Paróquia Martinho Lutero

Sínodo Norte Catarinense



Avenida Governador Celso Ramos , 2657
CEP 89248-000 - Garuva /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3445-2825
ieclbgaruva@hotmail.com
ID: 240

Confessando...

30/09/2021

 

A palavra-chave é CONFISSÃO. É uma palavra de uso frequente nas igrejas. Ela pode muito bem ser traduzida pelo termo “reconhecimento”. Por exemplo, na CONFISSÃO DE FÉ, reconhecemos quem é o nosso Deus. Então, me acompanhem:

CREIO EM DEUS, PAI TODO-PODEROSO, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA.
E EM JESUS CRISTO, SEU FILHO UNIGÊNITO, NOSSO SENHOR,
O QUAL FOI CONCEBIDO PELO ESPÍRITO SANTO, NASCEU DA VIRGEM MARIA,
PADECEU SOB O PODER DE PÔNCIO PILATOS, FOI CRUCIFICADO, MORTO E SEPULTADO,
DESCEU AO MUNDO DOS MORTOS, RESSUSCITOU NO TERCEIRO DIA,
SUBIU AO CÉU, E ESTÁ SENTADO À DIREITA DE DEUS PAI, TODO-PODEROSO,
DE ONDE VIRÁ PARA JULGAR OS VIVOS E OS MORTOS.
CREIO NO ESPÍRITO SANTO, NA SANTA IGREJA CRISTÃ,
A COMUNHÃO DOS SANTOS, NA REMISSÃO DOS PECADOS,
NA RESSURREIÇÃO DO CORPO E NA VIDA ETERNA. AMÉM.

Não há comprovação histórica, mas é dito que, logo após a Ascensão de Cristo, os apóstolos se reuniram e criaram um texto comum que expressasse os valores espirituais usados e afirmados por aqueles que assumiam a fé cristã. A mesma Trindade que dá suporte ao sacramento do Batismo é também o esqueleto do Credo Apostólico. Cremos no Deus que é o CRIADOR. Em seu Filho Jesus, o SALVADOR e no Santo Espírito, que é o SANTIFICADOR do povo de Deus.

Sempre de novo, quando a igreja se reúne, colocando-se diante da Trindade é necessário igualmente fazer uso do segundo sentido da palavra CONFISSÃO. Ou seja, após dizer em qual Deus cremos, é preciso reconhecer quem de fato somos, pecadores. Por isso, em culto há o momento de CONFISSÃO DE PECADOS. Há uma lógica na liturgia cristã. Infelizmente, alguns desprezam ou desmerecem a liturgia. Todavia, ela sempre valoriza a presença de Deus e a nossa condição natural, longe do Senhor, oferecendo um momento de COMUNHÃO, com Deus e com o outro. Lutero deixou-nos a seguinte prece de confissão:

DEUS TODO-PODEROSO, PAI MISERICORDIOSO. EU, PESSOA POBRE, MISERÁVEL E PECADORA, CONFESSO-TE TODOS OS MEUS PECADOS E INJUSTIÇAS QUE COMETI EM PENSAMENTOS, PALAVRAS E AÇÕES. COM ELES, EM ALGUM MOMENTO, CAUSEI A TUA IRA, MERECENDO O TEU CASTIGO NESTA VIDA E NA ETERNIDADE. TODOS ESTES PECADOS PESAM NA MINHA CONSCIÊNCIA E ME ARREPENDO DELES PROFUNDAMENTE. PEÇO-TE, POR CAUSA DA TUA MISERICÓRDIA INFINITA E DA INOCENTE E AMARGA PAIXÃO E MORTE DE TEU FILHO JESUS CRISTO: TEM MISERICÓRDIA DE MIM, POBRE PESSOA PECADORA. PERDOA-ME TODOS OS MEUS PECADOS. CONCEDE-ME A FORÇA DO TEU ESPÍRITO SANTO PARA MELHORAR A MINHA VIDA. AMÉM!

Em 1876, o norte-americano Edgar Page-Stites compôs “Simply Trusting Every Day”, o qual foi traduzido ao português pelo P. Lindolfo Weingärtner como “Creia Sempre Sem Cessar”...
 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Creia Sempre.mp3


Autor(a): P. Euclécio Schieck
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 64543

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br