Paróquia São Lucas

Sínodo Norte Catarinense



Rua Olaria , 315 - Floresta
CEP 89211-360 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3903-1818 | (47) 3903-1819
parsaolucas@gmail.com
ID: 211

O que esperamos desta vida e para a eternidade?

26/09/2011

Todos nós esperamos por algo que seja bom e, portanto, melhore a nossa vida, nos traga alegria e a tão almejada felicidade. O contrário disto não corresponde ao que normalmente buscamos em nossas múltiplas necessidades e carências.

São inúmeras as esperas desta vida. Para um pai e uma mãe de família, por exemplo, o salário que coloca o “pão de cada dia” em sua mesa. Uma ampla maioria sofre a inquietação de ter de fazer um verdadeiro “milagre” para poder suprir o básico de suas necessidades existenciais - alimento, moradia, saúde, higiene pessoal, roupa, estudos etc. Aguardamos com ansiedade o tempo de podermos chegar ao final de mais um ano e início de outro para podermos dar uma merecida parada das tantas correrias, compromissos do dia a dia.

Há esperas mais difíceis, daqueles que aguardam com angustia um diagnóstico de melhora de seus entes queridos nos leitos de hospitais. As horas de vigília dos familiares ao lado do doente, sem falar nas tantas dificuldades de se ter um atendimento digno de cada ser humano feito à imagem e semelhança de Deus. Infelizmente sabemos que nem todos conseguirão superar uma enfermidade, muitos partirão deixando dor e saudade aos seus.

Francamente, sem ser pessimista, mas apontando para a realidade da vida, sabemos que muitas das nossas esperas se frustram neste mundo. Algumas conquistamos e nos impulsionam a continuar em frente, mesmo em meio a tantos desafios, agruras e perdas, outras, nos fatigam tanto e nos causam revoltas, dando em nada.

Urge a pergunta: O que esperamos desta vida e para a eternidade? A vida é uma dadiva de Deus, sua bela criação, a família - embora em crise de valores, nossos irmãos em Cristo, amigos queridos, entre tantas outras coisas que Deus nos proporciona, nos permitem afirmar que temos motivo de sobra para nos alegrar e sermos gratos. Contudo, não basta, há algo a mais para o que o Criador nos fez - um propósito muito mais amplo e definitivo.

Caro leitor (a) quando nos aproximamos do final de mais um ano, lembramo-nos de um tempo que denominamos na cristandade de ADVENTO. Esta palavra vem do verbo advenire que quer dizer “chegar”. Advento é tempo de espera d’Aquele que há de vir. Pelo Advento nos preparamos para celebrar o Senhor que veio, que vem e que virá em glória.

Há uma “saudade” dentro de nós, um anseio de alma, mesmo que não consciente, de um dia em que o ser humano era completo, pleno, na presença de seu Criador, antes da queda pelo pecado. Esta realidade gera ausência de sentido - um vazio em nosso ser, que nada, absolutamente nada pode nos preencher neste mundo.

O físico e filósofo francês Blaise Pascal falou da necessidade que o homem tem de Jesus, quando disse: Existe no coração do homem um vazio do tamanho de Deus, o qual, somente Jesus Cristo pode preencher.

Jesus Cristo disse: “O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” . (João 10.10) Esta vida que Cristo nos oferece é aquela que Ele entregou por ti e por mim na cruz, a fim de que possamos ter a verdadeira e plena vida, ou seja, vida com sentido aqui e definitiva para a eternidade com Deus.

Viver com Jesus Cristo neste mundo é muito bom, pois posso dizer-lhe de experiência própria que o nosso Pai é quem cuida de nós de uma maneira maravilhosa. Contudo, a vida definitiva nos céus é o alvo de todo crente em Jesus Cristo, que o confessa como Salvador e Senhor pessoal. Nada se compara a essa espera pelo grandioso dia da volta de Jesus Cristo.

Cristo veio a este mundo, nasceu numa manjedoura e morreu numa cruz, mas ressuscitou, ascendeu aos céus e esta sentado a direita de Deus Pai Todo Poderoso. Um dia a promessa daquele que é fiel e não tarda, voltará para buscar a sua Igreja amada da qual fazem parte todos aqueles que foram lavados com o sangue do Cordeiro e selados com o Espírito Santo.

“Felizes os que lavam as suas vestes, e assim têm direito à árvore da vida e podem entrar na cidade [Jerusalém celestial] pelas portas. O Espirito e a noiva [Igreja dos Salvos] dizem: ‘Vêm’.. Aquele que ‘da testemunho destas coisas diz: ‘Sim, venho em breve!’..” (Ap 22.14,17,20)

Caro leitor (a) prepare-se para a volta do Senhor Jesus Cristo, pois os dias se abreviam! Deus te ama e quer que faça parte dos eleitos em Cristo Jesus. Você têm a certeza da vida eterna? Se hoje o Senhor te chamasse para a eternidade, você teria a certeza de ir para o céu? Esta é a pergunta mais decisiva de sua vida, portanto não seja rápido em respondê-la, faça-a com sinceridade. A base para nossa convicção em Deus é a própria Escritura Sagrada (Veja Rm 10.8-10).

Deus não deseja que ninguém se perca eternamente, ou seja, morra a morte definitiva, que é o afastamento eterno de Deus (Veja Ap. 21.11-15), mas para isso lhe oferece o seu favor imerecido – Graça, a todos aqueles que se arrependem de seus pecados e o recebem mediante a fé como único Salvador e Senhor.

Um feliz e abençoado Advento e Natal a todos!!


Autor(a): Daniel Schneider
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - São Lucas
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 9180

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br