Paróquia Apóstolo Tiago

Sínodo Norte Catarinense



Rua Roberto Ziemann , 1554 sala 02 - Amizade
CEP 89255-300 - Jaraguá do Sul /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3275-0435 | (49) 9919-70773
paroquiatiago@gmail.com
ID: 219

Jejum

Jejuar é aprender

13/02/2016

Aprendi outro dia o significado do número 40 na bíblia. E confesso que fiquei surpresa por ter tantas passagens que mostram onde está este número: 40 dias e 40 noites no deserto, 40 dias e 40 noites do diluvio, as 40 chicotadas de Paulo e ainda os 40 dias que Jesus jejuou antes de começar seu ministério.
Tem muitas passagens pela bíblia que falam do numero 40 e mostra à força que vem através delas, a superação, determinação, a fé, à vontade. O crer e acreditar, a busca de si mesmo.
Assim como o jejum de Jesus, muitos de nós, neste período de quaresma, justamente os 40 dias que antecedem a ressureição de Cristo, nos colocamos a prova.
O que muitos de nós esquecemos é que jejuar não uma é forma de agradar a Deus, até porque ele não nos pede isso. Jejuar deve ser um ato que nos leve a olhar para nós mesmo, um olhar ao mundo. Jejuar não precisa ser só de comida, o que muitos relacionam o jejum a ela, pode ser de qualquer coisa que nos leve a ver que não precisamos tanto daquilo, quanto precisamos de Deus.
Abrir mão de alguma coisa por um determinado tempo pode nos levar a enxerga o quão vazio é o nosso espírito, por vivermos dependente delas. Ao deixarmos de usar, comer ou realizar uma ação devemos nos pôr em sacrifício, e toda vez que tivermos vontade de voltar atrás vem à lembrança do que Jesus fez por nós. E seguir adiante será uma prova de que realmente estamos determinados. Ai começa a nossa busca, porque jejuar deve ser uma busca de entender melhor a verdade sobre todas as coisas, de ter mais compaixão para com o nossos irmãos, de aceitar a diferença do seu semelhante, de buscar o cuidado com os enfermos, levar o consolo.
Entres outros ensinamentos que aprendemos com o jejum, acredito que o que deve ficar é que, mesmo jejuando por algum tempo, não mudamos Deus, aquele que cremos e depositamos nossa fé, o que muda e o que deverá mudar de verdade é a nossa necessidade de buscar mais a Deus, de ter mais da sua misericórdia, e levar mais os nossos sacrifícios para se fazer o bem.
Aproveite esse tempo de quaresma e tire um tempo para jejuar... leve sua mente ao senhor todos os dias e se surpreenda como a prática te fortalecerá.

 


Claudiana.

 


Autor(a): Claudiana Friedel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Jaraguá do Sul - Apóstolo Tiago
Título da publicação: Jejum / Editora: Claudiana / Ano: 2016 / Volume: 25
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 36815

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br