Paróquia Martinho Lutero

Sínodo Norte Catarinense



Avenida Governador Celso Ramos , 2657
CEP 89248-000 - Garuva /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3445-2825
ieclbgaruva@hotmail.com
ID: 240

O Bom Perfume de Cristo!

25/10/2021

 

Como Comunidade Luterana em Garuva estamos numa caminhada de reflexões sobre o Evangelho de Marcos. Na última quinta, o sermão foi sobre o capítulo 9, onde Jesus apresenta um duplo desafio: Ser como uma “criança” e, ao mesmo tempo, colocar-se à disposição para servir. O Culto de Confirmação é um momento especial na vida familiar e também comunitária. Ele sempre tem um tema específico. Então, pulamos alguns capítulos do Evangelho, abordando o tema proposto. De fato, desde a nossa chegada ao templo, ele já está “no ar”. Percebem? Na próxima quinta voltaremos ao capítulo 9. Aproveito o momento e deixo meu desafio para que você venha e faça parte desta caminhada reflexiva. Se quiser, poderá também acompanhar os vídeos dos cultos antigos e novos pelo Facebook da nossa Paróquia. Ler e estudar a Bíblia é bom. Na sequência, fica ainda melhor.

O tema escolhido à celebração é PERFUME. Você percebe o aroma no ambiente? Quem sabe em si? Ou na pessoa que está ao seu lado? Creio que Deus dá sabor e aroma à nossa vida. Com Deus, tudo fica melhor. Creio que, a partir do Evangelho, passamos a ser como um bom perfume ali onde Deus nos colocou. Infelizmente, muitos ainda não têm cheiro determinado. A Bíblia nos desafia ao compromisso. Ou seja, deixar de ser “morno”, sem sabor, sem cheiro (Apocalipse 3.16). Por outro lado, precisamos ter um cuidado ainda maior com nossas atitudes, palavras e pensamentos. Infelizmente, há pessoas que cheiram à carniça. Acabam criando um mundo caótico à sua volta. Todavia, nesta manhã, somos desafiados a ser o “bom perfume de Cristo” (2ª Coríntios 2.14-15).

Com alguns detalhes particulares, também os evangelistas Mateus e João, citam a mesma história, a qual passo a ler e refletir com a comunidade. Em Marcos, capítulo 14, versos 3 a 9, encontramos o seguinte relato: “Jesus estava em Betânia, sentado junto à mesa do amigo Simão, que fora curado da lepra. Aproximou-se dele certa mulher com um frasco de perfume caríssimo. Ela quebrou a tampa do frasco, derramando o perfume sobre a cabeça de Jesus. Alguns dos presentes ficaram indignados e começaram a cochichar: Por que tal desperdício? Ao invés do perfume, o dinheiro poderia ser usado para ajudar os pobres. Assim, a criticavam severamente. // Deixem-na em paz! Disse Jesus. Por que vocês a perturbam? Ela praticou uma boa ação para comigo. Os pobres sempre estarão à volta. Vocês poderão ajudá-los quando desejarem. Todavia, eu nem sempre estarei com vocês. Ela fez o que pôde. Derramando o perfume, ela me preparou ao sepultamento. Asseguro-lhes que, onde quer que o Evangelho for anunciado, o que tal mulher fez será lembrado com carinho.

Um comentário rápido... Jesus é convidado para uma refeição na casa do amigo Simão. Somente aos homens era permitida a presença. De repente, surge uma mulher, que é identificada como Maria. Ela quebra o bocal do frasco e derrama sobre Jesus um perfume caríssimo. A entrada dela é uma afronta aos homens. A atitude dela é questionada. Ao invés do perfume, por que não aplicar os recursos com quem passa por necessidades? A raiva era dupla, tanto com ela, quanto com a atitude dela. Havia a expectativa de que Jesus também a criticasse. Todavia, o Mestre elogia, dizendo que Maria estava preparando seu corpo à sepultura. Naquela época a homenagem aos falecidos não era com flores, como hoje. Mas, com perfumes. De maneira profética, Jesus aproveita o momento para novamente destacar o que estava adiante dele, a morte na cruz, o sepultamento e a ressurreição.

Compartilho algumas lições... Como destaque fundamental, recordo o último culto, onde Jesus nos ensina a dizer “não” ao preconceito. Todas as pessoas têm valor e precisam ser tratadas com respeito, seja homem ou mulher, idoso ou criança, de pele clara ou escura, de mais ou de menos fé, pobre ou rico... Aliás, os pobres são usados para justificar a crítica. Pergunto-me se, de fato, aqueles homens estavam pensando nos necessitados. Todavia, usaram os mais humildes para criticar Maria. O Mestre faz uma reviravolta na colocação deles com uma lição. Gente pobre existiu, existe e existirá. São aquelas pessoas de poucos recursos financeiros, mas também pode ser de pouca educação, ou cultura, ou fé. São pessoas que nos cercam, às quais Deus nos motiva não só a enxergar, mas amar e ajudar. Quando me isento e faço de cota que não vejo, peco. O amor a Deus me leva à ação em prol do carente. Pode ser com um pedaço de pão ou com um minuto de atenção, que era o caso de Maria naquele momento.

Jesus puxa o foco do julgamento à atitude “nobre” de Maria. Cristo afirma categoricamente: Ela está me homenageando, valorizando e, principalmente, me preparando à morte. Jesus fez do ato de Maria um anúncio à sua morte eminente. Noutras palavras, ao invés de criticar, valorizem o respeito e a atitude amorosa dela para comigo. Com certeza, você e eu também somos rápidos na crítica. Por vezes, somos bem cruéis. O pensamento e a língua solta causam estragos feios. Destruímos vidas. Então, aprenda com Maria. Mas, aprender o quê? O que ela fez ficou não pode ser feito de novo, pois Jesus já morreu e ressuscitou. Então, como posso agradar hoje ao Salvador?

A resposta vem doutra questão que precisa ser respondida de antemão: Por que Maria agiu assim, invadindo o “clube do Bolinha” e investindo aquele perfume em Jesus? A resposta se resume na palavra GRATIDÃO. Ela reconhecia quem Jesus era e o que ele tinha feito por ela. A partir do encontro com o Salvador tudo ficou diferente na vida de Maria. Ela encontrou sentido, paz e alegria. Era impossível não o homenagear.

Queridos confirmados, familiares e comunidade! Estamos diante da questão fundamental: O que Jesus representa em minha vida? Ele faz ou não a diferença? Em caso afirmativo, não há como deixar de lhe prestar adoração e de lhe servir. Maria investiu uma grana alta na aquisição do perfume. Maria foi corajosa ao invadir aquele espaço para prestar homenagem. O que nós somos capazes de investir? O que é o mais precioso na nossa vida? A questão é bem maior do que apenas dinheiro. O desafio é investir meu tempo, meus talentos, minha atenção no Senhor. Não apenas por obrigação, mas de coração. Numa sociedade carente de princípios e cheia de preconceitos é necessário afirmar a nossa fé e, principalmente, mostrar com atitudes concretas. As críticas surgirão. Todavia, nossa convicção precisa ser mais forte. Assim seremos capazes de mudar o mundo, quem sabe até diminuir a pobreza, tanto material, quanto espiritual. Então, sem desanimar sejamos o “bom perfume de Cristo”. Amém!

Em 1991 Edson e Ana Feitosa escreveram a canção “Oferta de Amor”...
 


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 3 / Versículo Final: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 64948

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br