2017 faz parte do caminho do Sínodo e de toda a IECLB. Celebrar 500 anos é celebrar a graça, com liberdade e cuidado, sempre com ética, fazendo o bem e não o mal. Expandir para além dos muros é o convite e desafio para as Comunidades e Paróquias. É sempre importante resgatar o que foi feito, porém é imprescindível vislumbrar o que poderá ainda ser feito para os próximos anos. Neste sentido, será ponto alto em 2017 o Dia Intersinodal da Igreja, momento em que os Sínodos Norte Catarinense, Vale do Itajaí, Paranapanema e Centro-Sul Catarinense estarão em comunhão celebrando um só corpo em Cristo, iluminadas e iluminados pela santa luz de Cristo.

Estatísticas são importantes para visualizarmos alguns pontos que precisam ser melhorados, para que o Planejamento Estratégico seja colocado em ação com zelo e compreensão. Vida comunitária precisa ser planejada estrategicamente, para que toda ação seja feita com razão e coração e o ser humano, visto e percebido com atenção e cuidado. Igreja luterana não é uma Igreja pronta. É processo em construção contínua, para planejar e promover cada vez mais Comunidades acolhedoras.

Comunhão, convivência, encontros e reencontros foram vivenciados. Calor humano não faltou. O canto nos alegrou, a palavra de Deus nos confortou. Desafios foram lançados e serão com as Comunidades e Paróquias compartilhados, certos de que, pela Graça de Deus, podemos seguir livres para cuidar, sem esquecer de na mídia anunciar o que por todos e todas é feito, para que a mensagem de Cristo seja com fé espalhada e o amor de Deus seja celebrado de forma plena e contínua. Embora diferentes, pela Graça de Deus, nos tornamos um só corpo e nessa certeza podemos seguir seguras e seguros em nossa caminhada. Pela Graça de Deus, aqui chegamos e com ela partimos para continuarmos sendo sal e luz neste mundo.

Comissão de Mensagem


Autor(a): Sínodo Norte Catarinense
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - São Mateus
ID: 38120

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br